10 Receitas de Nhoque Caseiro Além de Propostas, Uma Mais Saborosa Que a Outra

  • Um prato muito especial e extremamente elegante. Uma massinha mega saborosa que agradará qualquer paladar.
Avalie este item
(20 votos)

O nhoque é um dos famosos pratos italianos que conquistou o paladar dos brasileiros. É caracterizado por uma massa preparada utilizando a batata ou a macaxeira misturada com farinha de trigo. Geralmente, ele vem acompanhado de uma lista variada de molhos.

Foi pensando nisso que trouxemos em detalhes uma receita de nhoque caseiro para você provar essa delícia. Além disso, pensando na variedade de opções, montamos uma lista com as melhores receitas para agradar todos os gostos.

Receita de Nhoque caseiro à bolonhesa simples e fácil: saiba como fazer

Rendimento
até 25 porções médias
Preparação
60 min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 500 gramas de carne moída
  • 6 Batatas Medias
  • 4 Tomates
  • Meia Cebola picada
  • Noz Moscada
  • Sal a gosto
  • Mostarda
  • 1 Molho de tomate
  • 1 Extrato pequeno de tomate
  • Sal a gosto para temperar as batatas
  • Farinha de trigo

Modo de preparo

  • Para preparar o molho, em uma panela ligada em fogo alto, coloque os tomates para ferver.
  • Enquanto isso, prepararemos a carne moída. Tempere com noz moscada, sal, cebola, mostarda e mexa com as mãos. Esses ingredientes são a gosto, coloque os da sua preferência.
  • Feito isso, coloque em uma panela ligada em fogo médio e deixe cozinhar.
  • Depois que os tomates ferverem, levamos ao liquidificador. Nesse momento, se o seu liquidificador tiver o espremedor, coloque os tomates dentro para retirarmos a casca. Se não tiver, não tem problema, só teremos que passar na peneira.
  • Depois que triturar bem, jogamos o líquido na panela com a carne.
  • Jogamos também um pouco de molho pronto de tomate que é menos concentrado.
  • Para deixar o molho mais saboroso ainda, acrescente o extrato de tomate.
  • Para terminar de cozinhar, acrescente um copo de água.
  • Enquanto o molho é preparado, descasque e corte em cubos as batatas. Cozinhe as batatas, dessa forma o tempo de cozimento será menor. Deixe no fogo até ficarem macias.
  • Com as batatas ainda quentes, coloque em uma vasilha e amasse bem todas por completo com um garfo ou espremedor. Acrescente sal.
  • Vá adicionando aos poucos a farinha e mexa sempre até dar o ponto semelhante ao de pão, uma massa homogênea.
  • Para preparar o nhoque, coloque água bem gelada em uma vasilha. Ela servirá para dar choque térmico na massa após cozida.
  • Reserve um espaço liso em sua mesa ou bancada, unte com farinha de trigo, fará com que a massa não grude na superfície.
  • Pegue com as mãos um pouco da massa, enrole na bancada até formar aquela "tripinha", corte nas porções desejadas e coloque na panela para cozinhar em água quente. Quando o nhoque subir, significa que está pronto. Tire da panela quente e coloque na água gelada, deixe por alguns segundos, retire e reserve. Essa massa rende bastante.
  • A montagem do prato é bem tranquila. Leve todos os nhoques para uma vasilha e jogue por cima o molho preparado.
  • O resultado, além de delicioso, é incrível. Você precisa provar, faça agora mesmo sua receita de nhoque!

Veja também essas listas de macarronada simples e macarrão caseiro, além de molho para macarrão de diversas formas.

2º. De batata doce

autor: Bete com carinho

Uma das receitas mais legais é quando é feita com batata... doce! Mesmo que a batata seja doce, o nhoque de batata doce pode ser acompanhado sem problema algum por alimentos salgados como o molho bolonhesa, por exemplo, que fica deliciosa e sua família vai amar e é sem glúten.

Basta você ter em sua casa batata doce, margarina, sal, tempero baiano a gosto, óleo, cebola, molho de tomate (extrato), carne moída e água fervente com sal, além de uma escumadeira com superfície adequada. Veja o modo de preparo no vídeo. Com molho branco fica ótimo.

Veja também:

3º. De mandioca, aipim ou macaxeira

autor: Receitas de Minuto por Gi Souza

Lembrando que mandioca, aipim e macaxeira é tudo a mesma coisa, seu prato vai ficar delícia! Pois, a massa da mandioca vai deixar muito macio, suculento e pronto para ser degustado.

Para você preparar essa receita, basta ter mandioca, farinha de trigo, manteiga, tomate, extrato de tomate, linguiça de pernil, cebola, alho, sal a gosto, orégano a gosto, manjericão a gosto e erva doce a gosto. Confira o passo a passo acima.

