Pudim de Leite Condensado Incrível na Air Fryer

  • Um sobremesa perfeita e muito saborosa que conquistará toda sua família.
Avalie este item
(5 votos)

Ahh o pudim de leite condensado, uma sobremesa que quase todo mundo ama, em minha casa é uma das mais pedidas

Cheia de segredos que irei mostrar a agora e você aprenderá a fazer pudim de leite condensado lisinho na air fryer (fritadeira elétrica sem óleo).

 

INGREDIENTES

6
Ovos
150g
de Açúcar
1 Colher
de Baunilha
395g de leite condensado
300ml de leite
Forma
17 x 7,5 cm
 
Quantidade
12 porções
 
Preparação
6 horas

Modo de Preparo: Como fazer o pudim de leite condensado na Air Fryer

 
1

Fazer o caramelo mais fácil da sua vida

Vamos preparar o caramelo. O desafio para nossa equipe foi fazer absolutamente tudo na Air Fryer, então até o caramelo fizemos no aparelho.

Você pode optar por fazer o caramelo no fogão.

Coloque o açúcar na forma e acrescente 8 colheres de água. 150g de açúcar equivalem aproximadamente a 7 colheres de açúcar, então usamos uma colher de água a mais do que de açúcar, siga essa proporção caso queira mais calda.

Misture bem e leve à air fryer de 18 a 23 min em 200º.

Observe apenas a cor do caramelo de tempos em tempos, não deixe muito escuro.

Você não precisa mexer o açúcar, ele fica pronto sozinho.

2

Fazendo a Massa do Pudim maravilhoso

Em uma tigela, acrescente 2 ovos inteiros e 4 gemas. Misture com um fue ou garfo.

Acrescente o leite condensado, o leite e a baunilha.

Misture bem.

3

Calda Pronta, hora de untar a forma

Com a calda pronta é hora de untar a forma com ela.

A forma sairá muito quente, então tome cuidado.

Com um pincel de silicone, pincele toda a lateral e centro até formar uma boa camada de caramelo.

Isso é muito importante para desenformar o pudim de leite.

4

Preencher a forma e Assar

Com uma peneira, preencha a forma com a massa que reservou. Peneirando vamos tirar qualquer película dos ovos e deixar o pudim lisinho.

Embale a forma do pudim com papel alumínio, feche bem as laterais.

Coloque para assar na fritadeira elétrica de 1h a 1:30h em 110º.

A Cada 30 minutos, abra sua fritadeira para sair um pouco do calor. Basta tirar a gaveta esperar 20 segundos e colocar novamente.

Dica:

Nunca ultrapasse os 120º, isso destruirá seu pudim.
Queremos um pudim lisinho e não aquele cheio de furos.
Para isso, o pudim deve ser assado lentamente a uma temperatura que não faça o leite ferver.

Quando assamos em um forno comum, usamos o famoso banho maria. A função do banho maria é justamente impedir que a temperatura do pudim suba demais.

Geralmente a grande maioria de fornos para a casa tem a temperatura mínima de 180º graus. E ainda depende do tio de gás, se é encanado ou de botijão.

Por isso se usa o banho maria no forno tradicional.

Na air fryer não precisa, porque chegamos a baixas temperaturas no aparelho.

5

Finalizar e desenformar o pudim delícia

Após assar, deixe na geladeira por 5 horas.

Após isto, leve o pudim aberto a Air Fryer de 2 a 3 minutos em 200º. Isso é apenas para aquecer o caramelo.

Se achar arriscado, pode usar o fogão para esquentar a forma.

O pudim fica soltinho na forma.

Desinforme e aproveite essa delícia, é incrível.

Quando o pudim está pronto?

Essa receita você pode variar os ingredientes dependendo de seu gosto pessoal. Você pode retirar ou incluir temperos, sugerimos provar ao menos uma vez com todos os ingredientes.

Quando o pudim está pronto?

O pudim está pronto quando está com uma consistência firme. Dê uma batidinha na forma e veja se está durinho ou líquido.
Se estiver líquido precisa continuar assando, se estiver durinho como uma gelatina, já pode retirar e levar para a geladeira.

Qual o Ponto do Pudim?

O ponto do pudim é quando ele estiver com a consistência durinha, como uma gelatina bem firme.

Quando desenformar o Pudim de Leite Condensado?

