A paçoquinha é um prato típico das festas juninas, mas seu sabor delicioso faz com que ela seja muito procurada também em outras épocas do ano.
Então, se você é um amante do amendoim e de seus derivados ou quer uma forma de fazer renda extra sem gastar muito, aprenda como fazer essa Receita De Paçoca De Amendoim Caseira de forma rápida e barata.
Vamos começar!
Receita De Paçoca De Amendoim Caseira: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Preparando a massa
- Em uma torradeira coloque todo o amendoim e leve ao forno, em temperatura baixa, por aproximadamente 5 minutos. Este procedimento servirá apenas para aquecê-lo, visto que, o mesmo já deve estar torrado nesse momento.
- Agora leve o amendoim torrado sem pele para o processador e deixe por 1 minuto.
- Em seguida, acrescente a farinha láctea, o açúcar, 4 pitadas de sal e bata por mais 5 minutos. Até que o óleo do amendoim se solte. Você saberá que o tempo foi suficiente porque a massa irá começar a formar bolinhas de material condensado, grumos. É este o ponto.
Hora de modelar
- Escolha forminhas pequenas com a parte de cima e de baixo abertas e coloque a massa. Feito isso, comece a apertar bem para deixar o conteúdo mais compacto, ele deve ser capaz de se manter grudado sozinho após a retirada da forma.
- Depois disso é só desenformar e pronto! Agora está no ponto de ser consumido.
Dicas:
- Se não tiver o tipo de forminha, é possível fazer em copos descartáveis daqueles próprios para café.
- Também é possível modelar as paçocas usando uma forma comum ou algum outro recipiente quadrado. Para isso despeje toda a massa e aperte bastante, pode usar uma colher para amassar e alisar por cima. Depois deixe na geladeira por 1 hora para que fique mais grudado. Desenforme e corte pequenos quadradinhos.
- Use formas com diferentes formatos para conseguir docinhos mais sofisticados, que podem ser servidos em festas de aniversário, casamentos, etc.
É mesmo necessário aquecer o amendoim antes de utilizar na receita?
É sim. Esse procedimento é importante tanto para facilitar no momento de processá-lo quanto para que o óleo dele saia mais facilmente e assim a massa fique grudenta o suficiente para que possa ser modelada.
Dá pra acrescentar algum outro ingrediente?
Sim. Substitua 10% da quantidade de amendoim por 10% de castanha de caju, castanha-do-pará ou avelã. Fica com um gostinho diferenciado, vale a pena experimentar!
Só tenho amendoim cru em casa, como faço para preparar a paçoca?
Utilizar o amendoim cru tem a vantagem de tornar a receita bem mais barata. É especialmente recomendável para quem está pensando em produzir esse docinho para comercializar. O trabalho será maior, porém, o lucro também. Então, vamos ao procedimento que deve ser realizado nesse caso.
A única coisa que será diferente do passo-a-passo mostrado aqui é que antes de começar a preparar, é preciso torrar o amendoim: Para isso organize os amendoins em uma forma, de preferência grande. Espalhe-os muito bem, evitando sempre formar camadas com eles, isto porque se eles estiverem todos em contato com o fundo da assadeira será mais fácil que assem de forma igual.
Depois de prepara-los basta levar ao forno, a 180°C, e deixar por 20 minutos, nesse período mexa algumas vezes para permitir que os dois lados recebam calor. O próximo passo é esperar esfriar, juntar um pouco de amendoim com as mãos, esfregar para sair totalmente a casca e pronto.
Como torrar o amendoim no micro-ondas?
Para fazer isso usando esse aparelho, terá que torrar aos poucos: coloque os amendoins em um prato, não os sobreponha. Em seguida, leve ao micro-ondas e deixe 2 minutos, abra a porta e mexa, virando-os. Feito isso, deixe torrar mais 2 minutos. Realize esse procedimento mais 2 vezes.
Posso usar outro tipo de açúcar?
Sim. Você pode substituir por açúcar mascavo, demerara ou o que preferir utilizar.
Existe algum truque para que a receita tenha maior rendimento?
Essa receita já rende bastante quando em comparação com o custo dela. No entanto, se quiser aumentar mais ainda a quantidade produzida acrescente um pouco de bolacha maisena moída ou processada. Não exagere na quantidade, para que o gosto do amendoim não fique muito enfraquecido.
Posso molhar a massa com um pouco de leite para umedecê-la?
Não aconselho que faça isso, pois a umidade produzida pelo óleo do amendoim já é suficiente para dar o ponto. Acrescentar mais líquido irá deixar muito mole o que, certamente, dificultará ou até mesmo impossibilitará o processo de modelagem.
Dica:
- Se achar que a liga de sua massa ainda é insuficiente, experimente sová-la um pouco depois de processar. Faça isso por alguns minutos para que o calor das mãos ajude a deixá-la mais fácinho de modelar.
Como deixar a paçoca mais escurinha?
Torre o amendoim por mais tempo e use açúcar mascavo. No entanto, evite deixar torrando por tempo demais, pois o gosto pode ficar um pouco amargo. Outra coisa a fazer é acrescentar cacau em pó. O resultado fica muito bom com qualquer uma das opções mencionadas.
Dá pra usar o liquidificador no lugar do processador?
Dá sim. Bata primeiro o amendoim e depois acrescente todos os ingredientes.
Por que meu amendoim virou uma pasta e não uma farofinha?
Geralmente isso ocorre devido ao excesso de tempo processando o alimento. É necessário esperar soltar o óleo, mas cuidado para não deixar nesse processo tempo demais, pois o excesso de umidade irá provocar esse efeito pastoso.
Dá pra fazer sem farinha láctea?
Sim. Nesse caso é só substituir a quantidade que seria colocada de farinha láctea pelo amendoim processado e seguir o restante da receita tal como foi ensinado. Fazendo assim, sua paçoquinha ficará bem mais saudável.
Qual a validade?
Deve ser consumido em até 20 dias e é possível ser armazenada fora da geladeira.
Essas maravilhas de festa junina são muito bem acompanhados de bolo e milho. Use a base para criar o que desejar.
Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.
Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.