4º. De abóbora

autor: Mamãe Vida Saudável

Abóbora é um vegetal com poucas calorias e rica em potássio, vitamina C e betacaroteno.

Melhora a saúde dos olhos, aumenta a sensação de saciedade, previne catarata, tem poderosos antioxidantes que atuam nos olhos, fortalecer o sistema imunológico e muito mais.

Há várias receitas tradicionais feitas com a abóbora, semelhante ao camarão na moranga. O nhoque de abóbora é uma delícia e é facinho de preparar, pois vão poucos itens, abóbora cabotiá, ovo e temperos a gosto.

A abóbora cabotiá é a abóbora japonesa que pertence à família das cucurbitáceas se diferencia das demais abóboras por ser mais sequinha e ter uma casca mais grossa. É usada para purês, sopas, nhoques, sobremesas e até mesmo de alternativa à carne seca em pratos vegetarianos.

5º. De mandioquinha

autor: Mohamad Hindi

Além das versões citadas acima, temos o de mandioquinha. Essa opção de mandioquinha tem um sabor diferenciado por causa dessa raiz, que também é chamada de batata-baroa, batatas fiúza, batata-salsa, cenourinha-amarela ou cenourinha-branca.

A mandioquinha é uma raiz tuberosa comestível muito usada na culinária brasileira e neste prato não é diferente! Tem um sabor todo especial e deixa seu prato mais elegante e apetitoso.

Tudo o que precisa é mandioquinha, tomilho, azeite, noz moscada, colher (sopa) de queijo parmesão, costela suína, cebola, alho, molho de tomate, pimenta do reino preta, manjericão e agrião.

6º. De banana da terra

autor: Mohamad Hindi

Quando a gente pensa nesse prato já logo imaginamos aquele prato suculento com molho que nos espera a maioria dos domingos, não é verdade? E se eu te disse que existe uma versão meio doce que é tão gostosa quanto a versão original salgadíssima?

É o de banana da terra que é feito com uma fruta que é uma variedade de banana de grande porte oriunda da África, chegando a aproximadamente 30 cm de comprimento.

Sua casca é amarela escura, com manchas pretas quando madura; polpa rosada e macia. E, esta receita, apesar de ser uma fruta doce, ela vai dar origem a um prato que é salgado. A banana não tirará o sabor, mas fará com que fique um sabor sem igual e deliciosíssimo.

Tudo o que precisa ter é banana da terra, carne seca, manteiga, talo de coentro, azeite e tucupi.

7º. Recheado

autor: Bete com carinho

Se adora a versão comum e tradicional, vai adorar também, certamente, o nhoque recheado.

Esta delícia é fácil e vai surpreender seus convidados. Você pode soltar a imaginação e rechear como preferir, mas, se quiser uma sugestão, aqui está!

Tudo o que precisa ter leite, margarina, temperos, muçarela ralada, presunto ralado e extrato de tomate. É uma receita deliciosa!

8º. De forno

autor: Gabriel Freitas

Das formas mais fáceis de se preparar é feito de forno. Basta preparar a massa, colocar no forno e esperar assar!

Mais dúvidas? Siga as recomendações do vídeo e tenha em mãos ingredientes como batata inglesa, sal a gosto, manteiga, creme de leite, farinha e ovo.

9º. Doce

autor: Dika da Naka

Se ficou imaginando que a versão doce seria bacana, podemos responder a essa pergunta com um "Sim!". É "ótima" na verdade!

Pois, se a receita salgada já dá água na boca, imagine a doce que pode fazer sucesso nas suas festas de aniversário, por exemplo, deixando muita gente admirada com tamanha criatividade.

Além de ficarem com a aparência super bonitinha, lembrando aqueles docinhos de festa, ainda fica com um gosto que ninguém bota defeito.

E para fazê-los, tenha 1 xícara (chá) de farinha de trigo, açúcar, manteiga, ovos, leite, queijo parmesão ralado, coco ralado, fermento em pó e água. Aprenda a fazer.

10º. De arroz

autor: Receitinhas Com Amor

Sabe aquela sobra de arroz que pouca gente gosta e vai para o lixo? Dá dó, né? E se eu te disse que pode aproveitá-lo e preparar a deliciosa massa em seu lar e agradar sua visita?

Basta ter o arroz cozido já pronto, ovos, margarina, água, trigo, sal a gosto, queijo parmesão ralado, pimenta do reino a gosto, cheiro verde a gosto, carne moída, alho, cebola e outros.

Impossível você sair desse post sem saber o preparo do nhoque, não é? Agora é com você! Separe os ingredientes, chame a família e prove essa delícia. São receitas fáceis para fazer, difícil será escolher apenas uma.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.