Composta de camadas alternadas de creme e biscoito, essa delícia se torna um sucesso por onde passa, sendo muito preparada em festas e celebrações.
Para conhecer um pouco dessa iguaria, transcrevemos a melhor receita de pavê de bolacha de maizena simples e fácil neste artigo, ideal para você que procura praticidade e sabor unificados.
Se você quer um pouco mais de especialidade e requinte, não perca as outras 20 variações que selecionamos e que se encontram depois desta:
Receita de pavê de bolacha maizena clássica com ganache simples e fácil: Saiba Como Fazer
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 2 pacotinhos de bolacha Maizena
- 1 caixa de leite condensado
- 400 ml de leite
- 1 caixa de creme de leite
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 gema
- 1 caixa de creme de leite
- 200g de chocolate ao leite ou meio amargo
Modo de preparo
Creme- Em uma panela, adicione o leite e dissolva o amido de milho. Coloque o leite condensado, a gema, o creme de leite e a essência de baunilha. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar.
- Quando começar a desgrudar da panela, desligue o fogo e transfira para um recipiente. Cubra com plástico filme e aguarde esfriar completamente.
- Depois de frio, em uma travessa, faça uma camada com creme. Depois coloque um pouco de leite em um prato, vá molhando os biscoitos maisena e construindo outra camada com eles também. Tenha cuidado para não os encharcar demais.
- Faça mais uma camada de creme e outra de biscoitos mergulhados no leite. Siga repetindo esse processo até finalizar com a última camada de creme. Leve para a geladeira e deixe por 2 horas.
- Em outra panela, coloque o creme de leite e mexa, em fogo baixo, até esquentar bem. Adicione o chocolate picado e mexa até obter uma calda. Retire do fogo e despeje sobre o pavê frio. Leve à geladeira por 2 horas.
Pavê de Maizena: O Clássico que Nunca Falha (Mas Pode Melhorar!)
Antes de Começar: Números Básicos
Rende uns 10 pedaços generosos (ou 6 se você for daqueles que "só vou provar um pedacinho" e acaba com metade da travessa). Cada porção tem umas 320 calorias - mas quem tá contando, né? Leva uns 40 minutos pra fazer, mas o segredo é a paciência nas 4 horas de geladeira. Esperar é o verdadeiro desafio!
Dicas pra Deixar Seu Pavê Imbatível
Primeiro truque: bota o leite condensado na geladeira antes de usar. Creme gelado engrossa mais rápido e fica mais firme. E atenção, cozinheiros de plantão: se o creme tá grudando na panela mas ainda parece líquido, CALMA! Desliga o fogo que ele continua engrossando por uns 2 minutinhos com o calor residual. Já salvei muitos pavês de virar sopa assim!
Problema crônico: biscoito encharcado. Solução? Mergulha rápido no leite - 1 segundo de cada lado tá ótimo. Melhor ainda: usa um borrifador pra umedecer levemente. Fica perfeito, sem virar papa. Já aconteceu com você de montar lindo e na hora de cortar virar um "pavê desmontado"?
Troca-Troca de Ingredientes
Sem creme de leite? Iogurte natural integral salva (mas fica mais azedinho). Vegano? Leite condensado de coco + creme de soja + chocolate 70%. Fica tão bom que até quem não é vegano vai querer. E pra quem tá de olho nas calorias, leite desnatado e adoçante no lugar do leite condensado funcionam... mas vamos combinar que não é a mesma coisa, certo?
Ganache muito doce pra você? Junta uma pitadinha de sal ou uma colher de café expresso na hora de derreter o chocolate. Vira outro nível! Já testei com chocolate branco e raspas de limão uma vez - ficou divino, mas lá em casa chamaram de "heresia". Opiniões divididas!
Erros que Vi Pessoas Cometerem (Não Seja Essa Pessoa)
1. Mexer o creme sem parar igual condenado. Deixa respirar! Mexe devagar e deixa formar aqueles "bolhinhas" que estouram. 2. Chocolate muito quente na ganache. Se ferver, separa e fica óleo por cima - tragédia anunciada. 3. Colocar quente na geladeira. Além de fazer a geladeira trabalhar dobrado, o pavê suda e fica aquela água embaixo. Nada sexy.
Acompanhamentos que Arrasam
Uma bola de sorvete de creme? Clássico. Mas experimenta com sorvete de café - combinação proibida de tão boa. Ou então frutas vermelhas frescas pra cortar a doçura. Já servi com calda de pimenta biquinho uma vez (sim, eu sou desses) e o contraste ficou incrível. Quem topa o desafio?
Variações pra Impressionar
Pavê de maizena "gourmet": entre as camadas, coloca raspas de chocolate amargo e nozes picadas. Ou faz versão "surpresa" com uma camada fina de doce de leite no meio. Pavê de colher? Bota menos biscoito e deixa o creme mais líquido - vira tipo um pudim. Criançada ama!
Perguntas que Todo Mundo Faz
"Pode congelar?" Pode, mas o biscoito fica mais mole depois de descongelar. "Quanto tempo dura?" Na geladeira, 3 dias tranquilo - mas duvido que sobre. "Posso fazer sem baunilha?" Pode, mas perde aquele aroma que dá água na boca. "Por que meu creme talhou?" Provavelmente cozinhou em fogo alto ou esqueceu de mexer. Sem drama - passa na peneira que salva.
Curiosidades do Mundo Pavê
Originalmente, pavê vem do francês "pavé" (calçada), por causa das camadas. No México tem versão com canela, nos EUA chamam de "icebox cake". E pasme: a bolacha maizena foi criada nos anos 20 pra alimentar bebês! Hoje a gente usa pra fazer sobremesa que alimenta a alma.
