Localizada na parte superior do membro traseiro do porco, a paleta suína é parte do porco muito consumida e apreciada por aí. Isso porque é um corte delicioso e versátil, podendo ser usado em ensopados, assados e, até mesmo, frito. E se a paleta tiver um osso achado, ela ganha ainda mais sabor, por conta do contato.
Hoje te ensinaremos uma receita de paleta suína que é perfeita para ocasiões especiais, como um jantar de família, ou, do mesmo modo, para um almoço de domingo. Além disso, te mostraremos outras receitas com esse corte para incrementar o cardápio.
Receita de Paleta suína assada no forno: saiba como fazer
- 3 Kg de paleta
- 3 colheres de sopa cheias de sal refinado (1 colher por quilo de carne)
- 3 limões espremidos (1por quilo de carne)
- 2 xícaras de água (opcional)
- 1 pitada de noz-moscada
- 2 colheres de chá de tempero baiano
- Alho e cebola triturado a gosto
- Colorau a gosto
- Páprica doce a gosto
- Açafrão-da-terra a gosto
- Alecrim desidratado a gosto
- Chimichurri a gosto
- Pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Como primeiro passo para sua receita, faça cortes diagonais e superficiais por toda pele da peça do porco. Os cortes devem estar espaçados com 2 centímetros. E ao final, os cortes devem lembrar um jogo da velha.
- Coloque sua carne em um bowl, então espalhe todo o alho e cebola triturado, então acrescente as três colheres de sal fino e massageie a paleta para que esteja distribuído por toda peça.
- Logo após, acrescente todos os temperos, o colorau, açafrão-da-terra, páprica doce a gosto, uma pitada de noz-moscada e duas colheres de tempero baiano. Então esfarele alecrim desidratado sob o porco e por fim, acrescente chimichurri a sua mistura. Esfregue todo o tempero pela peça de carne
- Adicione duas xícaras de água e o suco de três limões, tampe essa marinada e leve à geladeira de um dia para o outro ou por no mínimo 2 horas. Caso queira, você pode usar só o limão para marinar por mais tempo.
- Após o descanso, coloque sua paleta em uma forma grande e despeje o líquido de temperos em cima dela. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200º graus por uma hora e meia, mais ou menos.
- Quando sua paleta já estiver cozida, retire o papel alumínio e leve para assar, deixando que a pele doure e pururuque por alguns minutos.
Como dicas para servir a paleta suína assada, monte o prato com os acompanhamentos de sua preferência, tipo arroz colorido ou farofas.
2º. Na panela de pressão
Autor: Cozinhando com a Rejje
Perfeita para o cardápio do dia a dia, esta receita é prática em como preparar e deliciosa. Por ser feita na panela de pressão, o corte de carne suína ganha maciez e não perde a suculência.
É possível ainda fazer um molho com a carne para complementar. Ponha também algum tipo de tubérculo ou legumes, como cenoura, e sirva com arroz, purês ou farofas.
3º. Na panela de pressão com batata
Autor: Receita Plena
Como dissemos anteriormente, tubérculos combinam muito bem com esse corte do porco. A batata, em especial, pode trazer um incremento à receita. Isso porque, ela tem um sabor leve que deixa o destaque para a paleta.
Com essa união do suíno com a batata, se tem uma refeição completa com apenas um prato. Caso queira, apenas sirva uma salada verde como acompanhamento.
4º. Na airfryer
Autor: Talita Dornelas
A praticidade na cozinha também combina perfeitamente com essa receita. Com esse corte do porco, é possível criar um prato perfeito na airfryer com um toque de azeite. O melhor de tudo, sem riscos de queimar.
Você pode criar um prato com crocância e suculência sem muito esforço. O segredo dessa receita está no tempero e acompanhamentos. Por isso, capriche nos temperos com dentes de alho, sal, pimenta e outras ervas e incrementos.
5º. Pururuca
Autor: A Cava Charcutaria
Com técnica certa, podemos fazer uma pururuca na sua paleta. A gordura do corte frita ou assada a altas temperaturas ganha uma camada crocante e cheia de sabor.
Esse prato pode se tornar o destaque da sua mesa de almoço ou jantar. Complemente com um arroz colorido e salada.
6º. Em cubos acebolados
Autor: Receitas da Juliana
Para trazer uma receita prática e deliciosa para o dia a dia, esse corte do porco também é perfeito. Ele combina com o típico acebolado.
Para isso, basta cozer e dourar a carne e então acrescentar sua cebola junto com um pouco de água para ajudar no cozimento do legume e liberar o sabor. Complemente o prato com uma farofinha e arroz.
7º. Na cerveja preta
Autor: Sociedade da Mesa
Engana-se quem acha que a cerveja é apenas um ótimo drink, ela também é perfeita para fazer molhos deliciosos para carnes, em especial, a de porco.
A cerveja ajuda a deixar a carne mais macia e realçar o sabor, por conta das enzimas presentes no destilado. Além disso, o dulçor da cerveja preta traz um toque especial para o corte de porco e pode servir como base para molho demi-glace.
8º. Recheada assada
Autor: Cantinho da Catia
Para criar um prato mais elaborado e rico em sabor, você pode rechear o seu porco. Um recheio que fica delicioso é linguiça calabresa, com cenoura, salsão e pimentão. É uma forma fácil de elevar seu prato.
Use papel alumínio para o cozimento completo do prato. E o complemente com uma farofa e uma salada de batatas.
9º. No forno com batata
Autor: Delícias da Ivonete
E que tal criar um prato completo de uma só vez? As batatas são ótimas fontes de carboidratos, além de ser deliciosas assadas.
Junto com o porco, elas criam um prato super completo e gostoso. Além disso, as batatas ajudam a regular o sal da sua carne, a deixando super agradável e saborosa.
10º. Com molho de laranja
Autor: Cozinha Caseira da Pri
Um grande erro na cozinha é não diversificar os temperos que temos, como, por exemplo, usar sempre o limão para temperar carnes.
Uma marinada com laranja pode te ajudar a ter uma carne mais macia e ainda garantir um sabor especial para seu prato. Você também pode usar esse suco da fruta para fazer um molho e regar sua carne com ele no momento de servir.
11º. Ao vinho
Autor: Trivial Variado
O vinho é outra bebida fermenta que é perfeita para cozinhar carnes, principalmente a de morco. Para o porco, o ideal é que se prefira um vinho tinto menos ácido, que ajudará a trazer maciez e sabor para seu assado.
Assim como a laranja, com o vinho usando o que ficou no fundo da forma ou panela, após o cozimento da carne, é possível criar um molho demi-glace deliciosa que levará seu prato a outro nível.
12º. Com molho barbecue
Autor: TV Sangue de Gaúcho
O barbecue já um molho muito conhecido e usado, por conta do seu sabor defumado e adocicado que trazem um toque especial para os alimento.
Junto com a carne de porco, esse molho é imbatível! Com ele podemos criar um prato super gostoso para um almoço de família ou jantar. E eles podem ser combinados com diversos complementos, como batatas.
Dessa forma, explorando as melhores receitas de paleta, você pode criar um cardápio exclusivo e rico para sua rotina e de sua família.