17 Receitas com Abóbora de Pescoço + Diferentes Pratos Doces e Salgados

  • Ela compõe as receitas mais rústicas e mais delicadas. Que tal uma sobremesa?
Avalie este item
(20 votos)

Esse fruto de nome curioso está nas mesas do Sudeste ao Nordeste porque compõe doces, petiscos e refeições completas. A receita com abóbora de pescoço que eu vou te sugerir para hoje é de um doce digno do livro de receitas da sua avó. Ela é ideal para dar aquela beliscada após o almoço ou no final do dia.

Também conhecida como abóbora paulista, ela é encontrada no país inteiro, então não há desculpas para não a preparar o quanto antes. Gostaria de saber como usá-la em caldos e com outros elementos? É só continuar rolando a página.

Vou deixar mais 16 preparos que usam esse tipo de abóbora como ingrediente principal para que você possa alternar entre pratos para todos os gostos.

Receita com abóbora de pescoço: saiba como fazer

Cocada Cremosa

Rendimento
20 porções
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 colher de chá de sopa de vinagre
  • 1 colher de chá de canela
  • ½ xícara de água
  • 1 kg de abóbora
  • 1 kg de açúcar

Modo de preparo

  • Fatie a abóbora em cubos, tire as sementes e descasque os pedaços.
  • Em uma panela, acrescente meia xícara de água, toda a abóbora e uma colher de canela. Não precisa mexer. Apenas tampe e leve para cozinhar até que a sua textura fique bem macia.
  • Transfira para uma tigela e amasse tudo com um garfo.
  • Quando tiver um purê bem rústico, despeje em uma panela e entre com o açúcar. Adicione uma colher de sopa de vinagre e misture bem.
  • Leve ao fogo médio e cozinhe sempre mexendo.
  • Quando a cor ficar mais escura e ele estiver cremoso, desgrudando da panela. Está no ponto. Desligue o fogo e transfira o doce para um refratário untado com manteiga e espalhe bem.
  • Deixe “secar” fora da geladeira de 15 a 18 horas, assim formará a casquinha, e você poderá cortar os pedacinhos a gosto.

2º. Doce cremoso

autor: Chico Abelha

O doce de abóbora é famoso no Nordeste, mas tem potencial de conquistar o país. Se você já provou, irá querer fazer em casa. Se ainda não, essa é a sua chance.

Aqui, feito no fogo a lenha, esses pedaços de abóbora serão cozidos lentamente. É aquela receita meio de “olhômetro”, mas vale a pena conferir e tentar reproduzir esse sabor doce e acolhedor que a roça proporciona.

3º. Cheesecake

autor: Lucas Pelá

Os doces e sobremesas com a abóbora estão ficando cada vez mais diversos.

O cheesecake é uma receita norte-americana digna das prateleiras de uma delicatessen, mas que tal fazê-la em casa com ingredientes da sua terra? Acredite, você irá se surpreender muito com o resultado, por isso não perca tempo!

4º. Assada com linguiça

autor: Cozinhando com a BIBI

Quem nunca comeu abóbora assada, não sabe o que está perdendo.

Se com ervas, temperos secos ou as especiarias que você prefere, ela fica incrível.

Um pouco diferente da abóbora cabotiá, a abóbora paulista solta muita água durante o cozimento, então fazê-la assim é uma ótima e prática opção. Especialmente se você pode preparar tudo de uma só vez, isto é, com as linguiças.

5º. Bolinho com carne seca

autor: Tastemade Brasil

Pare de rolar a página e preste atenção nessa delícia de petisco para tomar com uma cervejinha naquele dia gente!

Abóbora vai muto bem com carnes e quase sempre está acompanhada delas quando preparadas no Nordeste.

6º. Doce com coco

autor: Canal Ana Hickmann

Sua família é daquelas que ama um docinho para ficar comendo de colherada ao longo do dia? Essa sobremesa é perfeita para isso!

Passa longe daqueles preparos rebuscados e se aproxima daqueles doces caseiros famosos no interior. É bem coisa de vó! Quem não ama?

7º. Nhoque com camarão

autor: Receitas da Léo

Os peixes e frutos do mar combinam muito bem com ela. Um exemplo disso é usar o purê de abóbora e os camarões para fazer um nhoque macio e suculento.

Quer surpreender em um jantar a dois? Aposente as receitas mais óbvias. Você agradará no gesto e no prato.

