12 Receitas de Pratos de Comidas Para Ceia de Natal Com Opções Maravilhosas

  • Comemore a ceia de Natal com quem você ama e eternize esse momento preparando esse delicioso prato.
Avalie este item
(19 votos)

O Natal é uma das comemorações mais especiais e perfeita para se estar próximo das pessoas que você ama, seja seus familiares e amigos. Além do amor, essa data é muito marcante pela gastronomia, existem diversas tradições e pratos típicos dessa época do ano.

Mas que tal inovar e surpreender nessa data que se aproxima? Foi pensando nisso que trouxemos em detalhes para você o preparo de uma receita de prato de comida para a ceia de Natal fácil e muito gostosa.

Além disso, para que não te falte opções, criamos uma seleção com mais de 10 propostas para você aprender e escolher. Confira agora mesmo:

Bolacha / Biscoito Simples: uma das melhores receitas para ceia de Natal

Rendimento
10 biscoitos médios
Preparação
aproximadamente 2h
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • ½ xícara de Manteiga s/ Sal gelada
  • ½ xícara de açúcar Refinado
  • Ovo tipo Grande
  • 1 ½ de Extrato de Baunilha
  • 2 xícaras de chá de Farinha de Trigo
  • 3 colheres de sopa de Amido de Milho
  • ¼ colher de chá de Sal

Modo de preparo

  • Inicie a receita na batedeira. Nela, adicione a margarina bem gelada e o açúcar.
  • Com o batedor de raquete, especial para massas pesadas, bata até misturar bem por uns 2 minutos. Reserve.
  • Misture em um recipiente o ovo com a essência ou fava de baunilha. Acrescente essa mistura na massa e volte a bater na batedeira.
  • Agora vamos para os secos. Em um recipiente, misture a farinha de trigo com o amido de milho.
  • Acrescente o sal e mexa bem com fuê ou garfo.
  • Misture os secos nos ingredientes molhados, mas antes lembre-se de passar na peneira para não ficar nenhum grumo. Volte a bater com calma pois é uma massa pesada.
  • Em uma bancada lisa, coloque o papel manteiga ou passe margarina e coloque a massa. Com o auxílio de um rolo, abra bem a massa.
  • O biscoito ficará de 0,5 a 1cm de espessura, não ficará muito fino.
  • Em uma assadeira, leve a massa para gelar por 10 minutos no freezer. Enquanto isso, pré-aqueça seu forno a 180ºc.
  • Depois de gelar, estará no ponto correto para moldar os biscoitos. Para cortar, utilize moldes prontos ou utilize algum objeto na sua casa para servir como molde.
  • Unte a forma com manteiga ou forre com papel antes de levar para o forno.
  • Leve ao forno de 9 a 14 minutos para assar. Quanto mais tempo deixar no forno, mais crocante ele ficará.
  • Solte a imaginação na decoração. Nossa sugestão é utilizar glacê real caseiro.

Agora é só degustar esses maravilhosos biscoitos!

Dúvidas:

Por que a manteiga é gelada?

Diferentemente do bolo, no preparo dos biscoitos não queremos que a manteiga seja incorporada nos outros ingredientes. Por esse motivo, a manteiga não vai tem temperatura ambiente, mas sim gelada. Além disso, quanto mais gelada estiver a massa, melhor ficará o resultado.

Posso preparar na batedeira comum?

Se você só tiver uma batedeira comum, sem o pegador de raquete, não tem problema. Coloque na potência máxima e bata por mais tempo e com maior atenção, pois a massa é pesada.

Por que não vai fermento?

Porque não queremos que o biscoito cresça, pois, se crescer, perderá o formato cortado.

2º. Farofa

autor: Menino Prendado

No Natal nada pode faltar: o peru, o chester, os presentes, o clima e a farofa. E a farofa de Natal, de uns tempos para cá, tornou-se algo polêmico por causa da pergunta: coloca passas ou não? Nessa receita, vão passas de uvas, sim!

Mas, tem um “porém”: se você não gosta de passas ou conhece alguém que vai participar da festa e pode não gostar, basta não colocar as passas direto na farofa e, sim, num potinho ao lado da tigela de farofa para que a pessoa escolha se quer ou não passas na farofa.

Pronto! Sem briga e todo mundo se diverte. Veja também o vídeo com o modo de preparo.

3º. Peru

autor: Receitas de Pai

Uma das coisas que não pode faltar no Natal além do clima e dos presentes é um dos mais clássicos pratos de Natal, o peru.

Afinal de contas, o peru é o símbolo natalino mais presente na mesa da maioria dos brasileiros.

Para fazer um ótimo peru assado, basta ter o próprio peru, peras, bacon, manteiga, alho, açúcar mascavo, pimenta do reino, salsinha e cebolinha a gosto. Veja acima o passo a passo.

4º. Chester

autor: Receitas e Temperos

Outro tipo de carne que não pode faltar na mesa da maioria dos brasileiros é o chester. Tem gente que coloca o peru e o chester na mesa juntos (às vezes, porque a família é grande).

