9 Receitas de Cebola Em Conserva + Inúmeras Modos de Preparos para Você Extrair o Sabor Mais Surpreendente Possível

  • Cebola nunca é demais, ela está presente em tudo e sempre dá aquele toque especial os pratos!
Avalie este item
(21 votos)

Quando for conservar, lembre-se sempre de higienizar muito bem a cebola e até esterilizar o pote que for usar para conserva.

Aqui você vai aprender o passo a passo de como prepara a sua Receita de Cebola em Conserva de maneira simples e rápida.

E depois, veja mais receitas de novas possibilidades de preparação.

Receita de Cebola em Conserva: saiba como fazer

Rendimento
30 porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 25 cebolas pequenas (cebolinha pérola)
  • 2 l de Água fervente
  • 1 colher de chá de açúcar ou meia colher de sopa
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • Vinagre – o quanto baste para preencher metade do pote
  • Água do cozimento – o quanto baste para completar o pote
  • 1 pote de vidro de 500ml

Modo de preparo

Da esterilização:
  • Pegue um pote e encha-o de água fria, pode ser da torneira;
  • Coloque-o em uma panela alta e encha a panela com mais água até cobrir o vidro
  • Coloque a tampa do vidro também na panela;
  • Leve para o fogo baixo e deixe levantar fervura. Após, deixe por 15 minutos borbulhando na água quente;
  • Desligue o fogo;
  • Com uma pinça, retire o vidro e coloque-o de ponta cabeça em uma superfície coberta por um pano de prato limpo, até secarem completamente;
  • Não coloque o vidro quente em uma superfície fria, pois, dessa forma, pode estourar;
  • Faça isso minutos antes de usar o vidro para conserva. E jamais coloque suas mãos em contato direto com o vidro, mesmo que esteja limpa, assim pode contaminar o pote novamente.
  • Na hora de colocar as cebolas em conserva, evite pôr as mãos onde as cebolas terão contato.
Da cebola:
  • Descasque as cebolas e lave em água corrente, enquanto isso, coloque um litro de água fervente em uma panela média;
  • Ferva as cebolinhas até ficarem moles. Finque a ponta da faca para saber se estão no ponto certo;
  • Com uma escumadeira, retire as cebolas da panela e as coloque no vidro esterilizado;
  • Adicione o sal, o açúcar e o vinagre. Coloque o vinagre até a metade do pote;
  • Complete o pote com a água quente da fervura das cebolas;
  • Tampe bem e chacoalhe para todos os ingredientes integrar bem;
  • Espere esfriar e armazene na geladeira por três dias. Quanto mais tempo conservada, melhor para absorver bem os temperos.

2º. No vinho tinto

Autor: Culinária Rústica

Não tem como não se apaixonar por essa versão surreal! Dá até para fazer e presentear alguém que gosta de produtos naturais. Essa receita com vinho tinto permite um resultado lindo, charmoso e saboroso. Quem dispensa isso?

Use sua criatividade na hora de temperar e deixe ao seu gosto! Essa cebola fica tão deliciosa que vai te garantir todos os direitos reservados que qualquer um deve ter quando o assunto é alimentos saudáveis e deliciosos. Se de todo jeito não quiser usar o vinho, opte pelo vinagre de vinho.

3º. Com vinagre e mel

Autor: Roseli Rose rodrigues – RRR Culinária

O mel possui muitas propriedades, visto que é antisséptico, diurético, antioxidante, calmante e expectorante. Já a cebola é excelente antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes.

Imagina essa mistura de cebola e mel com vinagre, que também é um antioxidante e favorece a perda de peso. Simplesmente faça! Pois ficará incrível em tudo, inclusive com molhos, e ninguém vai se quer lembrar de doces, bolos e qualquer outra sobremesa. Esta receita é incrível!

4º. Com vinagre de maçã

Autor: Cozinhando com criatividade

Cebola em conserva garante muita saúde e vários benefícios, se bem conservada.

O vinagre de maçã é ótimo elemento para conserva! A união desse condimento com a cebola vai garantir uma explosão de anti-inflamatório, sem contar o sabor delicioso! Você pode adicionar essa conserva em saladas e churrascos e ficará uma delícia. Se quiser, pode adicionar uma colher de sopa de pimenta do reino inteiras ou pimenta calabresa, dentes alho e os temperos que desejar!

5º. Agridoce

Autor: Receitas da Ede

Sempre há quem ama sabores agridoce. Então, aposte nessa versão deliciosa e incremente suas saladas e pratos variados. Você vai até querer criar uma política de privacidade em sua casa, só para não ter que ser interrompida por visitas inesperadas, na hora de degustar essa maravilha.

O açúcar ajuda no processo de conserva e além disso, ele torna-se indispensável às receitas de cebola agridoce. Sabe o melhor? É que vai super bem com hamburgueres e garante um gostinho especial. Faça e surpreenda seus convidados.

6º. Cebola roxa

Autor: Cozinha Técnica

Você deve se perguntar: mas qual a diferença entre a cebola branca e roxa. A resposta é: a roxa possui mais calorias e é menos ardida. Combina mais com carnes e hamburgueres. Já a branca é mais ardida e é mais saudável.

Entretanto, ambas são deliciosas e super comum em vários pratos da culinária brasileira e oriental, seja com peixes e frutos do mar, saladas, ceviche, churrascos, enfim. Vale muito a pena experimentar todas variações e combinações. Fazer cebola em conserva nunca foi tão fácil!

7º. Lakiô - cebola japonesa

Autor: Temperos de Casa (Marta)

Dica de ouro: deixe as cebolas de molho para facilitar o processo de descascar. Faça isso para ter mais praticidade e agilidade na preparação da sua cebola. Esta cebolinha é uma graça e lembra muito dentes de alho, pelo tamanho e formato.

Esta versão é agridoce também e vai te garantir um sabor absurdo em todos os pratos que você se propor a adicioná-la. Ouse de novas possibilidades degustativas.

8º. Fatiada

Autor: Band Receitas

Imagina o quanto vai facilitar a sua vida e a de todo mundo conservar a cebola já fatiada? Quando se trata de cozinha, a praticidade é sempre bem-vinda. Então, invista nessa versão super agradável e simples.

É impossível ter desagrados com esse preparo. A não ser que haja alguém que não suporte cebolas de qualquer forma e maneira. Em casos como esse, pense pelo lado positivo: sobrará mais para quem adora cebola!

9º. Probiótica sem vinagre

Autor: pensandoaocontrario

Se o vinagre é um condimento problemático a você, saiba que aqui, diferente de todas as outras receitas, essa versão são azedinhas e benéficas à saúde, porém sem vinagre! Sim, é possível e você vai aprender como fazer.

Essa versão é fermentada com lactobacilos vivos que vão te ajudar em diversos problemas intestinais e digestivos. Veja que legal! Os alimentos também podem e devem ser substâncias que funcionam como remédios naturais.

Aproveite todas essas receitas e experimente uma em cada dia! Por ser em conserva, o tempo de vencimento demora um pouco mais do que os outros alimentos, então ouse fazer mais de um. E lembre-se sempre que se quiser aumentar a dosagem da sua conserva, use uma colher de sopa de sal para cada litro de solução.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.