15 Receitas de Couve-Flor Gratinada No Forno MAIS Opções Perfeitas Para Suas Refeições

  • Deixe suas refeições ainda mais saborosas com a presença da couve-flor.
Avalie este item
(21 votos)

A couve-flor é um alimento bastante presente no paladar do brasileiro, principalmente pelos seus benefícios que incluem as vitaminas do complexo B, além de potássio, fósforo, cálcio e manganês.

Apesar da sua aparência um tanto quanto peculiar, a hortaliça possui uma textura delicada e demanda bastante atenção em seu preparo.

Confira a melhor receita de couve-flor gratinada simples e fácil para se deliciar com essa iguaria que além de rica em nutrientes é bastante saborosa.

E para começar, veja essa com molho branco e queijo que é de dar água na boca. E na sequência, confira outras versões que separei para ampliar suas opções.

Receita de Couve-flor gratinada no forno com molho branco e queijo simples e fácil: saiba como fazer

Rendimento
1 travessa
Preparação
40 min
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • 3 colheres de sopa de margarina;
  • 2 dentes de alho.
  • 1 cebola;
  • 500 ml de leite;
  • 300gr de muçarela;
  • Uma pitada de sal;
  • 1 maço de couve-flor;
  • Creme de leite 200gr;
  • 25g de queijo parmesão;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 tablete de caldo de galinha;
  • 1 pitada de noz moscada.

Modo de preparo

  • Leve ao fogo uma panela coloque a margarina e espere derreter, depois coloque cebola e a farinha de trigo;
  • Acrescente o leite aos poucos e vá mexendo para não empelotar o seu molho;
  • Coloque o caldo de galinha e a noz moscada, vá mexendo no fogo para que fique mais encorpado e adicione o queijo parmesão para finalizar;
  • Desligue o fogo e misture o creme de leite;
  • Coloque a couve-flor para cozinhar em uma panela com água e sal;
  • Teste com um garfo para ver quando ela estiver pronta, deve estar bem macia;
  • Escorra e coloque em uma travessa, acrescente o molho branco e o queijo muçarela por cima;
  • Leve ao forno pré aquecido a 180g por 20 minutos.

Essa receita é super fácil e muito deliciosa de se fazer, você não vai se arrepender pode ter certeza!

O gratinado é o que traz destaque a essa receita que ainda pode ser feita de diversas outras formas.

2º. Fit low carb

autor: drikamateus

Diferente das receitas mais comuns, essa couve-flor gratinada simples low-carb não conta com o leite e nem com a farinha de trigo, entretanto a presença de bastante queijo é fundamental para dar liga ao seu molho.

Ela é simples e prática, você precisa de: Corte sua couve-flor em pedaços pequenos e cozinhe por cinco minutos ou até que seja possível espetar com um garfo.

Opte por uma panela não tão grande, assim a hortaliça cozinhará mais rápido. Enquanto ela ferve, aproveite para fazer a pasta que irá usar para gratinar. Coloque um ovo, 400 ml de creme de leite fresco e misture bem.

Adicione de quatro a cinco colheres (sopa) de queijo de sua preferência, pode ser parmesão, muçarela, ementhal ou outro que seja de seu gosto. Com a couve-flor já cozida, coloque-a na travessa e cubra com o molho. Depois leve ao forno preaquecido até dourar. Está pronta para servir.

3º. Com creme de leite, maionese e muçarela

autor: Cozinhando com Nathy

Você sabia que a receita da maionese é francesa? Ela foi criada em 1756, quando um renomado chefe francês produziu um molho de ovos com azeite, nascendo assim essa tão amada iguaria.

Nesta alternativa de couve-flor gratinada com maionese e creme de leite, o sabor fica único para quem for comer e deixa com gostinho de quero mais. Além da mistura dos ingredientes ser algo bem fácil de fazer e de encontrar em qualquer geladeira.

4º. Com requeijão, muçarela e parmesão

autor: Pratos e Panela

Essa é diferente de tudo o que vocês viram até aqui. Invés de separar a hortaliça em pedaços, deixe-a inteira e aproveite para rechear com queijo e muito requeijão.

Finalize com queijo parmesão ralado. A explosão de sabores que a receita é capaz de proporcionar vai te surpreender.

5º. Com bacon e queijo

autor: Receitas de Mãe

Se você gosta de bacon, esta receita é perfeita. Entretanto, tenha cuidado com o sal, como o bacon é um ingrediente altamente gorduroso e salgado, é melhor não abusar, ok?

Para melhor aproveitamento do prato, corte a couve-flor em pedaços pequenos, tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar. Em outra panela frite o bacon e reaproveite a gordura que soltar para fritar a cebola e o alho que servirão para refogar a couve-flor.

A receita é tão gostosa, que é o ideal para toda a família naquele almoço de domingo, duvido que não irão amar e querer repetir.

6º. Vegana

autor: TÁ NA MESA VEGG

O veganismo vem ganhando cada vez mais adeptos não só no Brasil, mas também no mundo. São diversas pessoas que escolhem não comer carnes e nenhum outro tipo de ingrediente que seja de origem animal ou derivado.

O termo ‘vegan’ surgiu em 1944, pelo britânico Donald Watson, e a palavra, em inglês, se refere ao início e final de ‘vegetarian’, que significa vegetariano. Na receita, o leite e o queijo são substituídos.

O leite, ao invés de ser de origem animal, será de amêndoas, já o queijo não é obrigatório, entretanto para quem quer usar o ingrediente, a opção é o ingrediente 100% vegano.

