Receita de Sucos Naturais & Sabores Diferenciados E Refrescantes

Dicas, sabores e possibilidades para você deixar seu dia mais saudável e saboroso.
Receita de Sucos Naturais & Sabores Diferenciados E Refrescantes
Avalie este item
(28 votos)

As frutas são grandes aliadas em nossa dieta alimentar e podem ser consumidas de diferentes maneiras além de sua forma natural. E os sucos são uma dessas formas!

A seguir, conheça o preparo das melhores receitas de sucos naturais para você preparar e, além de se manter hidratado poderá desfrutar de uma bebida refrescante. Os sucos também são opção nutritivas para se reidratar depois de atividades físicas pesadas, dessa forma se evita problemas de saúde.

Prove cada uma delas para se refrescar, começando pelo clássico suco de laranja que todo mundo gosta de tomar em qualquer momento do dia.

De Laranja: A mais tradicional entre as Receitas de Sucos Naturais

Rendimento
2 litros
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 8 laranjas;
  • 2 xícaras ou 240ml de água;
  • Gelo a gosto;
  • 5 colheres de sopa açúcar demerara.

Modo de preparo

  • Para começar lave as suas laranjas, tire a casca e as corte;
  • Coloque a água no liquidificador, os outros ingredientes e bata;
  • Caso não caiba tudo coloque metade e depois a outra metade;
  • Em seguida passe o seu suco para outro recipiente, sugerimos uma garrafa de 2 litros;
  • Coloque o gelo e o açúcar no liquidificador e adicione novamente o suco;
  • Depois passe novamente para o recipiente em que ele irá ficar e está pronto;
  • Caso queira você também pode, passe o suco em uma peneira e sirva, essa é para quem não gosta dos gominhos.

Assim o seu suco estará pronto para ser consumido, seja no café da manhã, lanche da tarde, almoço ou até jantar. Isso tudo usufruindo dos benefícios que a laranja pode dar.

Quanto engorda esse suco? (e como deixar mais light)

Um copo de 200ml desse suco tradicional tem cerca de 120 calorias - mas dá pra reduzir isso! Troque o açúcar demerara por 1 colher de sopa de mel (ou nada, se sua laranja já estiver bem doce). A Daiane aqui em casa sempre briga comigo porque eu coloco açúcar demais, então aprendi a dosar melhor. Dica: esprema uma laranja separadamente e prove antes de adoçar!

Truque secreto do suco cremoso

Quer um suco que parece ter sido feito por um juice bar caríssimo? Bata 1/4 de uma banana congelada junto com as laranjas. Zero gosto de banana, mas fica com uma textura incrível - parece néctar dos deuses. Juro que não é lorota, testei na última reunião de família e todo mundo pediu a receita!

Sem liquidificador? Sem problemas!

Esqueceu de lavar o liquidificador ou tá na casa da vó que só tem aquela peneira antiga? Esprema as laranjas na mão mesmo (ou com um espremedor) e misture com água gelada. Fica menos aerado, mas o gosto é até mais concentrado. Ah, e o açúcar dissolve melhor se você fizer uma caldinha com água quente antes.

Os 3 pecados capitais do suco de laranja

1. Usar laranja velha (fica com gosto de "fundo de geladeira")
2. Bater demais (libera o amargo da casca branca)
3. Colocar gelo no liquidificador (dilui tudo e fica aguado)
Já cometi todos esses erros, especialmente o do gelo - resultado: suco que parecia água saborizada barata.

Versão "bartender" do suco

Bora dar um upgrade? Junte: 1 pedacinho de gengibre, 2 folhas de hortelã e 1 colher de chá de canela em pó quando for bater. Parece mistura maluca, mas fica um drink sem álcool digno de restaurante chique. Se quiser arriscar mais, um dash de pimenta rosa dá um toque inesperado (experimente antes de duvidar!).

O que comer com esse suco?

