A receita de frango à passarinho é uma comida típica de Portugal que consiste em vários cortes pequenos de frango, geralmente da asa, cortada em três partes. E é um dos pratos mais cobiçados aqui no Brasil, pois é fácil de cozinhar e todo mundo gosta de comer (com exceção dos vegetarianos e dos veganos).
Contudo, se não é vegano e nem vegetariano, vai amar cada receita que poderá conferir neste artigo. Tem receita até para quem não pode com óleo e ainda gosta de uma carne sequinha crocante ou macia.
Vou te ensinar a preparar a receita mais saborosa de todas e perfeita para você que gosta de uma carninha frita bem sequinha e crocante, daquele tipo que come a coxa com a mão sem medo de se sujar e ainda sente um sabor esplêndido na sua boca. Se você é assim, essa é para você e ainda, vai acompanhar mais uma lista de receitas incríveis para variar o cardápio lá no final.
Receita de frango à passarinho frito crocante e sequinho: Como fazer
- 1 quilo de pedaços de frango (de preferência coxa e sobrecoxa cortados em pedaços)
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher de café de fermento químico em pó
- 3 dentes de alho picados
- 1/2 limão
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
- Comece limpando os pedaços do frango, separando as coxas das sobrecoxas;
- Em seguida, coloque em uma tigela que tenha tampa e adicione todos os temperos, incluindo os dentes de alho amassados, o limão espremido;
- Misture bem e deixe reservado, deixe descansar por cerca de 5 minutos;
- Depois, misture a farinha com o fermento e jogue sobre os pedaços de frango já temperados;
- Tampe a vasilha e vá sacudindo para que a mistura da farinha incorpore aos pedaços do frango;
- Em uma panela com o óleo bem quente, frite o frango à passarinho por 8 minutos ou até dourar e crocantes;
- Por fim, coloque em um prato com papel toalha para escorrer a gordura;
- Sirva em seguida e use a criatividade para os acompanhamentos.
- Bom apetite!
Frango à Passarinho: O Crocante que Vai Virar Seu Vício
Ah, o frango à passarinho... se tem um negócio que é proibido de tão gostoso, é esse aqui! Crocante por fora, suculento por dentro, e aquele cheiro de alho que invade a casa e faz os vizinhos baterem na porta. Vou te contar tudo que sei pra transformar essa receita já maravilhosa em algo de lamber os dedos (e talvez o prato, não julgarei).
Dicas Pra Deixar o Frango no Ponto
Primeiro, o segredo do tempero: esprema o limão com fé! E não tenha medo do alho – três dentes é o mínimo, mas se quiser dar uma incrementada, joga mais um pra dentro. Lembrando que o frango precisa daquele banho de temperos rápido (5 minutinhos só), mas se deixar marinando por meia hora na geladeira, o sabor fica ainda mais brutal.
Na hora de empanar, sacudir a tigela com tampa é o truque dos deuses. Mas se não tiver uma, usa um saco plástico limpo e shake it, baby! Só cuidado pra não virar um tornado de farinha na cozinha, né?
Erros Comuns (Que Você Não Pode Cometer)
Óleo frio é inimigo do crocante. Se jogar o frango antes da hora, ele vai ficar encharcado e triste. Testa com um pedacinho de farinha – se borbulhar na hora, bora fritar! E nada de lotar a panela, hein? Frango precisa de espaço pra ficar dourado, não pra virar uma sopa de óleo.
Outra coisa: papel toalha no prato não é opcional. Ninguém merece frango nadando na gordura, a menos que queira reviver a sensação daquela feira livre duvidosa...
Troca-Troca de Ingredientes
Sem farinha de trigo? Pode usar farinha de rosca ou até farinha de milho fininha pra um crocante diferente. Quer uma versão low carb? Mistura farelo de aveia com queijo parmesão ralado e prepara pra surpresa gostosa.
Vegano? Tofu ou jaca verde em pedaços pequenos seguem o mesmo ritual (mas confessa que vai sentir falta do frango, né?).
Acompanhamentos Que Arrebentam
Pode ser simples: um limão cortado e um molho de pimenta caseiro já salvam. Mas se quiser fazer bonito, um vinagrete de cebola roxa ou uma maionese temperada com alho torrado viram o jogo. E ah, um polentinha cremosa do lado? Dá água na boca só de pensar.