Você pode desenformar após um bom tempo na geladeira. Ele precisa estar gelado para não desmontar. Tenha paciência, sua receita ficará perfeita.

 

Quando o pudim não endurece e fica mole o que fazer?

Se o seu pudim não endurece e fica mole, você deve continuar assando e se mesmo assim não resolver o problema, confira a quantidade de ovos que colocou na receita e se seus ovos eram muito pequenos.
O ideal é usar ovos grandes e uma quantidade significativa de ovos, são eles que deixam o pudim durinho.

 

Qual acompanhamento para pudim?

O melhor acompanhamento para o pudim, sem dúvida é o chantily. Ele não conflitará com a textura e nem com o sabor. Porém faça um chantily lisinho, com açúcar impalpável ou adoçante, não use açúcar comum, ficará parecendo areia na boca.

Por que o pudim talha e quebra?

Se o seu pudim está talhando, quebrando ou ficando cheio de furos é porque assou em uma temperatura muito alta. Pudins devem ficar a temperaturas abaixo de 120º.

Por que meu pudim demora para assar?

Geralmente, pudim demora para assar mesmo. Mas se estiver levando mais de 1:30, pode ser que a temperatura esteja baixa demais ou principalmente tenha colocado pouco ovo na receita.

compartilhe a imagem abaixo no pinterest

Saiba mais Sobre O Pudim

O pudim tem sua origem em Portugal. Segundo a lenda, ele foi inventado por um abade que escondia a receita de todos que lhe perguntavam. Com a fama do doce entre a população, o abade resolveu criar um concurso, uma competição com outros confeiteiros, para saber se algum deles conseguia copiar perfeitamente sua receita.

Porém, ninguém conseguiu copiar fielmente a receita do abade, mas, com a competição, os portugueses descobriram mais ou menos como fazer algo parecido.  A receita do pudim do abade ficou guardada por muitos anos, sendo descoberta somente após sua morte. Consistia em gemas, água, açúcar e toucinho de porco.

O nomeado Pudim de Priscos foi, e continua sendo, um dos sucessos da culinária de Portugal. O doce fez tanto sucesso que logo tomou o mundo, principalmente o Brasil. Aqui, conhecemos diversas receitas e tipos de pudins, aos quais foram adicionado chocolate, frutas, caldas, e tantas outras coisas deliciosas.

O pudim de leite condensado é o queridinho dos brasileiros, simples de se preparar e não tem erro quando o assunto é doce. É consumido em território nacional, mas tem cheirinho de comida mineira. Você conhece alguma casa bem mineirinha que não tenha uma especialista em pudim? Dona Conceição, senhora minha avó, é especialista em pudim e não passa um evento ou festa de fim de ano sem trazer seu delicioso pudim de leite condensado, receita que ela sabe de cabeça, que passa de geração para geração desde o interior de Minas Gerais para as mesas da grande São Paulo.

Porém, estamos em 2020 e muitas coisas mudaram para nos ajudar a aproveitar nosso dia a dia com mais prazer. A tecnologia, que hoje existe por toda parte, pode nos auxiliar até mesmo na hora de fazer o pudim da vovó, acredita? Pois bem, hoje contamos com tecnologia na cozinha com as modernas panelas elétricas. Elas ficaram muito famosas nos últimos anos pela sua facilidade e versatilidade; hoje, há diversas marcas no mercado, sendo possível adquiri-la por um preço acessível, mostrando-se um utensílio versátil e extremamente prático.

A Air Fryer é uma panela elétrica maravilhosa que pode te ajudar a fazer o delicioso pudim da vovó sem ter que usar o banho-maria e ficar horas e mais horas esperando que ele asse, além do medo que a água seque. É a tecnologia a favor da culinária! Esse tipo de panela é maravilhoso, pois funciona com um sistema de aquecimento composto com uma hélice que faz o ar super quente girar tão rapidamente que consegue cozinhar o alimento colocado lá dentro. Ela é prática, tem efeitos maravilhosos e, nesse caso, não desperdiça o gás.

O mais legal é que, com a Air Fryer, tudo é feito de maneira elétrica e eficaz. Você vai impressionar as pessoas com uma deliciosa sobremesa, super fácil e prática de fazer, além de impressionar a si mesma com a versatilidade de sua Air Fryer e a deliciosidade e a cremosidade desse pudim.

Aproveite e confira a comparação para saber qual é a melhor fritadeira elétrica sem óleo do mercado.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.