Quiabo é um alimento e um dos frutos mais populares por seu sabor e qualidades benéficas. Saboroso e excelente para digestão, é típico na culinária indiana, brasileira, turca, búlgara e grega.
Além disso, este fruto é rico em vitaminas C, K, B e sais minerais, como potássio e cálcio, além de fibras, que ajudam a regular a digestão e evitar picos glicêmicos.
Essa receita com quiabo é um prato muito típico no Brasil. Confira mais dicas para cozinhá-lo e truques úteis para obter excelentes resultados à base desse fruto.
Frango Delicioso: uma das melhores receitas com quiabo
- 1 kg de frango
- 5 dentes de alho
- 1 colher (sobremesa) de sal
- suco de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 1 galhinho de manjericão fresco
- ½ colher (sobremesa) de alecrim
- 1 colher (sobremesa) de chimichurri
- 1 cebola inteira cortada em cubinhos
- 1 tomate cortado em cubinhos
- 200g de quiabo
- 1 colher(sopa) de azeite
- 1 pitadinha de sal
- 1 colher (sopa) de coentro
- 1 colher (sopa) de cebolinha
Modo de preparo
- Em um recipiente coloque o frango, o alho, sal, suco de limão, e mexa até que todo o frango esteja molhado, deixe marinar por 5 minutos.
- Em uma panela aquecida em fogo baixo, coloque azeite espere que ele esquente e logo em seguida adicione uma colher de açúcar.
- Quando o açúcar estiver em ponto de caramelo, adicione o frango e mexa bem, em seguida acrescente o alecrim, manjericão e chimichurri. Deixe dourar de um lado sem mexer.
- Logo que o frango dourar de um lado, vire o frango mexendo para que ele pegue cor de ambos os lados, acrescente a cebola e misture tudo para refogar, deixe dourar do outro lado.
- Enquanto isso, em outra panela, adicione o quiabo lavado, seco e cortado.
- Adicione azeite e deixe fritar para que ele solte a baba, enquanto isso, acrescente tomate ao frango.
- No quiabo, ajuste o sal e reserve.
- Quando o frango estiver suculento e quase cozido, acrescente o quiabo mexa e tampe, deixe cozinhar por mais 5 minutos.
- Acrescente cebolinha e cheiro verde a gosto e bom apetite!
2º. Frito
autor: Maria Mada
Esta receita prova que você pode ter um prato com sabor, podendo ser frito como bônus.
O primeiro passo para fazer quiabo frito é cortando as pontas do caule e deixando-o em rodelas. Em seguida, jogue-o fatiado em uma tigela de leite e alho e que estejam completamente cobertos.
Tempere com sal, pimenta, páprica, meia colher de limão, e deixe pegar um pouco do sabor. Em seguida, coloque as fatias no óleo quente por alguns minutos até dourarem. Depois, sirva e adicione salsa para enfeitar.
3º. Refogado
autor: Divinas Rec.
Gosta de comida caseira grega prática? Esta receita com quiabo refogado é um alimento básico na culinária.
Em alguns passos simples, os sabores de tomate e cebola se juntam em um guisado que se acompanha melhor com pão e uma fatia de queijo feta.
Os benefícios para sua vida e rotina alimentar aumentam com essa receitinha. Fazê-lo refogado é uma ótima opção para quem deseja seguir uma alimentação saudável e colocando-o como prato principal.
4º. Grelhado
autor: Nossa Cozinha
Se você precisar de mais provas de que essa fruta não necessita ser frito, experimente esta opção!
Você pode comê-lo como faria com a versão tradicional frita, mergulhada em um molho delicioso. E está sem grelha? Experimente isso!
Você também pode assar o quiabo em fogo alto no forno ou em uma frigideira de ferro fundido escaldante. Terá um sabor um pouco menos defumado, mas não será menos delicioso.
5º. De salada
autor: Alessandro dutra do nascimento
O legume é um ingrediente importante em algumas cozinhas regionais!
Muitas pessoas não gostam dele e do tipo de "baba" que ele solta. No entanto, essa suspensão pode ser facilmente removida deixando o alimento em uma solução de limão.
Incluir na salada pode ser uma forma interessante de consumir este fruto, por isso separe os seguintes ingredientes: tomate, cebola, cheiro verde, alho flocado e azeite.
6º. Assado
autor: Iara
Não precisa passar uma hora na frente do fogão se sentir vontade de comer quiabo.
Essa receita com quiabo assado requer pouquíssimos ingredientes. Em apenas alguns minutos no forno, você prepara e garante o almoço de todos!
