Se você já comeu cocada, sabe que o sabor é indescritível. E no caso da cremosa, o delicioso e suave gostinho do coco combinado com a doçura do leite condensado, tornam-na irresistível.
Isso sem mencionar a textura molinha com pequenos pedacinhos do fruto. Deu água na boca? Então saiba que dá pra ter essa delícia aí na sua casa em pouquíssimo tempo e com ingredientes bem simples. É muito fácil de fazer. Não perca tempo e conheça essa receita de cocada cremosa.
Vamos começar!
Receita De Cocada Cremosa de Leite Condensado: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Cozinhando a cocada
- Coloque todos os ingredientes em uma panela, escolha uma que seja antiaderente, isso diminuirá as chances de seu doce grudar.
- Leve ao fogo em temperatura baixa, mexendo sempre. A canela em pau também é misturada nesse momento, procure deixa-la inteira.
- Você saberá que está no ponto ideal quando estiver desgrudando do fundo da panela, geralmente, 15 minutos são suficientes. Quando isso acontecer, acrescente o creme de leite e retire a canela. Receita prontinha para ser saboreada!
- Agora é só transferir para os potes onde deseja servi-la.
Veja também essa lista incrível que criamos de receita de cocada simples e fácil de fazer de diversas formas diferentes. Temos ainda outra lista de doce de coco simples e fácil, são docinhos incríveis inclusive para vender. E não se esqueça da receita de fatias hungaras muito amcias.
Posso fazer esse doce pela manhã para servir só à noite?
Pode sim. No entanto, a cocada tende a perder a cremosidade à medida que esfria. Portanto, procure consumi-la quente, mas se isso não for possível, pode adicionar mais leite de coco para manter a textura por mais tempo.
Aprenda a retirar a casca do coco fresco para fazer a receita
Com um saca rolha ou faca fure um dos chamados olhos do coco, procure deixar o buraco com pelo menos 1cm de diâmetro. Em seguida, leve-o para uma forma e coloque no forno a 200°C, lembre-se de pré-aquecer, deixe por 20 minutos. Após esse tempo, retire e espere ficar frio. Agora a casca saíra com mais facilidade.
Você também pode tentar quebrar a casca e depois raspar o coco. No entanto, esse método exige mais força e destreza. Se optar por ele, tome cuidado para não se machucar.
Por que minha cocada talhou?
Uma das coisas que podem fazer com que isso aconteça durante o preparo dessa receita é colocar os ingredientes na panela e deixar lá. Sendo que o correto seria misturar tudo e levar o mais rápido possível ao fogo.
Como deixar com a consistência de uma cocada tradicional?
A única diferença é a adição de açúcar na receita. É preciso colocá-lo na panela para cozinhar antes de todos os outros ingredientes, deixando que forme uma calda. Após isso, pode continuar seguindo o passo-a-passo da receita de cocada cremosa, só espere a massa ficar mais espessa. Depois de tudo pronto, vá retirando com a colher e depositando pequenos montinhos em cima de um papel manteiga. Seja rápido, pois a massa endurece muito fácil para comer nessas receitas de cocada.
Dá para incrementar o sabor ou a aparência?
Sim e de um jeito bastante fácil. Há a possibilidade de adicionar, além daquela que já vai dentro da massa, um pouco canela em pó por cima da cocada. Outro sabor que combina muito com o coco é o do cravo da índia, também pode colocá-lo sem medo. Só procure deixá-lo de uma forma que possa ser retirado, pois seu sabor é forte e pode não agradar a todos. Uma opção é espetá-lo no centro de cada um dos potinhos, de forma semelhante a utilizada para decorar beijinhos. Fica lindo e deixa um gostinho e aroma deliciosos.
Ficou amarronzada ou com pedaços mais escurecidos e agora?
A principal razão para isso acontecer é a utilização do fogo em temperatura alta, o que não é indicado. Uma vez que, quando faz isso, provavelmente, parte da massa irá grudar no fundo e queimar, essa parte queimada passa para o restante e produz o resultado mencionado.
Para evitar que grude, é importante não parar de mexer em nenhum momento, até ficar pronto. E realizar isso raspando as laterais e o fundo. Dessa forma, o conteúdo cozinha por igual.
Mas se já subiu o fogo e já causou uma crosta, então, primeiramente, não a raspe, deixe onde está. Depois, escolha outra panela, coloque tudo dentro, volte para o fogo e termine o processo. Ufa! Problema resolvido!
Posso preparar com o coco ralado de saquinho?
Pode. O resultado que vai obter não terá a mesma qualidade na textura ou no sabor que aquele obtido usando coco fresco, mas é perfeitamente possível substituir e fica muito gostoso também.
Qual a validade?
Se decidir armazenar a cocada em temperatura ambiente, o período máximo em que ela se mantém com condições de ser consumida é de 3 dias. Entretanto, se for possível guardar na geladeira esse prazo se torna maior, sobe para 7 dias.
Posso congelar?
Pode sim e o procedimento é igual ao dos demais doces feitos com a base de leite condensado. Primeiro é preciso esperar esfriar totalmente para, em seguida, acomodar a massa em um saquinho plástico. Sempre opte por utilizar aqueles que são produzidos com essa finalidade. Retire de dentro o máximo de ar que conseguir e feche o saco. É importante colocar uma etiqueta com informações sobre o produto, por exemplo: o dia em que foi produzido e o tipo de docinho. Dessa forma pode se orientar melhor no dia em que resolver servir ou consumir a cocada.
O momento de descongelar exige ainda mais atenção, ele é, muitas vezes, o responsável por estragar a textura. Por isso, evite realizar o descongelamento em temperatura ambiente, o ideal é realizar isso dentro da geladeira. Também não é indicado tentar apressar o processo utilizando calor.
Sei que agora está pronta e sabe como fazer cocada cremosa perfeita. Faça a alegria da família ainda hoje com doces e sobremesas para saborear.
Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.
Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.