O Pastel de Belém, ou Pastel de Nata (como também é conhecido), é oriundo de Portugal, e consiste na combinação perfeita de massa folhada, nata e açúcar, que são assados juntos, permitindo que todos os sabores se misturem no processo de cocção, e formem uma verdadeira obra de arte que ultrapassa continentes.
Para provar essa sinfonia, eu trouxe uma maravilhosa receita de pastéis de Belém para você testar hoje mesmo, e comprovar que ela é realmente tudo isso que estou dizendo, e até mesmo um pouco mais!
Aceita o desafio? Então pode preparar sua mente para conhecer uma nova maravilha gastronômica. Logo após a nossa favirta, deixei mais opções para se deliciar. Se liga na receitinha:
(favorita) Receita de Pastel de Belém Clássico: Saiba Como Fazer
- 250ml de creme de leite fresco
- 150g de açúcar
- 3 gemas
- ½ xícara de água
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 10 gotas de baunilha
- 300g de massa folhada congelada
Modo De preparo
Massa:
- Abra a massa descongelada em uma superfície sem irregularidades.
- Com a massa aberta, a enrole no sentido horizontal, formando um grande rocambole.
- Corte esse rocambole em rolinhos de mesma medida, e os coloque em forminhas de empada, amassando para que preencham todo o espaço, deixando um pouco d emassa sobrando acima da forminha.
Creme:
- Em uma panela, coloque o creme de leite, a água com amido, o açúcar, as gemas e a baunilha, e mexa bem, até ficar homogêneo.
- Leve ao fogo médio, deixe a mistura ferver, enquanto você mexe.
- Após levantar fervura, desligue o fogo e deixe descansar o creme a parte.
- Com o creme frio, encha as forminhas já montadas com a massa crua, deixando um pouco de massa livre, aproximando 0,5 cm, para não correr risco de ela esborrar.
- Leve para assar as forminhas, com o forno a 180°C, até que dourem e estará pronto!
2º. Caseiro
Uma opção aos que querem participar de todos os preparos da sobremesa, e evitar comprar quaisquer produtos industrializados.
O preparo da massa folhada pode assustar, mas e mais simples do que dizem, basta se atentar na quantidade de dobras, para garantir um belo folhado quando ela for assada.
3º. Leite Condensado
Que tal acrescentar um pouco do Brasil em Portugal? Isso mesmo! Essa delícia fica possível por conta do leite condensado, que também torna a receita mais fácil, além de manter-se deliciosa.
É o toque desse clássico brasileiro, repaginando o clássico português.
4º. Limão
Que tal agradar aquelas pessoas que não gostam muito de doces? Para isso, basta acrescentar a acidez da fruta na base doce do recheio desses pastéis. Essa adição se dará através das raspas da fruta, que serão acrescidas ao creme e coadas quando ele estiver pronto.
A parte branca da casca de limão tem um gosto amargo, por isso tenha cuidado ao raspa-lo. Outra sugestão é o uso da mistura dos limões taiti e siciliano, para trazer perfume e acidez equilibrados.
Mas claro, caso queira, use apenas um deles, lembrando que o limão siciliano é menos ácido, mas é mais perfumado.
5º. Low Carb
Um espacinho especial para as dietas que restringem ingredientes, mas não deixam as pessoas passarem vontade durante o processo de perda de peso.
Com a opção low carb, você consegue comer essa sobremesa apenas usando farinha de castanha e eritritol, que substituirão a farinha de trigo e o açúcar respectivamente.
Caso queira trocar a castanha por outra oleaginosa, tome cuidado com leite escolhido, seu gosto poderá ser mais forte.
Para melhorar a experiencia, você também pode trocar a baunilha por outros ingredientes perfumados, como raspas de limão e a canela, para dar outro sabor, mais complexo e diferente.
6º. Saudável
Essa receita vai para quem quer aproveitar o sabor desse doce português, mas quer se manter na dieta. A troca de açúcares por mel e adoçante, ficam responsáveis pela doçura da sobremesa.
Já a massa, a união da batata doce com aveia em flocos e em farinha, contribuem para uma massa saborosa e sem peso na consciência!
Ah! Por mais que a batata doce tenha um sabor característico, ele não deixa gosto, contribuindo na textura da massa final.
7º. Torta
Uma nova versão do clássico pode parecer mais fácil do que se imagina. Aqui, os sabores são mantidos, pois a base do creme continua seguindo as tradições portuguesas, porém, a mudança está no formato. Pois é!
Aqui, ao invés de fazer porções individuais, você fará uma torta com a massa folhada, assim, quando for servida, basta cortar as fatias no formato da sua fome! Muito mais prático, certo?
8º. Vegano
Esta receita cai bem para o público vegano, que tem vontade de experimentar o doce ou já o comeu e sente saudade.
Como as massas folhadas geralmente têm derivados animais, você deve ler o rótulo antes de comprar a massa, ou até mesmo fazer uma do zero, aumentando o contato com a comida e elevando a experiência desse doce a outro nível.
Que tal uma dica? Caso você não queira usar leite de soja, use o leite de castanha, pois por ser gorduroso, a textura final ficará muito cremosa.
Essas foram receitas de pastéis de nata que fogem da tradicional portuguesa, mas não decepcionam no gosto. São variedades tão diferentes umas das outras, que é possível incluir todos os públicos e ainda se permitir experimentar novas coisas, sendo todas elas deliciosas.
Que tal fazer todas na sua casa e eleger a melhor? Com certeza vai ser difícil, afinal, todas vão concorrer duramente pelo primeiro lugar.