14 Receitas de Canjiquinha de Milho Doce E Salgada + Versões Que Vai Amar

  • Delicie-se com essa iguaria típicamente brasileira. Todos em sua casa irão amar.
Avalie este item
(21 votos)

Também conhecida como quirera de milho, xerém,ou péla égua, a canjiquinha é uma iguaria típica do Estado de Minas gerais, a qual é constituída de grãos de milho triturados grosseiramente e que são cozidos junto de uma proteína (geralmente suína).

Para te ajudar, separamos esta opção que ensina como fazer receita de canjiquinha de milho doce ou salgada, simples e cremosa. Tradicionalíssima das regiões sertanejas que você vai poder trazer junto do seu cotidiano e variar seu paladar.

Nossa favorita: Com linguiça assada. A linguiça toscana, aquela tipicamente presente nos churrascos brasileiros, é um excelente acompanhamento desse prato super tradicional.

Receita de canjiquinha Com linguiça: como fazer

Rendimento
6 pessoas
Preparação
50 min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 200g de bacon
  • 250g de canjiquinha
  • 5 dentes de alho
  • 600g de linguiça com pimenta biquinho Perdigão na Brasa
  • 1 cebola
  • 1 colher (sopa) de banha de porco
  • Água
  • Couve a gosto
  • Sal a gosto
  • 2 tomates
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • Cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Linguiça:
  • Retire a linguiça da embalagem. Separe os gomos e leve à grelha para assar;
  • O braseiro deve estar em fogo médio e a 40 cm da brasa.
Canjiquinha:
  • Deixe-a de molho na água para ela se hidratar no mínimo por 1 hora;
  • Em uma panela, coloque a banha e frite o bacon;
  • Quando ele estiver frito, adicione o alho picadinho, a cebola e água quente;
  • Tempere com sal e páprica;
  • Quando ferver, coloque tomate e a quirera de milho;
  • De vez em quando, misture bem para evitar que grude no fundo;
  • Pique a linguiça em rodelas e acrescente na panela;
  • Mexa por alguns minutos e acrescente o cheiro verde a gosto;
  • Reduza o fogo e finalize acrescentando couve picada e misture bem;
  • Está pronta.
Dicas Importantes:
  • Não fure a linguiça para aproveitar o máximo dela neste prato;
  • Se preferir, você pode usar óleo ou azeite no lugar da banha.

2º. Simples

autor: Carol Peixoto

Se a intenção é sugerir uma alternativa simples, mas muito saborosa, esse vídeo que separamos traz exatamente isso.

A receita leva apenas três itens (linguiça calabresa, alho e quirera) e te garante uma receita super gostosa. Refogue a calabresa com a quirera e em depois, deixe cozinhar por mais 10 minutos.

3º. com costelinha

autor: Receitas de Pai

Dentre as muitas opções de receitas presentes na nossa lista, essa é a minha favorita. A costelinha de porco grelhada na banha combina perfeitamente com a quirela, fornecendo um resultado simplesmente magnífico.

Anote aí o que você já deve ir separando para fazer essa delícia em casa: quirera, costelinha de porco, alho, tomate, banha, bacon, cebolinha e mais.

Tempere a costelinha suína, com sal e pimenta do reino à gosto.

4º.  Doce

autor: Cozinha sem Misterio

Vamos adoçar um pouco as suas receitas? Que tal então uma alternativa doce? Melhor ainda se for simples de ser feita.

Na receita, a autora usa e abusa do leite de coco, criando uma mistura de sabor leve e deliciosa. 1 xícara (chá) de quirera e 1 litro de água, adicione-os em uma panela.

5º. com frango

autor: Cozinhando com Fernando Couto

A carne de frango é outra que combina perfeitamente com derivados de milho. Por ser uma proteína de cozimento fácil e rápido, ela pode ser facilmente incorporada no creme formado pela quirela, deixando o prato ainda mais gostoso.

Na panela, coloque a quirera e cubra com água.

No vídeo, o autor prepara nos moldes tradicionais, usando panela de barro. Dica interessante para você que quer manter as origens dessa receita tipicamente mineira.