Se Quiser Vender Essa Beleza
Em potes individuais de vidro: vende melhor e dá pra ver as camadas (marketing visual, né?). Coloca uns 10% a mais de creme na última camada - o pessoal ADORA quando o garfo afunda. Dica de ouro: oferece amostra grátis em eventos. Ninguém resiste a um pedacinho e já volta pedindo o inteiro!
E aí, bora fazer esse pavê? Depois me conta como ficou - e se inventou alguma variação maluca. Aqui a gente testa de tudo, até pavê salgado (spoiler: não foi sucesso, mas a tentativa foi épica).
2º. tradicional simples
Se você procura aquela receita raiz, sem biscoito champagne e sem chocolate, experimente esse pavê que já virou tradição na mesa brasileira!
A dica aqui é adicionar as gemas do ovo peneiradas, porque, assim, seu doce não ficará com o cheiro desse alimento.
3º. cremoso com leite condensado e chocolate
Gostoso, diferente e super cremoso...
Nessa receita, o creme possui um ingrediente especial: o leite condensado, que dá mais consistência e cremosidade ao pavê de biscoito maizena.
A cobertura é feita com chocolate meio amargo e creme de leite.
4º. com chantilly e dois cremes
Uma variação especialíssima do nosso protagonista de hoje é essa receita com creme branco e creme de chocolate.
Em uma tigela, adicione o creme branco e os biscoitos. Depois faça outra camada com o creme de chocolate e repita essa ordem até a última camada.
Não se esqueça do chantilly!
5º. de morango com creme branco
O morango é a fruta mais indicada para a preparação de doces e sobremesas, pois além de trazer mais sabor à receita, contribui para a consistência do preparo.
Nesta receita, o morango se une ao chantilly, biscoito e creme para agradar o paladar do verdadeiro chef que se dispõe a preparar esse manjar!
6º. com nata
A nata é muito utilizada na produção de biscoitos, bolos e tortas, sendo chamada de creme de leite fresco com mais gordura.
Aprenda como utilizá-la no seu pavê de biscoito maizena!
7º. com pêssego
Aqui os únicos ingredientes diferentes são o pêssego e sua calda.
Não à toa essa fruta é muito usada em sobremesas e pratos decorativos, já que sua beleza e sabor realçam a receita onde são colocados.
8º. com amendoim
Para esta receita, adicione ao creme amendoim torrado e moído, o ingrediente chave para a perfeição.
Uma opção decorativa é fazer uma camada de amendoim triturado por cima.
9º. com creme de leite
Use apenas três itens nesse passo a passo para adoçar o seu dia da melhor forma possível: com pavê!
Primeiro, prepare o creme com creme de leite e chocolate em pó. Depois basta alternar camadas de creme e biscoitos.
10º. de doce de leite com leite condensado cozido
Fácil e deliciosa, essa receita leva 2 latas de leite condensado, creme de leite, biscoito e chocolate 50%. A dica aqui é colocar vinagre na água do cozimento, para que a panela não fique com marcas. Fica uma delícia!
11º. creme branco e preto
Essa torta incrível é feita com um dueto incrível: creme branco e de chocolate!
Em harmoniosa coexistência, as camadas que compõem essa receita são de uma cremosidade ímpar que dá essa aparência irresistível ao doce.
12º. com chocolate em barra
Os biscoitos maizena utilizados aqui são de chocolate e a ganache é composta de creme de leite e chocolate em barra ao leite.
Para quem prefere mais puro, pode-se usar meio amargo ou 50%. Use leite para umedecer os biscoitos.
13º. com abacaxi
Faça essa delícia para servir nas festas de fim de ano, como natal e ano novo, e ganhe muitos elogios!
Em 10 minutos fica pronta, somente com suco de abacaxi e os ingredientes de praxe!
14º. com bis
Textura maravilhosa, sabor sem igual e aparência nota 10!
Ideal para fazer quando for receber visitas, confraternizar ou, simplesmente, matar a fome de doce!
15º. com leite ninho
Você já está acostumado com os ingredientes usados aqui, porém um deles chama a atenção: o leite ninho.
Esse componente é o que vai trazer mais cremosidade e um sabor especial para a sobremesa.
16º. com chocolate e morango
Não precisamos falar nada, pois essa receita fala por si mesma.
Na verdade, a única coisa que precisa ser feita é essa iguaria fácil e chamativa.
17º. com doce de leite e amendoim
Super completo e bonito, essa torta pode ser feita em um prato maior ou potes individuais – para vender.
Use leite para molhar os biscoitos!
18º. com Nescau e manteiga
Fácil, econômica e rápida.
Esse delicioso quitute vai alegrar o seu dia e humor, pois, além de muito saboroso, é prático e rentável. Teste já!
19º. de limão
Não vai ao fogo e não precisa de gelatina. Quer coisa melhor?
Faça o creme dessa delicada receita com o suco de dois limões, leite condensado e uma lata de creme de leite.
20º. sem ovo
Alérgico a ovo? Não se preocupe! Tem pavê para todo mundo. Ah! É pra “cumê”, viu?
Pensando em quem possa ter algum restrição nessa modalidade, essa é a certeira.
21º. Vegano
Pessoas veganas não consomem nenhum produto de origem animal e, sabendo disso, trouxemos essa maravilha muito especial. Se você faz parte desse grupo, precisa provar desta receita.
Agradecemos por ter lido até aqui e te convidamos a compartilhar o que achou das receitas selecionadas. Volte sempre que precisar e bom apetite!
Adicionar comentário