Variações Que Valem Ouro
Já experimentou jogar um pouco de páprica defumada na farinha? Ou um queijo parmesão ralado junto? Vira um negócio tão viciante que dá até medo. Outra jogada: depois de frito, joga um mel com pimenta por cima. Aí já era, virou prato de buteco chique!
Contando as Calorias (Se Tiver Coragem)
Cada porção tem em média 250-300 calorias – mas quem tá comendo frango à passarinho crocante não quer saber disso, certo? (Se quiser reduzir, airfryer é uma ótima cúmplice, mas a textura nunca será a mesma da fritura imersa, vamos combinar).
Perguntas Que Todo Mundo Faz
"Dá pra congelar?" Dá, mas perde um pouco o crocante. Se for fazer, esquenta no forno depois, nunca no micro-ondas (a não ser que goste de frango borrachudo). "Quanto tempo dura?" Na geladeira, 2 dias. No seu prato, 2 minutos.
Curiosidade de Buteco
O nome "à passarinho" vem do jeito que o frango era cortado antigamente – pedacinhos pequenos, como se fossem pra alimentar pássaros. Hoje em dia a gente sabe que é pra ninguém compartilhar mesmo, né?
Se Quiser Vender Essa Beleza
Olha, se tem um produto que vende fácil, é esse. Embalagem de papel pardo com um furo pra ventilar, um saquinho de molho caseiro junto e um nome criativo ("Frangão Crocante", "Pedaço do Céu"). Vende em festas, pra escritório (todo mundo odeia dieta na segunda-feira) ou até delivery. Só não esquece de avisar que é viciante, porque depois o pessoal vai cobrar!
E aí, tá esperando o quê? Bota o avental, liga o fogão e prepara pra receber elogios – ou brigar pra não sumir com o frango antes de servir. Bom proveito (e me chama quando tiver pronto)!
2º. no forno, assado
autor: Arte 2 Irmãos
Esta é a receita de frango à passarinho assado no forno mais tradicional existente no mundo: feito no forno.
Não basta pegar e botá-lo no forno para assar: tem uns segredos e truques para isso. Primeiro, tenha laranja, cebola, cheiro verde, 1 colher de dentes de alho, sal a gosto, pimenta e colorau. Também pode usar o frango inteiro, se preferir. Faça o preparo em uma assadeira e leve ao forno depois de temperar com 1 colher (chá) de sal, alho amassado, 1 colher (sopa) de salsinha picada e 1 colher (sopa) de suco de limão espremido nos pedaços de frango. Asse até o frango ficar douradinho e retire o frango do forno.
Depois, é só acompanhar o vídeo do preparo e pronto, siga as dicas e sirva como um belo prato principal.
3º. Na airfryer
autor: Sabor no Prato
Já ouviu falar das Air Fryer? Air Fryer são aparelhos que assam carnes e outros alimentos sem deixa um pinguinho de óleo sequer! Nesses artigos conhecerá mais sobre algumas marcar como: Air Fryer Walita, Air Fryer Mondial e a melhor air fryer.
São ótimas para quem está de dieta ou gosta de comer frango assado, mas precisa evitar o óleo para não subir o colesterol.
Chegamos à receita que envolve nosso bom e velho Air Fryer que não pode faltar na casa de ninguém!
Esta poderosa máquina é capaz de fazer pratos deliciosos sem deixar um resquício de gordura sequer! Também é fácil e prática de usar e lavar! Para essa opção, ela é super indicada!
Pois, a coxa é uma das partes mais gordurosas de um frango e, já que ela seca a carne, ela deixa crocante e sequinha ao ponto de deixar com água na boca só pelo cheiro que ela espalha em sua casa!
Os pratos feitos com a Air Fryer são tão especiais, que pode temperar do jeito que quiser, tanto colocando um salzinho para salgar, tanto colocando temperos mais forte como pimenta, orégano e cominho.
4º. Empanado à milanesa
Para quem gosta de empanado, o melhor é usar essa alternativa! Porque você pode empanar suas pequenas coxinhas ou outro pedacinho de carne e fazer um prato bem bonito na sua casa.
Para isso, basta ter pimenta do reino a gosto, limão, alho, farinha de trigo e fermento. Ponha tudo em prática com a ajuda do vídeo demonstrador acima e bom apetite. Siga o modo de preparo.
Veja também como fazer nuggets caseiros bem saudáveis para as crianças.
5º. Cozido na panela de pressão
Você já imaginou cozinhar sua receita numa panela de pressão?
