Nem só de ovos de chocolate se faz a páscoa, um doce tradicional dessa data, muitas vezes esquecido, é a Receita De Colomba Pascal Tradicional Simples e Fácil. Ele, além de ser delicioso, possui variadas versões, o que permite adaptá-lo aos mais diversos gostos, não tem erro.
Por isso, se você deseja preparar algo diferente para oferecer aos amigos e família nesse dia ou mesmo para presentear alguém especial, então, se prepare, temos a receita perfeita. Dá inclusive para fazer uma renda extra. Gostou?
Então, vamos começar!
Receita de Colomba Pascal Tradicional Simples e Fácil: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Preparando a esponja
- Em uma batedeira, utilizando o gancho, adicione a farinha de trigo, o fermento e um pouco de água, apenas o suficiente para bater a massa, não é necessário deixa-la líquida apenas levemente umedecida.
- Comece batendo na velocidade mínima e depois de 1 minuto aumente a velocidade. A textura desejada é de uma massa com consistência e grudenta.
- Já com tudo misturado transfira a massa para uma tigela e deixe descansar por 1 hora em um local abafado. Nesse período ela irá duplicar ou até mesmo triplicar de tamanho da receita de colomba pascal.
Dicas:
- Se você não tem uma batedeira com gancho em casa, pode bater a massa com uma colher de pau ou com uma espátula, também funciona muito bem.
- Adicione a farinha peneirando-a, isso irá ajudar a massa a crescer mais facilmente.
- Deixe a massa descansar dentro de um forno desligado, micro-ondas ou de algum lugar onde não passe nenhuma corrente de ar e que seja quentinho. Isso ajuda no processo de fermentação.
Hora de fazer a base!
- Coloque a esponja novamente na batedeira e acrescente a pré mistura para panetone.
- Ligue a batedeira e vá acrescentando água aos poucos. Nessa etapa o ponto é uma massa não mais grudenta, porém bastante elástica, você deve conseguir abri-la com as mãos sem que ela se rompa. Para testar, unte as mãos com óleo, pegue um pedaço pequeno e estique, tentando formar uma espécie de pequeno lençol. Se ao fazer isso a massa se mantiver inteira ou quase, não precisa mais bater.
- Agora adicione as frutas cristalizadas, as uvas passas e bata novamente para misturar.
Dando forma
- Divida a massa em duas porções e boleie ambas.
- Agora cubra-as com papel filme ou plástico e deixe que descansem por 20 minutos, em média.
- Em uma mesa ou bancada abra a massa com as mãos.
- Em seguida enrole, como se fosse um rocambole. Faça isso com as duas.
- Transfira pra uma embalagem própria para colomba pascal, vai encontrá-las em diversos modelos.
- Coloque em um local abafado para que possa crescer um pouco mais, de preferência um que seja mais quentinho. Aguarde o descanso da massa por 1 hora.
Dica:
- Se não tiver uma embalagem específica para este tipo de pão doce, não tem problema. É perfeitamente possível fazer utilizando uma forma pequena tradicional, só é necessário untá-la com manteiga e farinha de trigo. Retire todo o excedente de farinha para que ele não grude na parte de baixo da colomba.
Vamos à cobertura
- Em uma tigela coloque as claras e bata-as um pouco.
- Em seguida adicione o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo, a farinha de caju e misture tudo muito bem.
- Despeje a cobertura em cima de cada Colomba Pascal, espalhe com uma colher e jogue algumas castanhas de caju em cima, a quantidade fica a seu gosto.
- Finalize polvilhando bastante açúcar de confeiteiro.
Dica:
- Se prefere utilizar a cobertura com mais moderação então passe-a com um pincel de silicone, isso ajudará a diminuir a quantidade.
Hora de levar ao forno
- Leve o preparo ao forno, a uma temperatura de 140°C por, aproximadamente, 45 minutos. Prontinho! Já pode experimentar! Lembre de pré-aquecer por 15 minutos antes de colocar.
Veja também a receita de chocotone simples e fácil e o panetone trufado perfeito.
Dá pra fazer essa receita usando outras coisas no lugar das frutas cristalizadas e das passas?
Dá sim. Ótima opção é substituir por gotas de chocolate, sua receita de colomba pascal fica igualmente deliciosa. E, se desejar, mude também a cobertura, pode fazê-la com chocolate meio amargo. Experimente também acrescentar nozes, ameixa, castanhas, damasco e um pouco de raspas de laranja para deixar saborizado. Além disso, é possível usar farinha de amendoim no lugar da farinha de caju.
Dica:
- Essa receita rende 2 colombas, pode montar de frutas cristalizadas e outra de chocolate.
Dá pra finalizar toda a receita, enformar a massa com antecedência e deixar para levar ao fogo algumas horas depois?
Não dá. Depois de enformada e passada a 1 hora de descanso o ideal é confeitar e levar ao forno, não deixe muito tempo esperando.
Onde encontrar a embalagem descartável para colocar?
Vai encontrá-la facilmente em lojas que vendem artigos para festas ou confeitaria.
Devo guardar na geladeira?
Essa não é a forma de armazenamento ideal para este tipo de doce, visto que nessas condições o mais provável é que ele ganhe a textura mais endurecida, por isso o melhor é armazenar em temperatura ambiente.
Qual a validade?
Em condições adequadas de armazenagem a colomba pascal se mantém adequada ao consumo por um período de 5 dias.
Dá para congelar?
Dá sim. Use papel filme afim de cobri-la bem e em seguida coloque-a em um saco próprio de congelamento. Utilize alguma etiqueta com o objetivo de informar a data da produção e pode levar ao freezer. Você pode guardá-la assim por até três meses.
Dica:
Evite colocar comidas com cheiro forte junto com a Colomba Pascal, ela pode absorver o sabor, o que deixa um resultado bastante desagradável.
Confira no site as melhores receitas de páscoa para arrasar nessas datas lucrativas.
Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.
Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.