Nesta receita de couve-flor vegana, experimente colocar o resíduo do leite de amêndoa para finalizar, além de dar um toque super especial, ainda não causará desperdício.

7º. Com frango desfiado

autor: Osanete Batista

Se um ingrediente queridinho do Brasil já é bom, imagina se juntar dois dos mais amados do país? É o que acontece quando juntamos couve-flor e frango, a junção forma a combinação perfeita para agradar qualquer paladar, até mesmo aqueles mais rígidos.

O passo a passo da pasta utilizada para gratinar a couve é o seguinte: Derreta a manteiga e frite o alho e a cebola, depois misture uma colher (sopa) de farinha de trigo. Coloque o leite aos poucos e adicione o frango sem parar de mexer. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture.

Após a pasta ficar pronta, distribua por cima da couve-flor já cozida. Finalize com queijo ralado, leve ao forno até ficar dourado e sirva.

Além disso, a receita é tão fácil, mas tão fácil, que duvido não virar a queridinha na sua casa.

8º. Com molho branco, presunto e muçarela

autor: Canal Luciana Hespanhol

No mundo um dos casais que mais tem química é o presunto e o queijo. É incrível a explosão de sabores que esses dois juntos causam no paladar. Use e abuse dessa combinação para ter uma receitinha de-li-ci-o-sa e de dar água na boca.

E se quiser mais cremosidade, vou te contar um segredo: Coloque requeijão no meio do enroladinho de frios, garanto que não irá se arrepender.

9º. No micro-ondas

autor: Mania de Cozinha

Está cansado, quer praticidade e não está a fim de gastar gás? Diga olá ao forno micro-ondas. Esse eletrodoméstico criado em 1947 é o principal aliado para quem busca comodidade. Essa couve-flor gratinada, que é feita totalmente pelo micro-ondas, fica maravilhosa, além de facilitar a sua vida.

Mas tenha cuidado, ok? Nada de alumínio, plástico comum e papel filme hein? Isso pode causar acidentes quando colocado dentro do micro-ondas.

10º. Com creme de milho e requeijão

autor: Sisi Receitas

O milho é um dos principais grãos produzidos no Brasil. Sua versatilidade ganha o paladar não só dos brasileiros, mas também de pessoas do mundo inteiro.

Claro que a nossa couve-flor também iria ter uma combinação deliciosa com esse grão que é o queridinho de nossas refeições.

Além de cozinhar essa receita divina, você ainda aprende o modo de preparo de um maravilhoso creme de milho, que poderá acompanhar diversos outros pratos no seu dia a dia, afinal um creminho vai bem com tudo.

11º. Com molho de creme de leite e requeijão

autor: cozinhando com alegria by Adriana Rodrigues

Esse molho fica dos deuses. O requeijão com creme de leite dá um toque leve à receita, fazendo com que ela fique saborosa e fácil de comer, além de serem ingredientes fáceis de se ter na cozinha. Além disso, o requeijão acentua a presença do queijo, um dos itens essenciais para um bom gratinado.

Agora dica opcional do chefe para melhorar a receita: Experimente temperar o molho com noz moscada, sal e pimenta do reino, e acrescentar uma colher de sopa de queijo parmesão. É de dar água na boca.

12º. Com atum

autor: CANTINHO da VIVI

O atum é um peixe de água salgada e que está presente em praticamente todos os oceanos. Seu sabor acentuado faz toda a diferença em qualquer comida que ele faça parte e nessa receita não seria diferente.

Vale lembrar que a carne do atum é rica em gorduras boas, atuando no controle ao colesterol, além de ser a principal aliada do cérebro, do coração e do sistema imunológico.

13º. Com farinha de rosca

autor: Tata Pereira

Quem não gosta de crocância? É sempre muito gostoso morder um alimento e sentir aquela textura crocante né? Imagina agora a junção de queijo, maionese, couve-flor e farinha de rosca para dar aquela diferenciada na receita? É de comer rezando.

A receita é bem simples, para o modo de preparo separe: Uma couve-flor média, sal, meia xícara de queijo parmesão ralado, meia xícara de farinha rosca, sete colheres de sopa de maionese e queijo muçarela.

Em uma panela com água fervente, acrescente o sal e a couve-flor inteira. Uma dica para cozinhar mais rápido é tampar a panela e deixar por cerca de seis minutos.

Quando estiver cozida, escorra e coloque para esfriar. Em uma tigela à parte, misture o queijo parmesão, a farinha de rosca e a maionese.

Coloque a couve-flor em uma travessa, recheie com o queijo muçarela em fatias e cubra com a mistura de farinha e maionese. Leve ao forno e deixe dourar. Sirva em seguida.

14º. Com molho de tomate

autor: Melhores Receitas Veganas

Criado pelo chef espanhol Antonio Latine, o molho de tomate possui um sabor levemente ácido e que dá aquele toque especial, além disso, o molho também possui um sabor levemente adocicado e é a proporção exata entre acidez e doce é que faz o molho ser tão especial e cair muito bem na maioria dos pratos no qual é colocado.

Experimente essa opção de couve-flor gratinada com molho vermelho invés do tradicional Bechamel e se surpreenda.

15º. Com alho-poró

autor: Kim Tempero & Sabor

A delicadeza do alho-poró combinada com a delicadeza da couve-flor torna esse prato simples, delicado e muito leve de se comer.

Além disso, o alho-poró, que na verdade é mais parecido com a cebola, possui diversos benefícios como auxiliar na redução do colesterol, no bom funcionamento do intestino e melhora na imunidade.

Com tantas opções deliciosas queremos cozinhar todas. Escolha a sua favorita e agrade toda a família.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.