Com essa receitinha, sinta o sabor autêntico que ele pode proporcionar ao seu prato. Ele completa a refeição, além das propriedades oferecidas.
7º. Com carne moída
autor: Divinas Rec.
O quiabo tem um sabor delicado!
É um fruto quase herbáceo, que lembra a berinjela ou o feijão verde: fofinho quando cozinhado rapidamente, com cozedura lenta torna-se deliciosamente tenra.
Você precisará de: 1 colher de sopa de óleo, 100 gramas de bacon picado, 2 dentes de alho picados, 1 cebola média picada, 1 pimenta dedo de moça picada sem sementes, 500 g de carne moída e outros.
8º. Na airfryer
autor: Maurício Rodrigues
Esse feito na Airfryer é mais um dos clássicos que está fazendo muito sucesso.
Esta receitinha vai ser uma das coisas mais fáceis que você pode fazer em uma frigideira, tudo o que você precisa é quiabo, um pouco de azeite de oliva, sal e pimenta (a gosto).
Ao preparar, assim que estiver bem revestido / dourado, basta cozinhá-lo por cerca de 8 minutos a 200 graus em sua Airfryer.
9º. Com abóbora
autor: DILZA PACHECO
A abóbora é um vegetal amplamente cultivado e extremamente versátil na cozinha.
Também é utilizado em acompanhamentos, sopas, pratos principais e sobremesas. O modo de preparo é bem simples e prático.
Comece colocando em uma panela o bacon e o óleo. Em seguida corte a abóbora em cubos e despeje na panela com cebola e alho, não se esqueça de lavar o quiabo. Confira mais detalhes para terminar.
10º. Com frango e angu
autor: Rec. de Pai
Se você faz parte da minoria de apreciadores de angu, sabe que esse fruto também combina muito nesta receita!
Sendo assim, cozinhe todos os componentes juntos e aproveite este prato cheio de sabor e cremosidade. Este prato com angu, além de prático é saboroso.
Anota aí os seguintes ingredientes: 2 kg de frango, 5 dentes de alho, pimenta calabresa, pimenta do reino, sal a gosto, 2 limões caipira e outros.
11º. Com arroz
autor: Eliana Cardoso Oficial
Depois de prová-lo, você nunca mais olhará para o quiabo da mesma maneira!
Comece refogando a cebola com óleo e alho em fogo médio. Em seguida, adicione o tomate e o quiabo e deixe no fogo por alguns minutos.
Depois, é só adicionar o arroz e a água. É um prato que pode ser feito em momentos de correria, porque é rápido, prático e super acessível em questões financeiras.
12º. Na farofa
autor: Confeitando Com Carinho
É a mistura da farinha com outros ingredientes, um ideal de sabor que também é autoral.
Fazer a farofa é um ritual que se inicia no momento da compra da farinha quando se verifica a textura e se forma o ideal aguardado do prazer e do sabor do momento da criação.
Hoje a farofa da vez envolve quiabo misturado com cheiro verde, sal, pimenta e ovos, apenas componentes acessíveis. Além disso, o Modo de preparo é prático.
13º. Com batata
autor: Kazu
Quem não sente falta do aroma que emergia da cozinha enquanto a mamãe ou a avó cozinhava quiabo?
Para preparar, comece lavando bem o legume e removendo as duas pontas. Em seguida, corte em rodelas.
Tempere o quiabo e a batata com o seu toque culinário. Todos os componentes são fáceis de encontrar e é um prato muito barato.
14º. Empanado
autor: Divinas Rec.
O quiabo empanado é bonito e saboroso alimento para comer até com o dedo, que irá surpreender seus convidados!
Para começar, corte em rodelas com cerca de meio centímetro de espessura e passe várias vezes na farinha de trigo, mexendo bem.
Ao cortar e temperar, frite por dois minutos ou até dourar. O óleo tem que estar bem quente, para que o seu empanado não fique com excesso de gordura ou demore a fritar.
15º. Em suco
autor: MARA CAPRIO CULINÁRIA E DICAS
Se você tem quiabo em abundância ou apenas quer experimentar uma bebida refrescante, faça água de dele!
Pode embeber e espremer a mucilagem em água para uma bebida refrescante ou misturá-la com frutas congeladas para um smoothie nutritivo.
Para uma forma doce e cremosa de bebê-lo, misture com leite condensado e um pouco de conhaque. Este ponche caribenho serve muitas pessoas, por isso é ótimo para festas!
Os frutos são consumidos crus, recém colhidos e fatiados. Além disso, você pode preparar de diversas formas e com diferentes temperos. Escolha uma das versões acima e mão na massa.