Apesar de não haver uma data exata de sua criação, o churros invadiu a vida dos brasileiros. A criatividade, que é o ponto forte desse povo, chegou longe, ao ponto de proporcionar adaptações muito apreciadas, como a versão mini.
Em aniversários, na praia, no bolo e até na janta, são diversas formas de combinar a receita desta massa para diferentes ocasiões. O preparo da receita de mini churros caseiro é mais simples ainda, sem necessidade de máquina ou bico de confeiteiro. Aprenda diversas outras receitas que usam a massa como base.
Receita de mini churros caseiro: saiba como fazer
- Duas (02) xícaras de chá de farinha de trigo
- Duas (02) colheres de sopa de açúcar
- Duas (02) colheres de sopa de manteiga
- Uma (01) xícara e meia (½) de água
- Uma (01) pitada de sal
- Óleo de cozinha
- Açúcar refinado
- Canela
- Doce de leite cremoso
Modo de preparo
da massa:- Sem acender o fogo, coloque toda a água, a margarina e o açúcar dentro de uma panela.
- Depois, acrescente a pitada de sal à mistura.
- Leve ao fogo médio e mexa todos os ingredientes até ferver.
- Com a panela borbulhando, acrescente a farinha de trigo e mexa bem até a consistência da massa ficar mais dura.
- Sove a massa enquanto ela ainda estiver bem quente para deixá-la mais macia e fácil de trabalhar.
- Pegue um pedaço da massa e enrole até ficar no formato de uma cobrinha.
- Tire as pontas e corte do tamanho que preferir.
- Encha a panela com óleo e espere ferver.
- Com o óleo quente, coloque os mini churros na panela para fritar. Coloque-os sobre papel absorvente para escorrer a gordura.
- Em uma tigela, coloque açúcar e canela e, com o doce ainda quente, passe os churros na mistura.
- Para o recheio ficar ainda mais cremoso, misture creme de leite com doce de leite.
- Coloque o doce dentro de uma bisnaga e recheie o mini churros para servir. Não é necessário confeitar com bico.
2º. No pote
autor: Leticia Chocolet’s
Esta opção é ótima para quem quer empreender com doces e sobremesas simples e rápidas de preparar. Os recheios podem ir além do doce de leite, já que oferecer variedade pode atrair ainda mais pessoas a consumirem.
O ideal é utilizar a tampa para separar o recheio escolhido dos churros. No entanto, caso não encontre para vender, a autora do vídeo ensina a improvisar com plástico filme. Assim, os doces não se misturam.
3º. Gourmet
autor: Receitas da T’Ivone
As festas de final de ano exigem criatividade por parte de quem cria. Por isso, que tal gourmetizar a receita?
Adicionar confeitos deixa a sobremesa ainda mais bonita para enfeitar a mesa da ceia de Natal, por exemplo. Além disso, a autora da receita ainda coloca os doces dentro de uma forminha colorida. Deixe a imaginação guiar o processo de criação!
4º. Na airfryer
autor: Cozinha do Bom Gosto - Gabriela Rossi
A fritadeira sem óleo veio para revolucionar a gastronomia e deixar os pratos ainda mais práticos de se preparar. Por isso, que tal diminuir a gordura da receita e fazer um doce tão delicioso quanto?
A massa é preparada da mesma forma explicada acima. No entanto, a autora optou por deixá-la em outro formato e pincelou um pouco de óleo antes de colocar na airfryer. A temperatura deve ser de 200º e o churros deve ficar lá por cinco minutos.
5º. De chocolate
autor: Chefe Liria Maziero
Chocolate deixa tudo mais gostoso, não é mesmo? Que tal acrescentá-lo à receita e fazer uma massa diferente?
A autora modificou a sobremesa e colocou cacau 50% na mistura que vai ao fogo. O recheio pode variar, desde chocolate até leite condensado. É possível fazer sem sal, mas ele ainda dar uma amenizada no doce e destaca ainda mais o sabor.
6º. Com chocolate quente
autor: Aquela Receita
O churros acompanhado de chocolate quente é uma sobremesa muito tradicional na Espanha, principalmente na cidade de Barcelona. Mas você não precisa ir tão longe para experimentar a iguaria.
Para criar a calda, a autora da receita utilizou chocolate meio amargo, leite e açúcar. Além disso, ela dissolveu amido em leite e adicionou à mistura. Deixe o creme centralizado para servir.
7º. Sem glúten e sem lactose
autor: Feliz sem Glúten
Ninguém merece passar vontade, não é mesmo? A receita pode ser adaptada para celíacos e intolerantes à lactose sem perder o sabor e a consistência.
Para isso, a autora do tutorial optou por água no lugar do leite e uma farinha especial sem glúten. A massa fica igual à tradicional e pode ser consumida por todos, com ou sem recheio.
8º. Bolo
autor: Juh Simplicia
A autora não utilizou esta receita, mas conseguiu adaptá-la para criar um bolo tão delicioso quanto o próprio churros. Como recheio, ela optou por doce de leite, assim como manda a sobremesa tradicional.
Além de fofinho e macio, fica com o mesmo gosto. Vale a pena tentar surpreender a família e os amigos!
9º. Salgado
autor: Rita na Cozinha
O churros salgado existe e nós estamos aqui para provar que dar certo sim! A autora mostra como fazer a receita com mandioca, manteiga e sal. No entanto, é possível substituir por batata.
Para rechear, as opções são diversas. Que tal experimentar requeijão com carne moída, como no vídeo? Carne com cheddar e frango com maionese também são ótimas combinações para inventar. Como a massa é versátil, vale a pena inventar!
10º. No palito
autor: Como fazer fácil
Essa receita é de dar água na boca. A praticidade na hora de comer é muito importante, por isso a opção no palito é uma ótima ideia para transportar a sobremesa para outros lugares.
Neste caso, o autor colocou uma banana no palito e rodeou com a massa usando um saco de confeitar. Como essa é a versão mini, vale a pena cortar a fruta em pedaços antes de envolver com massa. Para completar, uma ótima ideia é mergulhar o doce no chocolate de sua preferência.
Que tal aproveitar as férias com várias opções, tanto doces quanto salgadas?