Um clássico da culinária baiana e utilizado no acarajé, o feijão fradinho possui outros nomes, tais como: feijão-de-corda, feijão-verde, feijão-miúdo, feijão-caupi, feijão-frade entre outros. Originário da África, chegou ao Brasil pelas mãos dos colonizadores europeus.
Conhecido também por agir na diminuição da gordura do fígado, ele é muito saboroso e é preparado de diversas formas. Trouxemos esta versão da receita de salada de feijão fradinho simples. Com certeza você terá essa opção deliciosa para preparar na sua cozinha!
Nossa favorita: Com calabresa. A calabresa refogada com cebola adiciona um delicioso sabor à a esse prato.
Receita de salada de feijão fradinho Com calabresa: como fazer
- 1/2 kg de feijão fradinho cozido com sal a gosto
- 01 linguiça calabresa picada em cubinhos
- 1/2 pimentão
- 04 dentes de alho picados
- 01 cebola
- 01 tomate
- Cheiro verde a gosto
Modo de preparo
- Cozinhe o feijão por cerca de 15 minuto, temperando com sal;
- Em uma frigideira, coloque a linguiça para fritar (não precisa de óleo, pois a linguiça irá liberar gordura);
- Quando fritar, adicione o alho, o tomate, a cebola e o pimentão;
- Dê uma refogada por um 1 minuto, desligue o fogo e junte ao feijão cozido;
- Coloque o cheiro verde e misture tudo com cuidado para não esmagar o feijão;
- Coloque em uma travessa bem bonita;
- É só servir!
Dicas Importantes: O feijão deve ficar mais durinho.
2º. Com bacalhau
autor: Live na Cozinha
Dentre as receitas mais comuns, temos a mistura do feijão fradinho com o bacalhau. Dessalgue o peixe em bastante água.
Prepare o fradinho na panela de pressão, na água do dessalgue do bacalhau, até que fique al dente. Em uma panela ou frigideira, refogue cebola, pimentão e o bacalhau dessalgado em azeite de oliva, por alguns minutos.
Depois, junte o feijão já cozido, adicione tomate e salsinha, tempere com azeite, sal e pimenta do reino moída na hora e é só servir!
3º. Com atum
autor: Cozinha sem Misterio
Veja como fazer salada de feijão fradinho com atum. O modo de preparar se assemelha muito ao da anterior. O diferencial está no uso do atum em conserva no lugar do bacalhau.
Na cozinha, sempre há a possibilidade de adaptações que permitam que usemos uma base e adaptemos com o que há disponível em casa.
Caso você não tenha feijão fradinho, pode usar o feijão branco por exemplo. Por isso não tenha medo testar substituições.
4º. Com frango
autor: Drica na Cozinha
A versão com frango desfiado traz também ervilha e azeitona picada. Juntamente com o tomate, cebola e o pimentão amarelo, ela serve inclusive como uma refeição, de tão completa que é.
Dica para desfiar o frango: após cozinhá-lo na panela de pressão por cerca de 30 minutos, com sal, pimenta e 1 colher (sopa) de vinagre, deixe a pressão sair completamente.
Abra a tampa, retire o excesso de água, feche-a novamente e chacoalhe vigorosamente, com o frango ainda bem quente. Ao abrir, ele estará todo desfiado dentro da panela.
5º. Com sardinha
autor: Homem Na cozinha assunto de hoje
A sardinha é outro peixe que também pode fazer par com o feijão fradinho. Aquela saladinha ótima para o dia a dia.
Há como fazer esta receita simples com outras variações de legumes, como cebola roxa, grão de bico, pimentão vermelho, amarelo ou verde.
6º. Com bacon
autor: Receitas da Cherifa
Assim como a calabresa, o bacon é uma ótima opção de acompanhamento para uma salada de feijão caprichada.
Frite-o em sua própria gordura, e depois junte algumas colheres de sopa de cebola e alho, para refogar junto.
Em uma tigela grande misture os ingredientes e tempere com o que desejar: suco de limão, vinagre branco, sal, pimenta do reino, salsinha picada ou cebolinha. Use sua criatividade!
7º. Com camarão
autor: Minha Cozinha Amarela
Peixes e frutos do mar em geral também podem ser usados para acompanhar essa salada de feijão fradinho. O importante é que o feijão esteja bem-preparado.