Acho que já, né?
Esse modo de preparo é para aqueles que adoram uma carne macia, suculenta com um jeito mais ligado a ensopados e caldos.
Fica uma delícia na panela de pressão e serve para acompanhar a comida do dia a dia, principalmente em dias frios, no qual pode virar uma bela sopa ou canja.
Nessa receita, você vai precisar de 1 sache de tempero de frango, orégano, sal, pimenta do reino, molho de tomate, cebola, óleo e água. Fica uma delícia!
6º. Com batata
A batata deixa qualquer comida gostosa e ela é sempre bem vinda em qualquer prato (principalmente quando frita, né?).
Mas, nesse caso, ela não será frita e sim cozidas com o frango, dando um gostinho todo especial ao seu prato!
Tudo o que vai precisar é de frango, sal, alho, cebola, colorau, tomate, cominho, 3 colheres sopa de azeite, 1 colher chá de tempero baiano a gosto, cebolinha e coentro.
Você não imagina o cheiro que esse cozido deixa na casa... É de devorar a panela e tudo o que tem dentro! Experimente!
7º. Ao molho
Este é um dos preferidos entre os brasileiros: feito ao molho.
Toda a comida de casa para almoço e janta fica especial quando é ao molho, né?
E com frango não é diferente!
Fica mais apetitoso quando acompanhado no molho e não é qualquer molho: são 3 tipos de molho diferente para que sua receita fique bem embebida, como o tomate e o shoyu.
E com os ingredientes especiais: a cebola, tomate, molho, shoyu, água, salsinha, páprica doce, sal, azeite e tempero baiano fica mais delicioso ainda!
8º. Com batatas fritas
Ah, e ele veio: com o acompanhamento que crianças e jovens adoram, as batatas fritas!
Reza a lenda que as batatas fritas foram inventadas por vendedores de rua na em Paris logo após a revolução de 1789, mas a tradição belga explica que a batata frita foi inventada por acaso no século XVII por habitantes de Namur, no sul do país.
Sendo 1 ou sendo outra, as batatas fritas são um dos melhores acompanhamentos para qualquer tipo de comida “arroz e feijão” que você possa imaginar.
Mas, lembrando que, sua degustação deve ser feita com parcimônia, pois as batatas fritas são calóricas, tem muito carboidrato e ainda usa muito óleo para que você as frite.
Porém, se tiver a Air Fryer em casa, pode ajudar as batatas fritas não ficarem tão prejudiciais.
Contudo, não custa um fim de semana ou um domingo com a família para degustar um punhado de batatas fritas no seu prato (desde que sua saúde esteja em dia e que não tenha limites com carboidratos, por exemplo).
E, então, 1 das receitas dessa lista é a batata frita com frango. E, para você fazê-la, é muito fácil! Basta ter em sua casa ingredientes como frango à passarinho, batata, açafrão, cebola, páprica doce, pimenta, maionese, orégano, azeite e sal. Pronto!
9º. Com alho frito
Esta opção é incrível e não poderia ficar de fora da sua lista. O alho tem o poder de deixar qualquer prato mais saboroso, mas essa, tenho que dizer que é ainda melhor.
Feito com alho frito, o sabor marcante desse frango à passarinho vai surpreender e agradar até quem não tem o hábito de comer frango. Com certeza, será sucesso na sua cozinha!
10º. Com arroz
Essa é aquela opção que tem sabor de comida de mãe. Perfeita para preparar em um almoço de domingo para a família e em dias corridos, pois ela não é somente saborosa, é uma sugestão também super prática.
Confira esse tutorial, anote aí os ingredientes necessários e comece colocando a mão na massa.
11º. Com macarrão ao alho e óleo
Quem é que não gosta de macarrão ao alho e óleo? Agora, imagine unir essa receita de frango à passarinho? Vai ficar demais, não é mesmo?
Eu fiz e realmente deu certo. Esse prato ficou delicioso!
12º. Com maisena
Quer saber o segredo do frango sequinho e crocante, mas feito de um jeito diferente? Você precisa conferir esse vídeo!
A maisena vai substituir a farinha de trigo e deixar o frango mais leve e mais saboroso para que o resultado fique crocante por fora e macio e suculento por dentro.
Com todas essas opções de frango à passarinho você pode montar a bela refeição com seus familiares. Todos irão amar e fará muito sucesso tanto para petiscos, quanto para acompanhar a refeição completa.
Adicionar comentário