8º. Gratinada

autor: Tastemade Brasil

Corte a abóbora no meio, retire as sementes e besunte o interior de cada parte com azeite suficiente para não ressecar no forno. Leve para assar por 30 minutos ou até ficar dourada e bem macia.

Faça um refogado na frigideira com espinafre, creme de ricota e queijo. Tempere com sal, pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando pronto, adicione parte do “conteúdo” da abóbora e mistura. Por fim, coloque tudo de volta à abóbora. Por fim, finalize com mussarela e leve ao forno por mais 10 minutos.

9º. Geleia

autor: Família Ruschel

A regra é clara: se dá para fazer doce, dá para fazer geleia.

Essa é para o seu café da manhã ou da tarde ficar ainda mais diversificado. Esquece isso de comprar geleia industrializada!

Uma está mais cara do que a outra, então faça a sua com o mínimo de ingredientes e que é muito mais fácil.

10º. Refogada e macia

autor: Joi Cozinha prática

Sem dúvidas, essa pode ser a receita mais fácil da nossa lista. Quer saber como preparar? É só seguir as sugestões do vídeo. Ao fazê-la tão simples, você pode usá-la como acompanhamento para qualquer proteína.

Para o refogado, use óleo, cebola, dentes de alho e os seus temperos favoritos. Ela segue aquela premissa de cozinhar com o mínimo de água, então os cubos serão cozidos pela temperatura e ficam super suculentos.

11º. Compota

autor: Leodenice Camargo

As compotas são conservas de frutas ou vegetais com ou sem casca que estão cozidos com açúcar ou só com o suco da própria fruta.

No caso da abóbora, é possível comê-las como se fosse um doce ou usá-la posteriormente para outras receitas, desde que mantenha refrigerado.

12º. Bolo com coco

autor: Elenice Gorete

Sempre tem que ter aquele preparo de liquidificador que facilita a vida de todo mundo. Além de ser prático, né? Se for receber visita em casa e de última hora, sugiro esse passo a passo que não vai tomar nem 15 minutos do seu tempo.

Esta receita é perfeita para aquele lanche da tarde. Que tal passar o café?

13º. No creme de frango

autor: Filha da Terra – Ofc

Existe um prato chamado creme de frango ou creme de galinha que se aproxima do strogonoff e é uma verdadeira delícia. Esse creme de frango, porém, é diferenciado porque a proteína é envolvida pela abóbora e então tudo ganha cremosidade com o requeijão e o cozimento. Finalize com coentro por cima.

Rende um panelaço para toda a família aproveitar.

14º. Salada

autor: Mara Caprio Culinária e Dicas

As saladas com abóbora são novidades para alguns, mas uma vez se prova... não há volta. Se esse fruto é tão benéfico, que até melhora a saúde cardiovascular, por que não a usar para substituir a gordurosa salada de maionese?

Mas abóbora seca não dá, certo? Deixe-a ficar macia, mas não ao ponto de desmanchar. Você irá gostar da textura.

15º. Creme

autor: Stay na Cozinha

O creme de abóbora lembra muito à sopa, mas é mais encorpado. Além disso, tanto pode ser consumido "puro” quanto pode acompanhar um arroz, um macarrão... você é o chef!

Caso seja muito simples para você, use umas colheres (sopa) de bacon bem picadinho, calabresa e vá incrementando.

16º. Sopa com calabresa

autor: Arrasa na cozinha

As sopas com legumes são ideais para o dia a dia em um inverno rigoroso. Quer estar preparo para o próximo? Confira essa ideia incrível e veja como caprichar nesse caldo suculento para aquecer você a sua família nos dias mais frios.

A sopa de abóbora aqui é feita na panela de pressão. Os pedaços são cozidos com cebola, água e dentes de alhos. Depois de cozido, eles são triturados no liquidificador e entram em um refogado incrível de bacon.

17º. Recheada com carne seca

autor: Band Receitas

As recheadas são incríveis porque a abóbora é o próprio prato!

Se você é fã de carne seca, carne de sol e outras desse mesmo tipo, precisa tentar. Só o preparo é suficiente para dar água na boca. E se a sua abóbora for muito grande, ao cortá-la no meio, você pode ainda dividir esses em mais duas partes.

Dessa forma a refeição serve até quatro pessoas.

Cada receita dessa pode ser a sua próxima favorita. Olhe quantas opções legais para você saber o que fazer com esse fruto que já foi tão subestimado. Aproveite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.