11 Receitas de Vagem Refogada & Muitas Alternativas para Deixar o Legume Mais Saboroso

  • Vegetal extremamente saudável, o segredo do prato está no modo de preparo e nos temperos utilizados.
Avalie este item
(21 votos)

A vagem é um vegetal com sabor leve e, por isso, se incorpora com facilidade a outros ingredientes. É um grande amigo da dieta, pelo seu baixo poder calórico e, ainda, traz benefícios para a saúde, como melhoras no sistema cardiovascular e no humor.

É ideal para comer no dia a dia e pode adquirir diversos sabores por causa dos temperos. Assim, trouxemos aqui a nossa receita de vagem refogada favorita. É a nossa dica para um almoço saudável. Depois dela, selecionamos ainda alguns preparos diferentes que vão agradar todos os paladares.

Receita de Vagem Refogada Tradicional: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 porção individual média
Preparação
15 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 200 gramas de vagem
  • 1 dente de alho partido ao meio
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Água
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  • Lave a vagem, corte as pontas e, em seguida, corte as em tiras grandes.
  • Em uma panela coloque a água para ferver.
  • Acrescente a vagem na água fervente e deixe cozinhar durante 5 minutos.
  • Retire toda a água da panela.
  • Acrescente a vagem, o alho, a manteiga, o sal e a pimenta.
  • Salteie o legume até a água evaporar completamente.
  • Desligue o fogo e transfira para um bowl.
  • Está pronto para servir.

2º. Com especiarias

Autor: Receitas

Essa receita tem como diferencial o tempero do ingrediente chave, que é feito com várias especiarias.

A combinação de sabores fica por conta da páprica doce e da semente de coentro. A páprica tem um sabor extremamente suave e é ótimo para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Já a coentro conta com uma refrescância específica e um sabor intenso, além de ser ótimo para a prevenção de diversos tipos de câncer.

3º. Na manteiga

Autor: O importante é ser feliz

Esta receita tem como diferencial a cremosidade.

O passo a passo de qualquer prato na manteiga garante uma cremosidade única ao prato além de um sabor extremamente concentrado que faz a gente ficar com água na boca.

Além disso, quando usada em pequenas quantidades, a manteiga é ótima para a saúde, já que contém uma gama de vitaminas A, D e K.

4º. Com batatas

Autor: Marina Morais

Nessa receita, o acompanhamento é o que dita o tom ao prato.

Usamos aqui a batata e o rabanete como ingredientes complementares e muito saborosos. O rabanete traz a receita o seu sabor adocicado e, ao mesmo tempo, ardido, além de muita saúde, já que é rico em vitamina C, ferro e fósforo.

Já a batata é um ingrediente chave em qualquer receita, além de proporcionar sabor e saciedade, melhora a disposição e ajuda na perda de peso.

5º. Com laranja

Autor: Tamires Figueira

O refogado ganha um ingrediente, no mínimo, inusitado.

O suco de laranja é o que dá ao prato sabor e auxilia o processo. A laranja é adocicada na medida certa e seu sabor se incorpora muito bem com o da vagem e das outras especiarias usadas no tempero.

A fruta ainda é ótima para a saúde, como melhora o funcionamento do sistema digestivo, protege contra doenças cardiovasculares e ainda controla a pressão alta.

6º. Com cenoura

Autor: Mine Sabonete

O ingrediente complementar dessa receita é a cenoura, que é cortada em pedaços menores de tamanho similar ao da vagem.

A cenoura aqui é cozida junto com a vagem, ela fica macia e, se cozida no vapor, conserva muito mais os seus nutrientes.

Entre os diversos benefícios do legume, estão a promoção da saúde do intestino, a prevenção do envelhecimento precoce e a promoção da visão.

7º. Com carne moída

Autor: Sussa Rodrigues

Aqui, a carne moída pode ser a da sua preferência, mas recomendamos o patinho moído.

Fácil de encontrar e saudável, a carne com a vagem é um prato que garante sustância e um alto valor nutricional, ideal para quem quer uma comidinha bem saudável sem perder sabor.

Você pode ainda abusar dos temperos. Aqui, usamos no tempero cheiro verde, que é uma combinação de salsinha e cebolinha, bem intensa e saborosa.

8º. Com Shoyu

Autor: Cadê meu fuê?

O shoyu é um ingrediente tradicional da cultura oriental e nessa receita é usado ainda com óleo de gergelim, gergelim torrado e cebolinha.

O molho escuro, feito de uma combinação de grãos de soja fermentados, sal marinho e trigo é usado para substituir o sal das receitas e para dar ainda mais sabor ao prato.

É ainda ótimo para a saúde, já que melhora a flora intestinal, oferece aminoácidos essenciais ao organismo e, ainda, previne problemas de saúde como a osteoporose.

9º. No missô

Autor: Receitas do Kazu

O missô é similar a uma pasta oriental que tem sua base feita da fermentação de algumas leguminosas, sendo elas a soja, a cevada ou o arroz.

O sabor fica por conta da quantidade de tempo de fermentação e, assim, pode ser doce ou salgado. É uma ótima opção para dar sabor ao prato.

Além disso, é muito bom para a saúde, já que conta com nutrientes importantes e minerais essenciais, além de ferro, potássio e cálcio.

10º. Com cebola

Autor: Receitas da Maria Mada

O ingrediente chave dessa receita de vagem refogada é a cebola de cabeça. Um tempero clássico da culinária brasileira.

A cebola é rica em nutrientes, sais minerais, vitamina C e vitaminas do complexo B. Tudo isso faz com que a leguminosa seja ótima para a saúde.

Como por exemplo, a redução da pressão arterial, a prevenção do envelhecimento precoce, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e, ainda, ajuda a combater doenças imunes.

11º. Com calabresa

Autor: Bruna Carvalho TV

A linguiça calabresa é muito usada na nossa cozinha.

Defumada, a linguiça tem um sabor único, é fácil de encontrar e tem um excelente rendimento. Combina ainda com diversos pratos e garante a sensação de saciedade das refeições.

Seu tempero único e intenso, deixa a vagem muito mais saborosa e orna super bem com diversos outros sabores.

A vagem é um vegetal versátil e saboroso. Seu uso é recomendado por nutricionistas e é uma ótima refeição para se ter nos seus dias.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.