Porém, se você prefere apenas chester ou pretende fazer um chester para a noite de Natal, fique atento a esta deliciosa receita e tenha em casa ingredientes como o próprio chester, laranja, vinho branco seco, manteiga sem sal, azeite de oliva, orégano, cominho em pó, coentro em pó, páprica doce, alecrim, cebola, folhas de louro e alecrim.

Vai ser uma excelente opção para deixar a comemoração incrível. Quem não gosta de chester, não é mesmo.

5º. Bolacha de Natal alemã

autor: Cozinha da Carol

As bolachas alemãs para a ceia de Natal, conhecidas como “plätzchens”, fazem muito sucesso no Brasil, principalmente nas mesas paranaenses.

Mas, se você não é do Paraná e tem vontade de experimentar, aqui temos uma receita de dar água na boca que basta você ter em casa ingredientes como ovos, açúcar confeiteiro, açúcar de baunilha, extrato de baunilha, farinha de amêndoas, farinha de avelã, sal, canela em pó e limão.

Um tempo no forno e já pode decorar sua mesa, essa é uma das melhores receitas para ceia de Natal.

6º. Bolo

autor: Menino Prendado

Um Natal não é feito só de carnes, saladas e farofas, mas de sobremesas também! Estamos falando do bolo de Natal, que é um bolo cheio de coisas que vai uma lista de ingredientes, mas que vale a pena cada minuto gasto para fazê-lo.

Tudo o que você vai precisar é de açúcar, margarina, sal, essência de baunilha, farinha de trigo, leite, frutas cristalizadas, uvas passas, nozes picadas e fermento químico.

7º. Arroz

autor: Menino Prendado

Arroz é uma comida que não pode faltar nas festas não é diferente! Mas, o arroz de Natal, como o dia pede, é um arroz diferenciado e ainda mais saboroso.

Vai uma lista de ingredientes como azeite ou óleo, gomo de linguiça calabresa, cebola, alho, arroz, cenoura, sal, água, pimentão amarelo, milho verde, uvas passa preta, azeitona e cheiro verde a gosto.

8º. Bacalhau

autor: Receitas Da Cris

Por mais que o bacalhau seja uma carne mais usada em dias de Páscoa ou Sexta-Feira Santa como manda a tradição, ela pode ser servida em qualquer época do ano e especialmente no Natal.

O bacalhau natalino também é uma opção diferenciada, pois vão ingredientes que lembram a data.

Tudo o que você precisa ter em sua casa para preparar essa bacalhoada de dar água na boca é lascas de bacalhau, batatas, azeite de oliva, cebola, azeitonas picadas, sal e pimenta a gosto, cheiro verde, palmito a gosto e ovos.

9º. Salada

autor: Adilson Figueira

O Natal aqui no Brasil é um feriado que se passa no verão, por isso, o mais típico dessa época é a salada que é refrescante e todos tem vontade de comer.

Como na maioria das receitas natalina de sua ceia de Natal simples, a salada de Natal vai um monte de ingredientes, mas que seu resultado vale qualquer tempo usado para preparar essa delícia.

Você vai precisar de peito de frango, sal, preparo para caldo sabor galinha caipira, milho, cebola, ervilha, creme de leite, uva seca, azeitona sem caroço, alho, cheiro verde, maçã verde ou pera, sal, limão, cenoura, alho poró, muçarela, apresuntado a gosto, pimenta de cheiro a gosto, pimenta do reino, batata palha, maionese ou requeijão ou cream cheese.

10º. Carne bovina

autor: Nicia Trufas & Balas Geladas

Se você não tem nem peru e nem chester ou prefere fazer algo diferente no seu Natal, está aí uma boa receita que pode te ajudar: carne bovina para o Natal.

Basta ter em casa ingredientes como carne tipo paleta ou qualquer uma de sua preferência, linguiça toscana, cebolas roxas, molho inglês, vinho tinto seco ou suave, tempero para caldo de carne, folhas de louro, alho, pimenta calabresa e azeite.

11º. Pernil

autor: Adilson Figueira

Além do chester e peru de Natal, outra carne usada para servir em festas de Natal na maior parte das casas da família brasileira é o pernil.

Pernil é a carne de porco mais consumida no Brasil e a parte mais fina da perna do animal.

Você pode fazer uma bela receita de chester de dar água na boca dos seus convidados, basta ter em casa ingredientes como limão, laranja, águam vinagre de vinho, azeite, sal, manjericão, pimentão, alho, cebola, louro, cheiro verde e pimenta a gosto. Deve ser feita com todo o carinho em sua ceia.

12º. Tender

autor: Cook'n Enjoy

Tender é o pernil do porco, defumado e processado, mais parecido com um presunto.

Também é conhecido como “presunto de Natal” ou “presunto de Yule” que é frequentemente servido no jantar de Natal no norte da Europa e na Anglosfera I(que é grupo de nações de língua inglesa que compartilham laços culturais e históricos comuns com o Reino Unido e que hoje mantêm estreita cooperação política, diplomática e militar).

Nos Estados Unidos ele tem o nome de “glazed ham”, que significa presunto glaceado. E aqui no Brasil, basta você ter um tender, cravo da índia, suco de laranja, açúcar, amido de milho e os dois olhos para ver o vídeo acima ensinando a como fazer essa receita maravilhosa.

E aí, gostou das comidas de natal? Tem alguma para nos indicar? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.