Imagina aquela carne saborosa, dourada e suculenta em sua mesa? É o que trazemos aqui hoje a você. Não há mais desculpas para não cozinhar algo, no mínimo, incrível, até porque, fazer pernil nunca foi tão fácil.
Aprenda como fazer a Receita de Pernil de Natal para almoços e jantares especiais. E depois dessa receita, você pode ver outras versões e modos de preparos variados.
Receita de Pernil de Natal Especial: saiba como fazer
- 1 pernil suíno de 6kg
- 200 ml de suco de limão
- 100 ml de suco de laranja
- 200 ml de água 2
- 00 ml de vinagre de vinho
- 100 ml de azeite
- 4 colheres de sopa de sal o sal é a gosto
- 1 porção de manjericão fresco
- 1 pimentão
- 8 dentes de alho grande
- 1 cebola grande
- 2 folhas de louro
- cheiro verde a gosto pimenta a gosto
- 3 colheres de café de urucu (coloraus)
- 2 colheres de café de pimenta do reino
- 2 colheres de café de pimenta calabresa seca
- 1 colher de café de noz moscada
- 500g de barrigada ou toucinho com bacon picadinho em pedaços quadrados
Modo de preparo
- Este pernil deve ser deixado marinando por 24horas;
- Em um liquidificador, bata por 3 minutos o suco do limão, laranja, água, vinagre, nesse caso, é usado o de vinho, mas pode ser um de sua preferência, manjericão, pimentão, alho, cheiro verde, pimentão, cebola, sal e folha de louro;
- Acrescente o colorau, pimenta, noz moscada no liquidificador e aperte o botão pulsar, até misturar tudo;
- Com uma faca faça furos no pernil e quatro cortes na extensão da carne e a coloque em um recipiente que tenha tampa;
- Despeje o líquido batido, massageie a carne para que absorva bem os temperos, tampe e reserve na geladeira. De duas em duas horas chacoalhe a vasilha para que o tempero se espalhe;
- Depois de 24h, ligue o forno e deixe aquecendo por 5minutos a 200ºC;
- Coloque o pernil em uma assadeira e pique os toucinhos com bacon; dentro dos furos da carne coloque os pedaços de toucinho;
- Leve ao forno por 5horas enrolado no papel alumínio; quando der 3h, retire o papel e deixe assando por mais 2horas.
- Sirva!
Pernil de Natal com abacaxi
autor: Márcia e Yuri
Se você é dos que amam um sabor agridoce, então, já vai se preparando para organizar os ingredientes, pois, essa receita de pernil de Natal promete muito sabor!
A acidez e o azedinho do abacaxi cai muito bem com a carne e quebra um pouco da gordura, o que é maravilhoso. Mas, assim como nessa receita, assado junto da carne, a fruta fica muito bem integrada ao gosto do pernil e a acidez é quase imperceptível.
Prepare esse prato para datas comemorativas, seja na ceia de Natal, ano novo, páscoa, Dia das Mães ou apenas um simples domingo, esse pernil assado cairá super bem.
2º. glaceado com vinho, suco de laranja e melaço
autor: Receitas
Sabe aquele pernil de ceia de Natal de filmes, super dourado? É esse! De todas as receitas, essa é a que mais vai agradar a todos que experimentarem. Mas antes de fazê-la, faça furos na carne com uma faca, isso é muito importante para absorver os temperos.
Capriche no sal, tomilho, alecrim, açúcar, pimenta calabresa, páprica defumada, suco de laranja sementes de cardamomo, folhas de louro, hortelã, azeite e, por fim, deixe marinando por 6horas. Você vai ver que essa carne é realmente especial e o aroma ainda mais.
Para assar, coloque cubinhos de manteiga por cima do pernil para dar suculência. E se está achando que esse é o segredo, acredite, mas não é. O toque especial é a glace. Mas como fazer isso? Simples! Com vinagre de vinho tinto, suco de laranja, melaço de cana e folha de louro. Leve tudo ao fogo médio, mexa bem e pincele sobre o pernil de porco, enquanto assa.
3º. Com vinho branco seco e farofa
autor: Tata pereira
Vinho está sempre presente nas receitas boas, e nessa receita de pernil de Natal não poderia ficar de fora.
Em um liquidificador, por 2 minutos, bata o vinho, cebola, alho, limão, alecrim, louro, pimenta do reino e sal. Essa misturinha de sabores vai sobre o pernil, que deve estar furado. Pois, pelo fato de a carne ser muito espessa, é importante fazer os furos, porque, dessa forma, ela absorverá bem os temperos.
Deixe marinando por 12horas ou de um dia para o outro. Jogue manteiga derretida sobre a peça.
Não pense que acaba por aqui. Falta a farofa! Então, em uma panela coloque bacon picadinho e margarina, cenoura, cebola, refogue e acrescente a farinha de milho, azeitona, uvas passas, sal e pimenta. Misture bem e coloque a farofa ao redor do pernil e sirva à vontade!
4º. Com vinho e ervas aromáticas
autor: RM consultoria gastronômica
O pernil deve ser desossado, furado e só então temperado com alho triturado, suco de limão, sal, cebola, alecrim fresco, folhas de louro, cravo, pimenta do reino em grãos e, por último o vinho tinto seco. Tem que ser vinho tinto seco!!!
Transfira o pernil com os temperos para uma forma de alumínio ou a que você vai utilizar para assar, cubra com papel alumínio, sempre com o lado brilhoso virado para baixo, e deixe marinando.
Depois de marinar, leve ao forno a preaquecido a 200ºC e na hora de assar baixe para 180ºC. Após 30minutos, retire o papel alumínio e com uma colher de sopa, jogue o molho da forma sobre da carne, isso vai impedir que ela fique seca. Caso o líquido seque, adicione um pouco de água e vai regando a carne. Em 1h20min deixe o pernil assar a 20ºC. Ele vai ficar dourado e super delicioso
Seguindo o passo a passo, não há erros!
A receita de "pernil de Natal”, apesar do nome, ela não é somente para essa data específica, claro. Então, aproveite essas receitas e selecione, ao menos, uma para fazer em um domingo com a família e variar seu cardápio.