O virado de feijão surgiu no Brasil Colônia, no cenário das expedições, para alimentar os bandeirantes. O combinado tem como base feijão cozido, carne seca, toucinho e farinha. Recebeu esse nome por ser uma mistura de ingredientes, um “revirados” de ingredientes.
Se tornou presença marcante nos diversos barzinhos e restaurantes brasileiros. Pensando nisso, trouxemos aqui a nossa receita de virado de feijão favorita. Depois dela, selecionamos diversos combinados diferentes da receita.
Receita de Virado de Feijão: Saiba Como Fazer
- 8 xícaras de água
- 2 xícaras de feijão carioquinha cru
- 2 folhas de louro
- 2 colheres (sopa) azeite
- 2 colheres (sopa) tempero caseiro
- 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca
- Sal à gosto
Modo de preparo
- Na panela de pressão, coloque o feijão, o louro e a água.
- Ligue o fogo e, com a panela aberta, espere começar a ferver.
- Deixe ferver por dois minutos com a panela aberta.
- Tampe a panela e deixe ferver por mais 18 minutos, em fogo médio.
- Desligue e reserve.
- Em uma panela, já com fogo ligado, coloque o azeite e o tempero. Refogue.
- Coloque metade do feijão cozido.
- Acrescente o sal.
- Acrescente a farinha aos poucos e mexa até que os ingredientes se incorporem por completo.
- Está pronto para servir.
Você pode servir o virado combinado com: bisteca frita, linguiça frita, torresmo, couve manteiga, arroz, banana empanada e ovo frito.
2º. Com bacon
Autor: Chef Taico
Nesse preparo, o bacon dá mais um tom ao prato.
Defumado, com cheiro e sabor marcante, o bacon é uma pedida excelente para complementar qualquer prato e para qualquer ocasião.
Seu sabor é bem intenso e, embora saboroso, deve ser consumido com moderação devido à alta quantidade de gordura liberada por ele.
3º. Com Biju
Autor: Mãe Para Toda Obra
Nessa receita, o ingrediente chave é o biju.
O biju é uma farinha derivada da mandioca, feita por meio da fécula, que é o amigo extraído da raiz. Recebe esse nome por ser granulada, com textura de “biju”.
Seu sabor é super leve e, por isso, se incorpora com facilidade a outros pratos. É, ainda, muito nutritiva, sendo um ingrediente chave na cozinha.
4º. Com pimenta dedo de moça
Autor: Coisas da Tintín!
A pimenta dedo de moça é uma das mais consumidas na nossa culinária.
A pimenta apresenta uma ardência que vai de baixa a média, sendo um ótimo tempero para diversos pratos. É, ainda, saudável, quando consumida de maneira moderada.
Isso porque possui ótimos benefícios, como é antioxidante e ajuda na prevenção do diabetes e, ainda, no controle do colesterol.
5º. Com calabresa
Autor: Canal tô com fome!
O que deixa o prato mais saboroso nessa receita é o uso da calabresa.
A linguiça, de origem Italiana, é uma das mais consumidas no nosso país por seu sabor intenso, defumado e seco, que orna muito bem com o bacon.
Versátil, a linguiça é usada em diversos pratos e combinações, que vão do pão a refeições completas. É um ingrediente chave muito saboroso.
6º. Com couve
Autor: AMO TUDO ISSO
Nessa receita, a couve PICADA garante mais uma textura e mais sabor ao virado.
O vegetal pode ser encontrado em diversos tipos e, todos eles, têm em comum o alto valor nutricional. Isso porque é rico em vitamina A, C, fibras e propriedades antioxidantes.
Tudo isso faz com que o vegetal seja ótimo no controle e tratamento de doenças como anemia, pressão alta e câncer.
7º. Com cheiro verde
Autor: Tata Pereira
Nessa receita de virado, é o tempero que dá o tom ao prato.
A combinação de temperos aqui fica por conta do clássico alho refogado na cebola. Depois de todo o preparo do virado, acrescentamos ainda o cheiro verde.
O cheiro verde é a combinação de cebolinha, salsa e coentro, os quais deixam o prato ainda mais seboso e intenso, além de saudável.
8º. Com cebola
Autor: Cueca Cook
Aqui, usamos o tempero mais clássico da culinária brasileira, a cebola, que faz qualquer
receita ficar deliciosa.
A cebola de cabeça é um tempero clássico e único da nossa culinária, e conta com diversas variedades: amarela, branca e roxa, todas um sabor bem característico e igualmente saboroso.
Tem em comum os seus diversos benefícios para a saúde, como propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias.
9º. Com ovo
Autor: Canal da Dê
Um clássico em todo o virado de feijão é o ovo.
Além de super saboroso e ser um clássico nas cozinhas brasileiras, por ser econômico, nutritivo e ter um excelente rendimento, é ainda rico em vitamina E, A e todas do complexo B.
Isso tudo faz com que seja um ingrediente ótimo para a saúde, já que atua na prevenção da diabetes, em doenças cardiovasculares e, ainda, reduz o risco de osteoporose.
- Acompanhamento
12 Receitas de Arroz Com Uva Passas para Saborear o Ano Todo
10º. Com margarina
Autor: Receitas da Mi
Nessa receita, o virado de feijão fica muito soltinho.
Isso se deve ao modo de preparo. Ao invés de usarmos banha de porco e azeite, usamos a margarina no preparo do prato.
A gordura da margarina se incorpora com facilidade aos outros ingredientes, deixando os ainda mais leve, o que faz com que o prato fique soltinho.
11º. Com farinha de milho
Autor: Sussa Rodrigues
No estado de Minas Gerais, o virado recebe o nome de tutu.
E, para deixá-lo ainda mais mineiro, é feito com farinha de milho, um clássico dessa culinária e que vai em quase todos os pratos.
A farinha de milho é levemente salgada, tem uma textura que derrete na boa e tem um ótimo valor nutricional. É uma excelente ideia para deixar o virado ainda mais gostoso.
O Virado é o prato ideal para uma grande família no dia a dia. Fácil de preparar, o mix de ingredientes tende a agradar a todo paladar. É bom demais.