Combinações que funcionam:
- Pão de queijo quentinho (clássico mineiro)
- Tapioca com coco (contraste de texturas incrível)
- Biscoito de polvilho (aqueles que estalam na boca)
Na minha opinião, a melhor parceria é com um pãozinho francês recém-saído do forno - mas cuidado pra não encher muito a barriga!

Guarda quanto tempo?

Na geladeira: 24h no máximo (depois perde o frescor)
Dica bônus: Congele em forminhas de gelo pra usar depois em smoothies! A Daiane inventou de congar em saquinhos herméticos e foi a melhor invenção desde o pão fatiado - dura até 3 meses.

Suco fit, vegano e sem culpa

Para low carb: troque as laranjas por maracujá (mas adicione adoçante)
Para diabéticos: use laranja lima (mais doce) e zero açúcar
Para dieta proteica: bata com 1 scoop de whey sabor baunilha
Já testei todas as versões e a com whey é a mais surpreendente - parece milkshake!

O que fazer com as sobras?

As cascas da laranja? Seca no forno baixo e vira:
- Chá (ferve com canela)
- Aromatizante de armário (coloca num saquinho)
- Limpador ecológico (deixa de molho no vinagre)
Eu guardo num pote com sal grosso pra usar como esfoliante depois do banho - a Daiane acha nojento, mas deixa a pele lisinha!

2 segredos que ninguém conta

1. Laranja gelada rende menos suco (tira da geladeira 15min antes)
2. Se espremer no rolo de macarrão fica mais rápido que no espremedor
Descobri o do rolo de macarrão numa emergência doméstica - funciona melhor do que deveria!

De onde veio essa combinação?

O suco de laranja com água é herança dos portugueses, que adaptaram o hábito árabe de misturar frutas cítricas com água e açúcar. Curiosidade: no século 19, no Brasil, se usava rapadura no lugar do açúcar - já testei e fica com um gosto incrível de "fazenda antiga".

Perguntas que sempre me fazem

Pode congelar? Pode, mas descongele na geladeira, não no microondas
Por que meu suco fica amargo? Você deve estar batendo com a parte branca da casca
Laranja pera ou bahia? Peru para suco do dia a dia, bahia para ocasiões especiais
Já recebi até pergunta se dá pra fazer com laranja kinkan - dá, mas vai passar a tarde espremindo!

Confissões de quem já errou feio

Uma vez usei laranja verde porque tava com pressa... resultado: suco tão azedo que até o cachorro recusou. Outra vez coloquei água com gás sem avisar a Daiane - ela tomou um susto e soltou um palavrão criativo. Moral da história: inovar é bom, mas avisa antes pros outros!

Experiência sensorial completa

Sirva em copo alto e fino (realça o frescor), coloque um canudinho de metal (o barulho do gelo é parte da experiência) e decore com uma rodela de laranja na borda. Parece frescura, mas faz diferença - é como ouvir música num fone bom versus no celular estourado.

Sabia que...

No início do século 20, o suco de laranja era remédio para escorbuto? E que a NASA desenvolveu um tipo especial de laranja para astronautas? Pois é, nosso humilde suco já foi até para o espaço! E pensar que a gente reclama quando falta na feira...

E aí, vai experimentar qual versão?

Conta nos comentários qual dica você testou (ou se tem um truque secreto melhor que o meu)! Prometo ler tudo - menos se for receita com laranja e ketchup, aí eu pulo fora!

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Uva

autor: Mônica Silva

Típica de climas mais frios, a uva é conhecida por dar origem ao vinho. No Brasil, os imigrantes italianos foram os responsáveis pelo cultivo e propagação da fruta na região sul do país e em São Paulo.

As frutas mais escuras, possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e sendo anticancerígena. A uva é rica em carboidratos, vitamina C e B e sais minerais.

Uma alternativa ao suco de uva integral é preparar sua versão natural em casa. Para fazer sucos naturais com ela são utilizados poucos ingredientes: suco de uva fervida com água.

Assiste o vídeo para ver o passo a passo

3º. Maracujá

autor: Me Chamem de Nanda Mel

Comum nas zonas tropicais e subtropicais do continente americano, o maracujá também é cultivado por causa de sua flor ornamental.

