Nos dias quentes ou nos dias frios, beber bastante suco é uma ótima opção para suprir parte da necessidade de líquidos do organismo. Todavia, abrir a geladeira e só encontrar suco em caixinhas, totalmente processados é desolador. Por isso, vou te ensinar a preparar a Receita De Suco De Uva Integral, com a vantagem de poder congelar e armazenar por vários dias.
Deixá-la pronta para ser consumida irá facilitar muito sua vida e ainda te ajudar na difícil tarefa de expulsar os refrigerantes de vez do seu cardápio do dia a dia.
O suco integral cuida de sua saúde com os benefícios do suco, possui uma substância que combate radicais livres e regula a pressão arterial por exemplo, é incrível para a saúde. Porque se o motivo era praticidade, deixa eu te mostrar algo bem mais prático e com sabor de verdade.
Vamos começar!
Receita De Suco De Uva Integral Natural: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Preparando as uvas
- Inicialmente, é fundamental lavar bem as uvas. Para isso você pode mergulha-las durante 30 minutos em uma solução com 2 litros de água e 4 colheres de sal.
- Retire todas as uvas do cacho e arranque os talos que ficarem.
- Agora coloque-as em uma tigela e amasse-as. Não é preciso amassar bem, basta apertar um pouco, apenas para facilitar o processo.
Importante!
- Se você só tem em casa uvas com caroço, pode utilizar, mas não realize a etapa de amassá-las, pois é muito provável que nesse processo alguma semente seja esmagada, fazendo com que todo o suco fique amargo. Esse procedimento só é válido para as sem caroço. E não se preocupe, seu suco de uva não será alterado nem na cor nem no sabor por não fazer isso.
Hora de cozinhar
- Escolha uma panela que acomode com tranquilidade as frutas e as águas. Isto porque a mistura irá ferver e se sua panela for pequena, irá derramar uma parte.
- Leve a panela ao fogo, em temperatura alta, e quando iniciar a fervura deixe cozinhar por um período entre 10 e 15 minutos. Não exceda esse tempo.
Engarrafando o suco
- Após o cozimento completo, retire do fogo e coe o suco de uva integral em outro recipiente. Para fazer isso você pode usar uma panela de escorrer macarrão. O mais importante é escolher algo que suporte o calor, pois o suco é coado ainda quente.
- Escolha algumas garrafas e, com o auxílio de um funil, transfira todo o conteúdo produzido para elas.
- Feito isso, pode levar para geladeira. É só esperar esfriar e consumir!
Dica:
- Não descarte os restos de uva, existem receitas nas quais você pode utilizá-los. Um bom exemplo, é a geleia de uva e a farinha, que é feita com ela seca. Dessa forma dá pra fazer mais uma receita deliciosa e ao mesmo tempo não é preciso desperdiçar nenhuma parte da fruta.
Qual é o método mais adequado para adoçar?
É possível usar tanto o açúcar, de qualquer tipo, quanto o adoçante. A diferença é apenas que, no caso do açúcar, deve-se introduzi-lo já no início do preparo, assim que as uvas são colocadas no fogo junto com a água. Já o adoçante pode ser introduzido no momento de servir. Não existe uma quantidade adequada para eles, adicione-os à gosto.
Qual o melhor tipo de fruta para usar?
Qualquer tipo de uva dá bons resultados. No entanto, se você deseja obter aquele suco bem roxo, com cara de vinho tinto, então, o ideal é escolher as frutas mais escuras, a Vitória é um tipo bastante adequado para este propósito. Elas largam mais a coloração e deixam com um aspecto muito bonito.
Posso preparar com uvas murchas?
Sim. No entanto o sabor vai ficar um pouco alterado, não fica ruim, mas fica diferente do feito com frutas frescas. Outro problema é o tempo de validade. Com as frutas nas condições mencionadas ele cai, tanto no caso do armazenamento na geladeira, quanto no freezer. Essa opção é interessante para quem está com algumas a muito tempo na geladeira e pretende produzir uma bebida pra consumir em curto prazo.
Dá pra fazer sem cozinhar?
Dá, mas pular esta etapa vai deixar seu suco de uva integral com uma aparência e não muito agradável e com um gosto bem diferente do ensinado aqui, já que a uva oxida ao ser batida. Além disso, cozinhar a fruta possibilitará maior validade para a bebida. Devido a esses motivos o mais aconselhável é seguir todos os passos da receita.
Dá pra misturar com alguma bebida alcoólica?
Sim. Pode escolher a de sua preferência e adicionar depois de pronto. Vodka e Whisky são duas ótimas sugestões. Além disso, use sua criatividade para preparar drinks, utilizando outras frutas.
Qual ingrediente posso acrescentar para melhorar o sabor?
Existem diversos, tudo vai depender das suas preferências. Duas opções que combinam bastante são o limão e a maçã. No primeiro caso, basta acrescentar o suco à gosto. Já no segundo, é preciso realizar com a maçã o mesmo processo da uva, ou seja, ela também precisa ser fervida, pois também é uma fruta que oxida.
Você também pode adicionar água de coco, gengibre ou cana de açúcar. Experimente as possibilidades citadas porque além de deliciosas, elas são saudáveis e te permitem variar no cardápio.
Qual a validade?
Ele pode ser mantido por até 2 semanas na geladeira e existem algumas medidas muito simples de colocar em prática que vão ajudar a manter a qualidade por mais tempo: primeiro, procure guardar em alguma garrafa na qual entre pouca luz, aquelas de vidro escuro são as mais adequadas; e segundo, tampe bem o recipiente em que decidir guardar.
Dá para congelar?
Claro que sim! E é ótima opção para quem quer ter suco de uva integral por muito tempo. Para realizar isso, o mais indicado é utilizar formas de gelo, sacos de picolé ou sacos próprios para congelamento. Lembre-se de colar a etiqueta que lhe informe da data de produção do suco de uva. Armazenada nessas condições, ele pode durar até oito meses em boas condições para ser consumido.
Para utilizar você pode colocar no liquidificador com um pouco de água e bater ou esperar descongelar naturalmente, tanto na geladeira quanto em temperatura ambiente. Beba um copo por dia, o suco integral pode fazer maravilhas para seu coração e sistema nervoso, e sem adição de açúcar.
Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.
Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.