11 Receitas de Panetone Salgado Diferente E Delicioso com Alternativas Sensacionais para Você

  • Esse prato tradicional do Natal pode ganhar novos sabores salgados deliciosos e inovadores, conheça diversas versões dessa receita maravilhosa
Avalie este item
(15 votos)

O panetone já é uma iguaria extremamente tradicional nas mesas natalinas, no entanto, o mais comum é que ele seja consumido na sua forma doce. Porém, as receitas salgadas vêm ganhando mais espaço e favoritismo no paladar das pessoas.

Existem diversos recheios que combinam muito com o panetone salgado. E para te ajudar hoje vamos te ensinar como faz panetone salgado e aprenda mais outras opções de receitas para complementar sua ceia!

Receita de panetone salgado recheado: saiba como fazer

Rendimento
3 panetones de 500 gramas
Preparação
2 horas
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • 1kg de farinha de trigo
  • 1 ovo inteiro e 3 gemas
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 1 xícara de 250 ml de água morna
  • 1 xícara de250 ml de leite morno
  • 3 colheres de sopa de margarina
  • 30g de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de sal

Modo de preparo

  • O processo para o panetone começa com a esponja. Coloque em uma tigela 200 gramas de farinha, 30 gramas, 2 colheres de sopa de açúcar e 250 ml de água morna. Misture tudo até ter uma massinha leve e homogênea, cubra com pano ou plástico filme e deixe descansar por cerca de 40 minutos ou até fermentar.
  • Após o descanso da esponja, coloque o restante da farinha e abra um buraco no meio dela.
  • Despeje as gemas e um ovo inteiro, uma colher de sopa de sal, três colheres de margarina ou manteiga e 4 colheres de óleo. Depois coloque seu leite morno e mexa a massa muito bem.
  • Quando sua massa estiver mais ou menos misture, coloque em uma bancada e sove levemente por cerca de 15 minutos.
  • Abra a massa em uma superfície e coloque cheiro verde a gosto e logo após, divida a massa em 3 porções iguais (mais ou menos, 600 gramas por porção) e boleie as porções.
  • Agora, abra a massa e é só rechear de acordo com sua preferência, mas lembre-se de cortar bem os recheios.
  • Feche seu panetone e misture bem novamente e depois faça uma bola com ele. Passe para uma forma de panetone e pressione aos poucos para não deixar espaços nas laterais, faça um corte de cruz no topo da massa e deixe descansar e fermentar por uma hora e meia, ou deixe crescer até ela dobrar de tamanho.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus, deixe que o panetone asse por 50 minutos até dobrar e corar. Retire, deixe esfriar por alguns minutinhos e sirva!
Dica:

Com esta receita, você pode rechear com o seu gosto. Algumas sugestões de ingredientes do recheio são bacon, queijo parmesão ralado, frango com requeijão e, até mesmo, cogumelos. O queijo ralado pode ser usado por cima como decoração.

Esse pode ser um prato destaque em sua mesa da ceia de Natal, mas também, pode estar presente em outros momentos do ano.

2º. De liquidificador

Autor: Receitas de Alexandre Alarcão

Apesar de parecer uma receita super difícil e trabalhosa, é possível fazer um panetone delicioso usando apenas um liquidificador. Com isso, é possível conseguir uma massa macia sem muita sova.

É uma versão prática e que pode ser recheada com diversos recheios, desde o básico ao mais complexo.

3º. De bacalhau

Autor: Flávia Mundel

Que tal unir um pouco do Natal com a Páscoa? O clássico bacalhau pode ser recheio da iguaria natalina.

Para ter uma receita macia e deliciosa, trabalhe bem a massa para q e ela mantenha a umidade e a aeração. E no recheio o queijo pode ser um adicional que traz liga ao bacalhau.

4º. De frango com catupiry

Autor: Marcia Midori

O frango com catupiry é um recheio muito comum e delicioso para fazer panetone versão salgado.

Essa receita pode ser feita sem glúten e ganhar ainda mais maciez e umidade da massa quanto a receita tradicional. É uma forma deliciosa de inovar sua ceia de Natal.

5º. De presunto e queijo

Autor: Armando Felipe

Esse é um tipo de recheio que combina muito com todas as ocasiões. Além disso, a massa é fácil de fazer, tornando esse panetone super macio e delicioso.

E esse é um prato que pode ser feito durante todo ano, e não apenas no Natal. E para quem quer incrementar, você também pode adicionar azeitonas e requeijão. O céu é o limite!

6º. De calabresa

Autor: Adriana Ferdinando

O panetone com linguiça calabresa traz um sabor marcante e delicioso. Ele pode ser complementado com diversas coisas, como milho e queijo.

A massa pode ser feita de maneira simples e ganhar toda maciez. A calabresa também é perfeita para criar uma decoração no panetone.

7º. Macio

Autor: Dika da Naka

Conseguir a tradicional maciez e umidade desse prato natalino pode ser um desafio para quem está se aventurando pela primeira vez nessa receita.

Para garantir que sua massa terá todas características, é preciso pensar nas técnicas de confecção. O uso proporcional de farinha e sova é uma das coisas que podem ajudar a conseguir a massa perfeita.

8º. De camarão

Autor: Clara Guimarães

Para inovar nos recheios e trazer a elegância dos frutos do mar, o camarão pode ser perfeito para o seu Natal.

O camarão é perfeito para a decoração no prato natalino, o que deixa sua ceia marcante. É preciso, apenas, se atentar a limpeza e ao ponto do camarão para o recheio e decoração.

9º. De bacon

Autor: Sabores da Aline

O bacon é um queridinho da cozinha e que combina com muitas outras coisas, mas, em especial, com os queijos.

E nessa receita, é uma versão turbinada com um creme de queijos que é similar a versão trufada da iguaria de Natal.

10º. Vegano

Autor: Mussinha

Os vegano também podem aproveitar esse prato de Natal. Mesmo sem o uso de glúten, ovos e leite, conseguimos ter uma massa fofinha e úmida.

Para recheio pode ser escolhido cogumelos, legumes ou qualquer outras coisa de sua preferência.

11º. Sem glúten

Autor: Culinária Saudável com Suzana

A versão sem glúten é deliciosa para quem ter restrições ou quer tentar uma versão mais saudável para o dia a dia.

Com essa massa é possível conseguir um panetone fofinho e delicioso que manterá a umidade mesmo conservando após o dia de confecção.

Com essas receitas você irá trazer um outro olhar e inovação para sua ceia de Natal e é possível testar diversos recheios.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.