Conhecida pelo seu efeito calmante, o maracujá é muito utilizado é bastante ingerido como suco, seja puro ou misturado a outro fruto.

Veja como preparar essa receita de suco de maracujá: você vai precisar de: 2 maracujás grandes (uma opção é a polpa de maracujá), 10 colheres de sopa de açúcar e 1 litro de água.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Para quem gosta bem gelado, coloque algumas pedras de gelo junto para bater. Coe para ficar sem sementes.

Com um modo de preparo simples, seu suco natural está pronto para ser bebido!

4º. Suco de morango

De origem europeia, o morango é um fruto rasteiro, pouco calórico e rico em vitaminas A, B5, B6, C, E.

Além do suco, o morango é muito utilizado em bolos, tortas, geleias, sorvetes e sobremesas de forma geral, além de drinks e saborizante para outras bebidas.

5º. Manga

Nativa do sul e sudeste asiático, sendo a fruta nacional da Índia, a manga teve sucesso em seu plantio no Brasil, Angola, Moçambique, Portugal e Espanha.

Dentre todas as frutas, a manga é uma das mais versáteis para consumirmos: podemos comê-la enquanto ainda está verde e, quando madura, utilizamos de forma natural e na forma de suco, doce e saladas.

Para esse suco, você precisa de algumas mangas cortadas e pelo menos um copo de água. Retira a casca das frutas e coloque a manga cortada para bater com a água.

6º. Abacaxi

De sabor ácido e adocicado, o abacaxi não é uma fruta cítrica, ao contrário do que o senso comum acredita.

Seu consumo abrange o fruto e sua casca, que é usada muitas vezes para fazer o suco. O fruto tropical é muito utilizado após as refeições e em saladas.

O suco verde é o suco detox para aqueles que buscam uma receita fit deliciosa: limão, abacaxi, maçã e gengibre - eles são excelentes frutas para auxiliar saúde de nosso corpo.

Pode ser feito com os seguintes ingredientes: 1 copo de água, 1 colher (sopa) farinha de linhaça, 1 limão ou fatias de abacaxi, 1 maçã, 1 folha grande de couve, 1/2 pepino, 1 colher (sopa) de mel, 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã e gengibre: bata tudo no liquidificador até ficar muito bem triturado.

Uma dica é fazer uma mistura de suco de abacaxi, hortelã e gengibre, fica delicioso.

7º. Goiaba

Indicada para diminuir a pressão arterial e controle do colesterol (aumenta o bom e diminui o ruim), a goiaba é originária da América Tropical, sendo mais comum no Brasil e nas Antilhas.

Além do saboroso suco, seu consumo é feito através de doces, compotas, sorvetes, molhos, óleos e de forma in natura.

Se procura por um suco para surpreender todo mundo, essa receita é para você! Com 2 goiabas maduras e outros ingredientes, esta bebida certamente será um sucesso.

8º. Limão

Famoso por ser um dos ingredientes principais da conhecida e amada mundialmente, caipirinha brasileira, o limão é encontrado em diversis tipos de sucos naturais.

O limão é rico em vitamina C e minerais e seu consumo regular ajuda no aumento da imunidade. Os tipos mais comuns no Brasil são: galego, siciliano, cravo e tahiti.

Para fazer esse suco basta bater no liquidificador cubos de gelo, açúcar e água e, depois, o suco de 1 limão para finalizar. Está pronto para você ser bebido!

E que tal um suco de limão siciliano com hortelã? Experimente uma mistura de limão e hortelã: bata todos os ingredientes no liquidificador junto com um copo de água; coe e adoce ao seu gosto!

Você pode também preparar uma pink lemonade: perfeita para os dias de calor, é uma delícia feita com limão siciliano, um pouco de açúcar, copo de água, groselha - sirva com gelo para não perder o frescor desse incrível suco de fruta!

