O gengibre é um tipo de raiz comestível que, ao acrescenta-lo na dieta, pode trazer para o consumidor diversos benefícios para a sua saúde. Pode ajudar desde a emagrecer até a tratar a má digestão, além de outros problemas ligados ao estômago como azia, enjoo e gastrite.
Essa planta pode ser consumida de forma ralada adicionada ao preparo de outras receitas ou em conservas para acompanhar um delicioso sushi.
Devido a todos esses benefícios chegou a hora de aprender essa receita de gengibre em conserva. Descubra como preparar várias variações dessa conserva para incluir em seu dia a dia
Receita de conserva de gengibre deliciosa: como fazer
- 400gramas de gengibre novo
- 3 pitadas (uma colher rasa de chá) de sal
- 150 gramas de açúcar cristal
- 300 ml de vinagre de arroz
Modo de preparo
- Primeiramente, lave bem as raízes, descasque o gengibre e corte em fatias finas;
- Em seguida, passe as fatias na água e escorra;
- Depois disso, em uma panela coloque-as com água e leve ao fogo alto por 2 minutos. Em seguida, desligue o fogo, escorra utilizando uma escumadeira, e retorne ele para a panela por mais 2 minutos ou até ferver;
- Passado o tempo, retire as fatias e coloque em uma bacia com água gelada e gelo por 2 minutos pondo fim ao cozimento. Em seguida, escorra e seque bem as fatias;
- Agora, coloque o gengibre dentro de um recipiente de vidro esterilizado e deixe esfriar enquanto isso, pode-se preparar o caldo. Para isso, coloque o vinagre, sal e o açúcar em uma panela, mexa bem e deixe até levantar fervura;
- Feito isso, feche o vidro e deixe-o na geladeira para curtir por uma semana e depois disso é só consumir.
- O gengibre indicado é mais suculento por isso é indicado usá-lo na receita, mas pode-se fazer com aquele que estiver a sua disposição;
- Pode-se utilizar um fatiador para cortar a raízes em fatias uniformes;
- Se o gengibre utilizado for o mais velho, deve-se ferver e escorrer quatro vezes para suavizar o sabor;
- Pode-se secar as fatias utilizando papel toalha ou distribuindo-as sobre um pano de prato limpo;
- Quanto mais tempo a conserva curtir no caldo, melhor ficará;
- Armazene sempre na geladeira para não estragar, ou 10 dias em temperatura ambiente
2º. Shoga gari
autor: Chef Helena Jang
A versão shoga gari, uma forma como o gengibre em conserva é conhecido entre os japoneses, é um prato típico da culinária japonesa.
Seu sabor costuma ser levemente adocicado com um toque de picância e nessa cultura, comumente é servido como forma de limpar o paladar da pessoa antes das suas refeições principais.
3º. Beni Shoga - vermelho
autor: Beleza na cozinha
O Beni Shoga é outro tipo de conserva típico da cultura japonesa. O seu sabor é mais adocicado e leve devido pois o açúcar é um dos seus ingredientes de base.
Um ótimo ponto dessa conserva é o fato da possibilidade de utiliza-la de forma fácil em seu dia a dia, adicionando-lhe saladas.
4º. Agridoce
autor: Dicas da Terê
Essa opção é ótima não só para saladas, como para sushis e servir de acompanhamento em pratos que são feitos à base de peixe.
Pois o seu sabor agridoce irá intensificar o sabor de qualquer uma dessas carnes ou até mesmo dos frutos do mar que estiver acompanhando.
5º. Low carb
autor: Clarinha mrk digital
Incluir receitas low carb podem auxiliar-te a ter uma vida mais saudável, pois essas receitas têm como benefício o auxílio na perda de peso já que induzem o corpo a sentir maior saciedade.
Além de ajudar o organismo a controlar o colesterol ruim e produzir mais colesterol bom, devido a diminuição dos triglicerídeos e da gordura visceral.
6º. Com açúcar mascavo
autor: vida organiza, casa e comida
As possibilidades de fazer essa conserva de gengibre são tantas que você precisa conhecer mais essa ótima sugestão de passo a passo.
Nessa opção, ao invés de utilizar o açúcar cristal, você acrescentará ao vinagre e às especiarias, o açúcar mascavo deixando a receita mais saudável.
7º. Opção Doce
autor: chef takeda
Essa dica é super fácil e prática, para utiliza-la em diferentes pratos que for preparar em sua cozinha e necessitar acrescentar um toque levemente doce e picante.
Aqui, você irá utilizar além do gengibre, açúcar refinado, vinagre de álcool e suco de limão, além de um pouco de água para deixar o sabor mais suave.
8º. Com laranja
autor: k dicas
Nessa deliciosa opção, você irá substituir o vinagre por alguns copos de suco de laranja, podendo ser o natural ou concentrado dissolvido em um pouco de água.
E assim será possível adicionar um sabor agridoce ao seu gengibre deixado na conserva e aos pratos ao qual ele for servir de acompanhamento.
9º. Acrescentando açafrão
autor: Alfredo Welker terapia et
Também conhecido como cúrcuma, quando adicionado ao preparo dos alimentos garante inúmeros benefícios para o nosso corpo.
Dentre os benefícios do açafrão para o nosso organismo estão a melhora da digestão, a desintoxicação do fígado além de ajudar, no controle do colesterol.
10º. Incluindo pimenta e alho
autor: coisas da Regi Moraes
Essa dica é para deixar sua conserva super temperada e com maior durabilidade. Mas o melhor é que será preciso apenas utilizar duas pimentas dedo de moça e três dentes de alho.
Dessa forma, ao ser servida a conserva irá dar um toque especial à refeição e poderá ser guardada na sua geladeira sem a preocupação de que ela vá azedar.
11º. No azeite
autor: Dicas verde
O azeite de oliva extravirgem é outro produto que traz muitos benefícios para nossa saúde. Comumente consumido nos países mediterrâneos, desenvolve um importante papel na prevenção das doenças cardiovasculares.
Além de ser uma ótima fonte de gordura, o azeite extravirgem tem a capacidade de reduzir a perda dos nutrientes dos alimentos durante o seu preparo.
12º. No vinagre de maçã com mel
autor: Doutor Satill
O vinagre de maçã é um importante aliado da nossa saúde ajudando proteger o organismo contra doenças cardiovasculares e remediar o envelhecimento precoce.
Assim, você poderá utilizar o gengibre e o vinagre da conserva para temperar suas saladas e além de deixá-las mais gostosas contribuirá para manter boa a saúde de sua família.
As receitas que foram sugeridas hoje são um compilado de dicas para deixar suas refeições não só mais gostosas, como mais saudáveis.
Podendo assim, garantir inúmeros benefícios a sua família devido a tantas propriedades que o gengibre possui. Então que tal testá-las e deixar o organismo de todo mundo um pouco mais protegido?