Esse doce tipicamente brasileiro vai te deixar super satisfeito, primeiro porque é um dos pratos mais fáceis de fazer e segundo porque o resultado é surpreendentemente satisfatório, principalmente, se servido com canela.
Aproveite essa Receita de Canjica Branca e surpreenda seus convidados. E depois, veja mais versões deliciosas e super práticas.
Receita de Canjica Branca: saiba como fazer
- 500 gramas de milho para canjica (milho branco)
- 1 litro e meio de água
- 1 caixa de leite (1L)
- 1 caixa ou 1 lata de leite condensado
- 1 xícara de açúcar
- 1 vidro de leite de coco
- 50 gramas de coco ralado
Modo de preparo
- Faça com tempo! Pois é preciso deixar o milho de molho por 12horas.
- Em uma tigela, coloque o milho e despeje o litro de água, reserve e deixe posar de um dia para o outro;
- Passado o tempo, coloque o milho em um escorredor e escorra a água;
- Lave em água corrente, da torneira mesmo;
- Com o milho totalmente escorrido e devidamente lavado, passe-o para uma panela de pressão;
- Cubra com água, quatro dedos acima dos grãos;
- Deixe cozinhar 40 minutos em fogo médio, após pegar pressão;
- Passado o tempo, desligue o fogo e deixe sair a pressão naturalmente. Caso veja necessidade de cozinhar mais, deixe por mais 20minutos;
- Ferva o leite para que quando despejado sobre a canjica, essa não endureça;
- Quando o leite estiver fervido, coloque na panela de pressão junto do milho;
- Acrescente o leite de coco, leite condensado, açúcar e o coco ralado;
- Leve a panela de pressão ao fogo baixo e, dessa vez, ela não ficará com pressão;
- Mexa bem e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até o caldo engrossar. É importante mexer para que o milho não grude no fundo da panela;
- Finalize com canela e sirva!
Confira uma opção cremosa para aproveitar bem aqui.
2º. Com amendoim
Autor: Alessandro Dutra do Nascimento
Amendoim já um clássico na culinária brasileira! Todos adoram e, sinceramente, esse ingrediente especial combina com tudo! Até com pratos salgados, então por que não o colocar na sua canjica?
Não fique pensando que deve ficar esperando a festa junina para comer aquela canjica perfeita! E mais, depois que experimentar esta iguaria, você nem vai querer saber de outros pratos, seja peixes e frutos do mar, bolo de fubá cremoso, doce de leite, enfim, esse milho branco com amendoim vai te deixar viciado!
Aposte nessa versão e surpreenda seus convidados com muito sabor.
3º. Quatro leites
autor: Receitas Fáceis Cidoca Dalonso
Se estiver procurando alguma sobremesa especial, essa é a versão excelente! Pode ter certeza de que essa canjica vai garantir todos os direitos reservados que qualquer um deve ter quando o assunto é doces e sobremesas boas, muito boas!
O creme de leite unido a outros condimentos deixará sua receita menos doce e garantirá aquela canjica cremosa.
Aproveite essa delícia e sirva a todos seus convidados!
4º. Gourmet de pote
autor: Letícia Sweet Cake
Não precisa ficar esperando junho para comer aquela canjica deliciosa que a gente só encontra nas festas juninas. Veja esta receita incrível e corre preparar.
De todas as receitas, esta, com certeza, vai te conquistar de uma maneira especial! Até mesmo quem não gosta de doces, não recusará esse.
5º. Fit
autor: Dayan Siebra
Ninguém merece ficar sem degustar canjica! Imagina toda sua família devorando esta maravilha e você, com medo de sair da dieta, fica excluído? Não dar, né? Então é por razão que pensamos em trazer esta versão simplesmente incrível a você, e mais, saudável.
O mel é o principal responsável por deixar sua canjica branca ainda mais incrível! Esse preparo não se restringe somente às pessoas que fazem dietas, então, corre fazer a todos convidados.
O melhor de tudo é que é super versátil e dar para comer tanto no inverno, quanto no calor.
6º. Cremosa de leite ninho
autor: Cook’n Enjoy
Leite ninho ou leite em pó é sempre o queridinho das receitas de sobremesas de todas as pessoas. Sendo assim, por que deixá-lo excluído da canjica? Tem noção do quanto isso realça o sabor e deixa tudo mais cremoso ainda? É, sem sombras de dúvidas, a melhor versão que você pode experimentar.
Aposte de olhos fechados nessa versão e veja como fazer canjica branca é fácil!
7º. Com caramelo e coco queimado
autor:Adriene Amorim Cake e Arte
Indiscutivelmente sensacional!
Apenas caramelizada já fica extremamente saborosa, imagina com coco queimado também? Perfeito!
Pode fazer em dias de inverno e servir quentinha ou em dias de verão e servir gelada. Independente da forma, esta canjica será sempre sucesso!
Prepare os ingredientes e seja generosa na quantidade, porque não é o tipo de prato que não se come apenas uma vez e nem que se prepara apenas uma vez. Então, é bom que esteja disposta. Pois, se inventar de apresentar esta versão a seus convidados, saiba que na próxima confraternização vai ter pedidos desse doce delicioso.
8º. Zero açúcar
autor: Silvana Costa- Delícias da Sil
Ideal para quem tem alguma restrição alimentar ou não quer comprometer a dieta.
É sempre bom pensar em quem vai consumir o que cozinhamos, dessa forma, os convidados ou os familiares não ficarão passando vontade e muito menos serão sacrificados quando a sobremesa chegar à mesa.
Sempre que tiver uma delícia dessas no cardápio do dia, será uma verdadeira tortura para quem não puder provar, então, salve esta versão de zero açúcar e surpreenda a todos, sem exceções!
9º. Com raspas de limão
autor: Cristiane Serrano
Já imaginou isso antes? Provavelmente, não! Mas é garantia de sucesso.
O cítrico do limão vai cair em perfeita harmonia com o doce da canjica e haverá um incomparável equilíbrio de sabores entre esta canjica e qualquer outra. Experimente e, depois, compartilhe essa dica de ouro!
Tome cuidado ao tirar as raspas do limão, lembre-se que deve ser ralada apenas a casca superficial, para que não fique amargo.
Esta versão é o tipo de prato que vai te fazer até querer criar uma política de privacidade em sua casa, só para não ter que ser interrompida no momento de degustar esta maravilha.
10º. Sem lactose
autor: Pensandoaocontrário
Para fazer uma receita como esta, basta usar leite de coco ou algum outro de sua preferência para cozinhar a canjica.
Receita como esta deve, com certeza, ser salva em pasta especial! Pois, além de praticidade, há muito sabor! E agrada todo mundo, até mesmo quem não é vegano.
Aproveite essas maravilhas e, desde já, um bom e excelente apetite!