Aproveite para experimentar suco de limão, hortelã e um pouco de açúcar, não vai se arrepender. E ainda pode ser consumido para um resultado melhor no seu corpo e saúde.

9º. Maçã

Famosa nos contos de fadas, a maçã foi a fruta envenenada oferecida para a princesa Branca de Neve pela Rainha Má.

Podemos consumir a maçã de diferentes formas e cada qual tem seus benefícios. Seja como chá, cozida, assada, sem ou com casca, crua e até desidratada, a fruta oferece benefícios para quem a consome.

O suco de maçã também é uma alternativa maravilhosa para preparar com esta fruta.

10º. Caju

O caju que chamamos de fruto é, na verdade, um pseudofruto. O fruto propriamente dizendo é a parte da castanha. Ambas as partes podem ser consumidas e tem seus benefícios, porém a parte utilizada para fazer doces e sucos é o pseudofruto.

O alimento é originário do Brasil, o caju foi levado para o continente asiático e africano pelos portugueses, no período colonial.

11º. Melancia

De origem africana, a melancia é um fruto rastejante e que é cultivada há mais de 5000 anos na África Central.

Refrescante, ela possui muita água e é ideal para sucos e seu consumo natural. É rica em potássio e magnésio.

O suco de melancia é um daqueles sucos que é uma delícia e supersimples de ser feito. Coloque algumas fatias de melancia sem casca e bata no liquidificador.

E que tal complementar com fatias de gengibre ou ralado? Para o suco de melancia com gengibre, bata no liquidificador até triturar bem. Não precisa coar.

12º. Jabuticaba

A jabuticabeira é uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica e existe uma cidade no interior do estado de São Paulo com o nome em homenagem a ela: Jaboticabal.

Rica em fibras, vitaminas C e do complexo B e com poucos carboidratos, ela é indicada no combate à prisão de ventre, controle de diabetes, melhora a saúde da pele e previne a anemia.

13º. Acerola

O nome acerola tem origem árabe e o arbusto que produz a fruta tem sua origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.

A acerola fornece vitaminas A e C, é rica em antioxidantes, ajuda na perda de peso, melhora a saúde ocular, previne câncer de pulmão e aumenta a imunidade.

14º. Abacaxi com hortelã

A combinação abacaxi e hortelã é comum e usual. Com o doce do abacaxi e o frescor da hortelã o suco é uma ótima opção refrescante de sucos naturais.

A hortelã tem benefícios medicinais e aromáticos, o que configura um aroma extra, podendo ser usado para má digestão ou efeito calmante.

Bata no liquidificar 1 xícara (chá) de rodelas de abacaxi, folhas de hortelã a gosto e, pelo menos, 1 copo de água- caso queira, acrescente 1 colher de sopa de açúcar para adoçar. Uma vez que estiver bem batido, está pronto para ser servido! Esse delicioso suco é uma excelente opção para o verão, mas você pode fazer agora mesmo!

15º. Graviola

Originária das Antilhas, a graviola pode ser usada de diversas formas e além do fruto: sua folha é utilizada em chás, as sementes têm ação antiparasita e as raízes são usadas para o tratamento de diabetes.

Não sendo um alimento comum no país, a graviola se desenvolveu na Amazônia. É fonte de cálcio, magnésio, potássio e vitaminas B1, B2 e B6.

16º. Pitanga

Com formato de bolinhas e nas cores vermelha, laranja, amarela ou preta, a pitanga não é um fruto produzido comercialmente, pois após madura ela se danifica facilmente.

A pitanga ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e infecção de garganta, no combate de doenças inflamatórias, tratamento de bronquite, controle de rugas e acnes.

17º. Ameixa

Pertencente a mesma família da cereja e do pêssego, a ameixa é um fruto redondo e doce, de diversas variedades e origens.

Indicada para melhorar a digestão, a ameixa é rica em vitaminas do complexo B, A, C e K, e em minerais.

Essas foram algumas dicas e receitas para você preparar sucos deliciosos e ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, pois são perfeitos para a saúde!

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
1000 caracteres


Código de segurança
Atualizar