O ragu é uma receita que possui suas origens na Europa, França ou Itália, que veio para o Brasil com os imigrantes e encontrou asilo em nossa culinária.
Conhecido por seu sabor e aroma marcantes a receita de ragu é de forma básica um ensopado com molho espesso feito a parti de carne, ou legumes em versões veganas, que cozinha lentamente em fogo baixo.
No artigo de hoje, trouxe a versão mais simples do ragu, um ragu de linguiça que cai perfeitamente com qualquer guarnição e que é ideal para refeições rápidas. Caso queira descobrir outras variações desse prato, continua com a gente até o fim!
Receita de ragu de linguiça toscana: Saiba como fazer
- 15 azeitonas
- 1kg de linguiça toscana
- 1 cebola
- 1 dente de alho grande
- 2 sachês de molho pronto
- Azeite de oliva
- 1 pitada de orégano
- 200ml de água
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 tomate pelado picado
Modo de preparo
- Com auxílio de uma faca, abra as linguiças e retire toda a pele de modo que fique apenas a carne esfarelada.
- Em uma panela aquecida despeje toda a linguiça e deixe que ela frite em seu próprio óleo até dourar.
- Quando ele estiver dourado, acrescente o alho e cebola, se necessário um pouco de azeite e mexa bem até que tudo esteja bem misturado e deixe fritar em fogo médio, para não grudar.
- Após 3 minutos note que a mistura já vai estar bem frita, nesse momento, acrescente o molho de tomate, misture bem e tampe a panela, deixe ferver, quando notar que as bolhinhas estão acontecendo, cozinhe por mais 10 minuto, mexendo sempre para que não pegue no fundo.
- Quando notar que o conteúdo da panela está bem encorpado, acrescente aos poucos o tomate, azeitonas cortadas sem caroço e orégano deixe cozinhar por mais 2 minutos.
- Passado o tempo, experimente o ragu para saber se está bom de sal, sinta-se livre e tempere com sal e pimenta se necessário.
- Desligue o fogo, e finalize com cheiro verde, mexa bem e sirva com os acompanhamentos que mais te apetecerem.
2º. De carne com bacon
autor: Canal Tempera
Perfeito para acompanhar aquela taça de vinho tinto, essa receita vai bem em absolutamente qualquer refeição. A receita é apaixonante seja por sua facilidade ou pelo sabor defumado e suave que o bacon deixa ao fundo, e com certeza vale a pena experimentar.
Essa receita pode ser preparada tanto na panela elétrica quanto na tradicional, por isso não der desculpas e prove logo que der.
3º. De costela na cerveja preta
autor: Chef Pedro Marino
Para quem gosta de sofisticação e sabores fortes e diferenciados, esse ragu de costelinha na cerveja preta talvez seja a melhor opção! A receita em si é bem prática, não apresenta grandes segredos e pode ficar preparada em relativamente pouco tempo.
Ela é ideal para acompanhar pratos pesados como calda de aipim e polenta, por isso abuse dos contrastes que esse prato pode levar at6é sua cozinha.
4º. De ossobuco
autor: Pasta and Roll
O ossobuco ou chambaril é uma carne super gorda e deliciosa que derrete divinamente na boca. Essa receita é uma ótima opção de acompanhamento tanto para a polenta quanto para o arroz, com certeza independentemente de como você decidir servir ficara divino.
O preparo é bem simples e consiste basicamente em cozinhar a carne na panela de pressão, com temperos de sua preferência e acrescentar o molho de tomate ao fim, quando ela estiver desmanchando. É uma delícia, vale a pena experimentar.
5º. De cogumelos
autor: Michele Crispim
Esse ragu de cogumelos é ideal para quem é vegetariano e vegano e sempre quer uma boa refeição!
Seus sabores são super reconfortantes e deliciosos e seu fundo de vinho branco é um diferencial, com certeza todos que provarem vão adorar! Eu mesmo gostei bastante, e nem sou o maior fã de cogumelos.
6º. De carne moída
autor: Chef Seleguini
Esse é definitivamente o melhor acompanhamento para massas que consigo imaginar! É super saboroso, fácil e caseiro, eu particularmente faço sempre que posso.
Essa é uma opção sensacional para quem precisa correr, por isso todos os passos são simples e os ingredientes podem ser encontrados com facilidade em qualquer mercado, vale a pena experimentar.
7º. De cordeiro
autor: Márcia Travessoni
Se você tem algum tempo de sobra e está a fim de um prato mais sofisticado, o ragu de carne de cordeiro é uma ótima opção!
Ideal para paladares mais finos, essa delícia vai bem com uma taça de vinho e uma polenta em um dia frio, mais também pode ser servida com massa sem maiores problemas. Definitivamente sua imaginação é seu limite aqui, então deixe ela voar solta.
8º. De polvo
autor: Silvana Tinelli
Sabia que também é possível fazer um ragu delicioso utilizando frutos do mar? Nesse prato especialmente, vamos utilizar o polvo, mas vocês são livres para acrescentar absolutamente qualquer outro crustáceo!
A receita em si é bem fácil, e seguindo os passos não tem como errar, ela é super leve e combina com tudo, é extremamente gostoso, vale a pena provar!
9º. De lentilha
autor: vegetarinick
Nessa receita aprenda a preparar passo a passo um delicioso ragu de lentilhas com polenta de cair o queixo! O parto é totalmente vegetariano e é uma ótima opção para refeições com a família.
Experimente! Sua família vai ficar surpresa com as suas habilidades na cozinha!
10º. De pato
autor: Sacciali Buonissimo Sapore
Quer uma receita italiana tradicional, para se sentir no poderoso chefão enquanto degusta? Então experimente essa massa deliciosa com um ragu de pato de lamber os beiços!
O pato é uma ave deliciosa de sabor delicado e carne mais escura que o frango, e pode ser um pouco mais difícil de fazer, então fique atento ao passo a passo!
11º. De porco
autor: Canal Mestre Guga
Receitas com porco geralmente cativam a maior parte das pessoas, e com certeza o ragu é uma delas. Aprenda a preparar um ragu delicioso que vai cair bem com qualquer acompanhamento e em qualquer refeição do dia.
É super delicioso e vale a pena experimentar!
Gostou de nossas receitas? Espero que sim! Continue navegando em nosso site e descubra mais!