11 Receitas de Coxinha & Diferentes Formas Para Dominar Essa Arte Deliciosas E Surpreendente

  • O mais espetacular salgado de nossas vidas. Super tradicional no Brasil, feito de diversas formas que vai amar e surpreender seus clientes e familiares.
Avalie este item
(19 votos)

Muito adorado pelos brasileiros, a coxinha é um item indispensável dos aniversários e dos cafés no dia a dia. Já imaginou poder deliciar uma bela coxinha acompanhada de um café economizando muito? Vem ver como é possível!

Trouxemos em detalhes como, em poucos minutos, você preparará uma receita de coxinha fácil de dar água na boca. Além disso, para agradar a todos e para não enjoar, montamos uma lista com mais 10 sugestões para experimentar. 

Surpreenda com as tradicionais e com as bem diferentes para ter muito sucesso com elas e, de quebra, ainda economize tempo e dinheiro. São espetaculares.

Receita de coxinha de frango com massa de batata Fácil: saiba como fazer

Rendimento
50 porções
Preparação
2h
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
Massa
  • 3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 3 cubos de caldo de galinha
  • (sal se necessário)
Recheio
  • 500 g de peito de frango cozido e desfiado
  • Ovo
  • farinha de rosca para empanar
  • Óleo pata fritar.

Obs.: Xícara de 240 ml.

Modo de preparo

  • Numa panela, adicione 3 xícaras de chá de água e meia de óleo. Reserve.
  • Enquanto isso, cozinhe as batatas em uma panela de pressão com água e sal por 10 minutos ou até entrar o garfo.
  • Cozinhe também um peito de frango desfiado com água e sal para o recheio. Não coloque óleo para não alterar a quantidade da receita.
  • Agora adicione também 3 caldos de galinha na nossa panela que já está com água e óleo.
  • Leve ao fogo médio, sempre mexendo para dissolver por completo o caldo de galinha. Esse é um dos segredos dessa receita.
  • Dica: utilize a água que sobrou do cozimento do peito de galinha. Dessa forma, o caldo já ficará temperado com sal.
  • Quando a água começar a levantar fervura, adicione de uma só vez toda a farinha e, com o auxílio de uma colher de pau, mexa sem parar até a massa ficar lisa. Utilize preferencialmente a colher de pau pois a massa fica pesada.
  • Siga mexendo até a farinha incorporar e ficar uma massa homogênea.
  • Quando chegar no ponto, desligue o fogo e deixe esfriar até conseguir tocar sem queimar.
  • Quando esfriar, inicie o processo de sovar.
  • Enquanto esfria, utilize um garfo para amassar todas as batatas cozidas anteriormente.
  • Adicione as batatas amassadas junto da massa e sove juntas. Sove a massa até para a massa não grudar nas mãos e na bancada.
  • Para enrolar, pegue uma colher de sopa como medida e faça uma bolinha com as mãos. Feito isso, amasse e coloque o recheio bem centralizado. Feche como se fosse um embrulho e faça uma pontinha para formar o formato de uma coxinha.
  • Na sequência, passe no ovo e depois na farinha de rosca.
  • Agora, a coxinha estará pronta para fritar. Frite as coxinhas de frango e depois coloque no papel toalha.
  • Dica: se quiser congelar, fique à vontade. Quando for comer, não descongele, coloque no óleo quente assim que tirar do congelador.

Veja também essas opções extraordinárias de massa de coxinha, a empada, a massa de pastel, a massa para salgado assado e o risoles. Todas surpreendentes que irão ativar sua criatividade.

2º. De mandioca, aipim ou macaxeira

autor: Bistrô dos Salgados

Primeiramente, vamos deixar uma coisa bem clara aqui: mandioca, aipim e macaxeira é a mesma coisa! Pelo menos a mesma espécie que se chama Manihot suculenta. Ou seja, são apenas variações linguísticas.

Mas, você já experimentou uma massa da receita de coxinha feita de aipim? É tão deliciosa quanto com a batata, porém fica aquele gostinho de aipim que deixa a sua coxinha mais saborosa.

