São diversos os tipos de cortes de carnes e, com eles, diversos preparos. Da carne assada a frita, todas ornam muito bem com molho, que levantam o sabor das receitas. A variedade de sabores dos molhos é o que faz desse ingrediente, indispensável na nossa cozinha.
Pensando nisso, selecionamos aqui a nossa receita de molho para carne favorito. É fácil de preparar e, ainda, combina com o sabor da carne. Depois dessa receita, selecionamos ainda mais alguns preparos diferentes para você experimentar.
Receita de Molho Para Carne: Saiba Como Fazer
- 1 xícara chá de açúcar
- Cravo da índia a gosto
- 250 ml de suco de laranja
- ½ colher (sobremesa) de amido de milho
- 1 colher (sobremesa) de mel
Modo de preparo
- Na panela, coloque o açúcar e o cravo da índia.
- Mexa bem até que ela caramelize.
- Desligue o fogo.
- Em paralelo, pegue o suco de laranja e acrescente o amido de milho.
- Dissolva-o por completo.
- Na panela, acrescente o mel e o suco de laranja com amido de milho.
- Leve ao fogo e espere até que o açúcar se dissolva por completo.
- Está pronto para servir.
2º. De hortelã
autor: Chef PV Show
O hortelã, além de garantir frescor ao prato, é uma planta muito aromática.
Nessa receita, é a planta que dar o tom ao prato. O molho é ainda intenso e muito cremoso, já que é feito também com creme de leite, ingrediente com gosto quase neutro, o que ajuda a evidenciar a potência da hortelã.
É ainda ótimo para a saúde, já que possui efeito relaxante, alivia condições respiratórias e, ainda, é uma ótima ferramenta no combate de problemas digestivos.
3º. De cerveja preta
autor: Churrasqueadas
A cerveja preta conta com um sabor forte, bem puxado para o amargo, bem similar a uma combinação de café com chocolate.
E nessa receita vem como a base do molho, o qual leva ainda molho de soja, molho inglês, mostarda, sal e pimenta.
A combinação de sabores é ótima para quem tem um paladar mais intenso e que gosta de comida com sabores rústicos e, no mínimo, diferentes.
4º. De manga
autor: TV Churrasco
Nessa receita o diferencial está com um molho feito para acompanhar a carne a base de manga.
A fruta de estação conta com um gosto adocicado, e tem uma textura extremamente macia, que derrete na boca, além de ser aguada na medida certa.
É ainda ótimo para a saúde, já que a manga garante a fluidez do sistema digestivo, auxilia no combate à gastrite e, ainda, conta com excelente função anti-inflamatória.
5º. De mostarda
autor: Dia de Cozinha
Ingrediente base de muitos molhos, a mostarda tem um gosto único e se incorpora com facilidade a outros alimentos.
Seu gosto é amargo e levemente picante, ideal para quem gosta de molhos mais encorpados e concentrados.
Nessa receita, para garantir uma consistência e textura mais firme, acrescentamos a farinha de trigo ao preparo.
6º. Agridoce
autor: Nicia Trufas e Balas Geladas
Para os fãs do gosto agridoce este molho é a receita ideal.
Seu preparo mescla diversos ingredientes diferentes que juntos, garantem sabor ao prato. Usamos aqui cebola roxa, pimentão verde e vermelho, água, amido de milho e ketchup.
O tempero é ainda ressaltado com molho inglês, páprica picante, mel e sal. Dá para imaginar essa combinação intensa de sabores, não é mesmo?
7º. De laranja
autor: Fran Alves Cozinha Simples
Fonte excelente de vitamina C, a laranja é versátil e pode ser consumida de diversas formas e com diversos ingredientes.
O molho pode ser tanto doce quanto azedo, dependendo do tipo de laranja escolhido. É ainda um ingrediente fácil de encontrar e bem econômico.
Além disso, auxilia na melhora do funcionamento do sistema digestivo, protege contra doenças cardiovasculares e, ainda, controla a pressão alta.
8º. De queijo parmesão
autor: Ana Zambrim
O molho de parmesão para acompanhar carne é um clássico na culinária por ser fácil de preparar e por combinar com diversos pratos, de carnes a massas.
É ótimo para quem gosta de um molho cremoso e com gosto marcante, já que o parmesão é conhecido por ser amargo e bem forte.
Além dele, o molho é ainda temperado com alho, pimenta e sal, garantindo muito sabor ao prato.
9º. Com vinho tinto
autor: Temperos de Cinema
O vinho tinto vai bem tanto para acompanhar a carne como para ser a base do molho.
Nessa receita ele vem como molho e, além do gosto do tinto, é ainda temperado com cebola, folha de louro e uma combinação de ervas secas, composta por alecrim, manjericão e tomilho. É saboroso e tem um fácil modo de preparo.
É importante ressaltar que o prato não fica com gosto de álcool já que o vinho é reduzido no calor, o que faz com que o álcool evapore.
10º. De abacaxi
autor: Eliana Galego Vitamina E
A base dessa receita é feita com abacaxi, fruta tropical de sabor agridoce.
Versátil, o abacaxi é consumido sozinho, em saladas, geleias e, até mesmo, molhos. Conta com um gosto marcante e é uma fruta bem aguada, sendo fácil de utilizar e de harmonizar com outros ingredientes.
É ainda ótima para a saúde, já que conta com benefícios, como a prevenção de doenças cardíacas e a proteção contra doenças cardiovasculares.
11º. De Goiabada
autor: Cozinhando com Fernando Couto
Doce tradicional da culinária brasileira, sobretudo caipira, a goiabada é o que dar o tom a esse molho.
Conta com uma textura puxa puxa, mas se dissolve bem quando combinada com outros ingredientes. Traz ao molho um doce mais fresco e nada enjoativo, o que explica seu sucesso entre os brasileiros.
Nessa receita, para deixar o sabor na medida certa, ainda é acrescido o suco de meio limão, que garante que o prato esteja bem equilibrado.
12º. Barbecue
autor: ChefTaico
Um clássico da culinária estadunidense, o molho barbecue surgiu no sul do país e é consumido amplamente pelos brasileiros.
Pelo seu sabor mais intenso, assim como a textura, é mais comum o seu consumo com carnes não à toa que o nome barbecue se refere a churrasco.
O molho contém ketchup, shoyu, mostarda, açúcar mascavo, vinagre de vinho branco, azeite de oliva, pimenta calabresa, do reino e sal. É muito saboroso!
Os molhos são um ótimo jeito de variar o preparo das carnes. Escolha o favorito da sua família e bom apetite.