6º. com carne moída

autor: PADARIA DO SABA

Carne moída e milho é tipo romeu e julieta na cozinha, um foi feito para a outro. Tendo isso em vista, não teria como ficar ruim, não é mesmo?

Dá uma conferida nos itens: alho, pimenta do reino, colorau, açúcar, carne moída da sua preferência, cheiro verde, entre outros. Essa receita de canjiquinha com carne moída é divina.

7º. simples pura

autor: Cozinhando com Dona Elza

Este ingrediente puro também pode ficar bastante gostoso ao misturar com os condimentos certos.

Na opção que separamos, a autora mistura a quirela com queijo parmesão ralado e creme de leite. Mistura super cremosa que não vai faltar sabor para alegrar aquela noite fria junto da família ou amigos.

Coloque a quirera na panela e adicione água quente. Cozinhe até ficar macia, sem parar de mexer.

8º. com suã

autor: Ediane - Comida Mineira

A suã representa o corte que sobra da retirada da costela e do lombo. Quando cozida, essa carne fica bastante suculenta, combinando bastante com uma canjiquinha.

De modo a combinar sabor e praticidade, separamos uma alternativa que fica pronta em apenas 20 minutos em uma panela de pressão, cozinhe por cerca de 10 minutos.

9º. com carne seca

autor: Wal Leite

Essa é tudo de bom. Combinação perfeita dada pelo “mix” de carne seca com calabresa. Sabor é o que não vai faltar, junto com ambas acrescente a cebola e junte a quirera.

Na preparação, além dos ingredientes já citados, você irá precisar: azeite, cebola, alho, cenoura, pimentão, tomate, azeitona, molho de tomate, colorau, páprica doce e, claro, a nossa querida quirela.

10º. vegana

autor: Caverna do Zaratustra

Como de costuma nas nossas listas, aqui vai a alternativa vegana, mas que tenho certeza de que todos irão gostar.

O preparo leva uma grande diversidade de legumes, os quais juntos vão dar muito sabor a sua canjiquinha. Anote os vegetais que você terá que usar: quiabo, abobrinha, abobora d’água, cebola, cebolinha e tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos.

11º. com bacon

autor: Laise Britto

Um xerém que se preze tem que levar bacon bem fritinho. A gordura ajuda a dar sabor e liga a quirela, e a crocância é bastante agradável na boca. Adicione a água e a quirela na panela e deixe cozinhar.

Deixando as coisas ainda melhores, linguiça calabresa é sempre uma boa pedida nesse tradicional prato mineiro.

12º.  fit

autor: RIT TV

Esse delicioso prato caipira pode também ter versões mais saudáveis. Na que separamos, a proteína usada é o peito de frango, o qual apresenta um alto teor de proteínas e menos calorias.

Além disso, o ingrediente principal é cozido em um caldo feito com carcaça de frango, legumes e especiarias, o que dá ainda mais sabor ao prato. Uma delícia esta receita, para melhorar a alimentação e para quem, usa uma alimentação fit.

13º. com costela de boi

autor: Canal Aqui Tem!

Faltam palavras para definir como essa versão divina. A costela bovina, quando bem cozida, fica tão suculenta que vai chegar a desmanchar na sua quirela.

Nesta opção que separamos, a autora ensinará a preparar a costela sem uso da panela de pressão, de modo que ela fique bem cozida e pegue bastante o sabor dos temperos utilizados. Esta versão com costelinha é uma excelente pedida.

14º. Doce de canjiquinha

autor: Achegue-se!

A canjiquinha também pode ser utilizada para criar uma sobremesa ao estilo caseiro muito gostosa. De consistência firme, pode ser uma boa pedida de modo a variar os famosos doces da querida festa de São João.

Na preparação, você irá precisar apenas de seis ingredientes: xerém, água leite de coco, coco ralado, canela em pau em pó, cravo açúcar e sal. Coloque a canjiquinha de molho para amolecer, e use a panela para cozinhar.

Use a criatividade ou escolha a opção que melhor se encaixa em seus planos. Escolha sua opção e faça dela o prato principal nas festas juninas em sua casa. Bom apetite.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.