Relembrando como cozinhar o feijão: coloque uma xícara de feijão fradinho ou duas em uma panela com xícaras de água suficientes para cobri-lo.
Cozinhe o feijão com uma pitada de sal e um dente de alho grande amassado e inteiro. Cozinhe por 30 minutos, escorra a água e use-o. O tempo de cozimento pode variar dependendo da quantidade de feijão.
8º. Com carne seca
autor: Laurindus TV
A carne seca traz outra variação importante para essa receita. Se ela for muito salgada, dessalgue-a em uma xícara (chá) ou duas de água.
Além dela, outros vegetais são acrescentados, como o repolho por exemplo, agregando sabor ao preparo.
Por conta disso, essa salada fica muito colorida e bonita, além de crocante!
9º. Com linguiça
autor: Sid Gourmet
À linguiça picadinha e bem refogada acrescenta mais uma camada de sabor à salada de feijão.
Você pode incrementar a salada com folhas verdes e uma xícara (chá) de queijo.
Para fazer as substituições ou mudanças, procure combinar os ingredientes entre si, alternando entre sabores suaves em sua maioria e poucos sabores mais fortes.
10º. Light
autor: Aicianne Verando - Receitas
Peito de frango, algumas colheres (sopa) de azeitonas, milho verde e seleta de legumes formam esta versão light de salada de fradinho.
Para quem está buscando molhos mais leves, o molho de iogurte pode ser uma opção.
11º. Panelinha – com quiabo
autor: Panelinha
O canal Panelinha sempre tem uma versão deliciosa da maioria das receitas. Esta leva quiabo, formando uma combinação incrível.
Aqui, aquela dica amiga para evitar o estufamento frequentemente causado pelos feijões: coloque o feijão de molho por pelo menos 12 horas em água fria e vinagre.
12º. Com bacalhau desfiado
autor: Arriscando na cozinha
Mais uma versão com bacalhau, dessa vez já desfiado e não em lascas. Antes do preparo, separe o bacalhau e leve para dessalgar.
Dessa forma você evita o excesso de sal na receita.
Deixe um pouco para decorar o prato. Depois de pronto, deixe na geladeira.
13º. Com frango desfiado
autor: Drica na Cozinha
Um bom frango desfiado deixa qualquer salada mais leve. Seja o peito, coxa ou sobrecoxa. O importante é que seja bem temperado.
Outra dica para desfiar o frango: ainda quente, use a batedeira nele. Desfia em questão de segundos!
14º. Com legumes
autor: Culinária Sem limites
A variedade de legumes que podem ser usados numa receita de salada de fradinho é enorme. Você pode usar aqueles de que mais gosta.
Procure preparar saladas que levem pelo menos uma xícara (chá) de feijão, para não precisar fazer tão pouco e gastar gás desnecessariamente.
15º. Para o Natal
autor: Denise Doce Mel
Essa salada também vai muito bem no Natal! Para melhor aproveitamento da panela, o feijão foi cozido juntamente com os ovos, o bacalhau e louro.
Misture o feijão com os demais ingredientes, tempere com sal e pimenta a gosto, azeite, cominho e o que mais seu paladar pedir!
16º. A vinagrete para churrasco
autor: Aromas de uma Cozinha
Você precisa experimentar esta versão da receita de salada de feijão fradinho a vinagrete! Fica perfeita para um churrasco.
Capriche no vinagre ou limão, sal e pimenta do reino a gosto.
Depois que você fizer pela primeira vez, vai querer ela em todos os seus churrascos.
17º. Baiana
autor: Chef Joceval Santos
A versão baiana de salada de feijão fradinho traz como diferencial o uso do azeite de dendê, a castanha de caju e amendoim torrados, e camarão.
De encher os olhos!
18º. Bem colorida
autor: Cozinha Caseira da Pri
Quanto mais cores, melhor! Aqui o colorido torna esta salada mais alegre e nutritiva do que nunca! Com pimentões de cores variadas, bacon, pimentas e tomates, essa versão é só alegria.
Não deixe de dar seu toque especial!
Com tantas opções, a lição que fica dessa salada é: varie, crie a própria versão. A alimentação precisa ser um momento de prazer, desde o preparo até a hora de comer.
Capriche ao preparar e bom apetite!