9 Receitas de Moti (doce japones): Dicas Imperdíveis E Direto do Japão para Você Aproveitar!

Comidas, de forma geral, têm o fantástico poder de nos aproximar de diferentes culturas, mesmo das que estão localizadas do outro lado do mundo.
9 Receitas de Moti (doce japones): Dicas Imperdíveis E Direto do Japão para Você Aproveitar!
Avalie este item
(24 votos)

A culinária japonesa tem feito cada vez mais sucesso no Brasil. Difundida por imigrantes japoneses, restaurantes e receitas facilmente compartilhadas, a sua gastronomia típica marca presença no país.

Portanto, se você é do time que adora conhecer novos sabores ou que já é fã da comida oriental, prepare-se para fazer uma receita de moti doce japonês.

Confira abaixo o passo a passo completo e, em seguida, outras maneiras e versões de preparo desta receita maravilhosa:

Receita de moti de banana: Saiba Como Fazer

Rendimento
10 porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
Massa:
  • 1 xícara (chá) de arroz para moti (motigome)
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 1/4 xícara (chá) de açúcar cristalizado
Recheio:
  • 1 xícara de chá (xícara 200 ml) de açúcar
  • 6 a 7 bananas nanicas bem maduras

Modo de preparo

Recheio:
  • Em uma panela adicione o açúcar em seguida leve ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo até derreter em caramelo.
  • Logo que ele estiver no ponto acrescente a banana amassada, mexa bastante para não grudar no fundo, cerca de 10 minutos, ou até que a banana incorpore e cozinhe.
  • Note que o ponto é similar ao de um brigadeiro, consistente, escuro e desgrudando do fundo da panela.
  • Despeje o doce em uma travessa e reserve até ficar completamente frio.
Massa
  • Em um processador ou liquidificador adicione o arroz cru e então moa tudo até obter um pozinho.
  • Logo depois repita o processo com o açúcar até que ele fique bem refinado. Em seguida misture com a farinha de arroz.
  • Em seguida passe a farinha para uma panela e então vá acrescentando a água morna aos poucos até obter uma pastinha bem cremosa. Note que o sabor é realmente um pouco mais aguado.
  • Leve ao fogo para cozinhar no vapor por cerca de 20 minutos ou até que a massa fique mais elástica.
  • Passe a massa para uma bancada ou saquinho e então comece a sovar com ela ainda quente, com muito cuidado, de preferência com alguma proteção nas mãos para evitar se queimar.
  • Quando a massa estiver completamente unida enfarinhe suas mãos com amido de milho e então separe um pedaço de massa, abra com as mãos, adicione um pouco de doce no centro e então feche boleando para que não abra.
  • Repita o processo com toda a massa. Aguarde esfriar e sirva em seguida.

2º. De chá verde

Autor: Just One Cookbook

Você gosta de chá verde? E de moti? Se a resposta for sim, você vai adorar essa receita deliciosa que combina os dois sabores em um só e que é fácil de fazer.

O bolinho é perfeito para lanches e sobremesas, pois tem um sabor suave e refrescante, além de uma textura macia e elástica. Mesmo quem não gosta muito de culinária asiática vai se apaixonar, experimente hoje mesmo!

3º. No micro-ondas

Autor: Japa na cozinha

Para quem quer uma receita que não utilize a panelinha para cozinhar o seu mochi no vapor, esta receita é uma ótima opção! Por aqui, vamos aprender a fazer um delicioso moti no micro-ondas, simples e perfeito, ideal para os desbravadores que desejam experimentar em casa sem dificuldades.

Com certeza vale a pena dá uma olhadinha, afinal leva menos de 10 minutos, pouquíssimos itens e fica uma delícia! Experimente hoje mesmo!

4º. Com yogurt

Autor: 매일맛나 delicious day

Gosta de sabores diferentes? Se sim, não deixe de conferir essa receita simples e muito saborosa de um delicioso moti com yogurt, perfeito para qualquer momento de seu dia a dia!

Para fazer vamos utilizar poucos ingredientes, e o resultado será algo delicado e completamente inesquecível. Não deixe de experimentar!

5º. Rosa

Autor: Paula Stephânia

O tradicional doce das festividades de fim de ano do Japão tem o tom branco, por conta do arroz utilizado. Porém, ele pode ter outras cores também, como, por exemplo, ser rosa.

Acha que vai ser difícil? Pelo contrário, é muito simples! Bastará pingar corante alimentício rosa na massa preparada e misturar bem. Pronto! Além do tom rosado, também é possível fazê-lo verde e de outras cores, tudo depende do corante. Esta é uma ótima e lúdica opção para o lanche das crianças.

6º. Com sorvete

Autor: Graziela Antunes

Não há limites para a inovação! Por isso, o seu doce oriental também poderá ser preparado e recheado com sorvete. E o melhor: de maneira muito prática!

Nesta receita, é utilizada a farinha de arroz glutinosa. Para preparar a massa, coloque a farinha em um recipiente e acrescente três bolas de sorvete (o sabor é de sua preferência). Misture bem e leve ao micro-ondas. Já para rechear, coloque bolas pequenas de sorvete (para caber dentro do moti) dentro de plástico no congelador. Depois, só será necessário tirar do plástico e envolvê-las com a massa pronta do arroz glutinoso, formando um bolinho. Um sucesso!

7º. Com anko

Autor: Chef Helena Jang

Tem mais dica internacional para complementar o seu doce! Uma opção muito comum de recheio é o anko, um doce de feijão japonês tradicional e delicioso.

Preparado somente com o feijão azuki e açúcar, o seu processo começará deixando o feijão de molho por horas. Em seguida, cozinhe-o na panela de pressão. Depois de cozido, retire o caldo e bata-o no processador até virar uma pasta de feijão bem cremosa. Ficou curiosa (o) com o sabor? O resultado é espetacular!

8º. Com morango

Autor: Beatriz Miura

Outra forma de se rechear é utilizando frutas. Nessa receita, por exemplo, é utilizado o morango, que traz um sabor especial ao prato.

Além da fruta, o recheio também conta com o anko. E o diferencial aqui é que é testada a possibilidade de se fazê-lo também com o feijão carioquinha, dando uma abrasileirada no doce e misturando com a nossa cultura. No momento de modelar e finalizar, basta envolver o morango todo com o anko e, em seguida, com a massa pronta. Fica sensacional!

9º. Recheado

Autor: BinnyCuca

Uma das melhores coisas deste doce japonês são as possibilidades livres de variados recheios, podendo ir do mais simples (ou até sem recheio algum) aos mais trabalhados.

Nesta receita, a massa é preparada, além dos ingredientes tradicionais, com açúcar. E, para rechear, é utilizada manteiga de amendoim. Na modelagem, os doces ficam no formato delicado de bolinhas, por isso, muitas vezes, também são conhecidos como bolinho de arroz. O resultado é saboroso e mais: vegano! Ótima dica para quem tem restrições alimentares. Atenção: se preferir, deixe a receita menos doce, fica a seu gosto.

Pronta (o) para inovar na cozinha? Com essas dicas e sugestões direto do outro lado do mundo, o sucesso é garantido!

poste no pinterest esta imagem de receita de moti

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.