Para preparar, basta ter na sua casa ingredientes para fritar como 1 peito de frango com pele e osso, 1 dente de alho, 1 colher rasa de chá de cominho, 1 colher chá de corante, 3 colheres de vinagre, 1 colher de tempero completo, 1 colher de sopa de chimichurri, 1 colher chá de sal, 2 gemas, 1 colher sopa de manteiga, 1 quilo de aipim. Prepare a panela e siga o passo a passo. Substituindo a manteiga, ela fica sem lactose, além de ser sem glúten.

Veja mais:

3º. Do ragazzo

autor: Receitas de Alexandre Alarcão

Já comeu as coxinhas do restaurante Ragazzo e ficou com vontade de conhecer a receita?

Eis, aqui que vamos mostrar não só a lista de ingredientes, mas no vídeo o passo a passo de como preparar essa delícia.

Ragazzo é uma rede brasileira de fast food no qual serve comida italiana, pertencente ao mesmo grupo do empresário e dono do Habib's, o empresário luso-brasileiro Antônio Alberto Saraiva. Por isso, ela é talento por onde ela passa e suas massas são deliciosas!

Para quem quer fazer e ter a sua coxinha do Ragazzo em sua casa (sem comprar, você mesmo fazer!) são ingredientes como peito de frango, alho, cebola, alecrim, caldo de frango, tomate, azeite, cheiro verde, água, sal a gosto, água, batatas, farinha de trigo, margarina ou manteiga, creme de leite, calabresa, queijo muçarela, queijo parmesão ralado, manjericão, orégano, colorante e farinha de rosca.

4º. De batata doce

autor: Receitas Fit & Low Carb

A batata doce já é o amor de muita gente e ela na massa se torna o amor eterno dessas pessoas. Pois, deixa com um suave gosto doce que não deixa de combinar com o recheio salgado da massa.

Tudo o que precisa fazer é ter em sua casa itens como batata doce, sal a gosto, queijo muçarela, farinha de coco, farinha de linhaça, ovo e mãos à obra. Uma delícia sem glúten. Você precisa provar essa delícia!

5º. Vegana de jaca

autor: VegetariRango

Se acha que elas são apenas para aqueles que são carnívoros, está muito enganado! Veganos também têm sua chance de experimentar essa delícia sem sair do estilo. Existe a vegana de jaca que pode ser degustada por veganos ou não sem problema algum, pois é deliciosa e não perde o sabor real (mesmo não possuindo carne).

A jaca tem propriedades antioxidantes, fortalece a imunidade e aumenta a energia. Apresenta cor amarelada e superfície áspera, quando madura. A polpa da jaca madura é feculenta e fibrosa, além de ser é rica fonte de fibras. O sabor é comparável a combinação de maçã, abacaxi, manga e banana.

E para fazer esta receita basta ter em sua casa itens como batata cozida, sal, cebola em pó, alho em pó. azeite, farinha de trigo, carne de jaca, jaca verde, curry, colorífico, cebola, alho, tomate e salsinha.

6º. Assada

autor: Bistrô dos Salgados

Melhor que uma frita no óleo, são as que assam no fogão ou no forno. Esta versão é mais saudável, porque, praticamente, não vai óleo e se livra de alterar o seu colesterol para pior.

E esta receita é muito fácil, nela vai manteiga, temperos, leite, caldo de frango, queijo provolone, azeitona, salsinha e cebolinha.

7º. De morango

autor: Confeitando com Daniela Bolos

As coxinhas não são apenas as salgadas com frango, existe a versão doce que é com morangos que faz muito sucesso por aí. E para fazê-las é muito fácil!

Tenha leite condensado, chocolate em pó, margarina ou manteiga, creme de leite, granulado de chocolate e morangos de verdade.

8º. Sem massa

autor: Isamara Amâncio

Esta é a versão mais fácil de fazer, é sem massa. O que seria essa receita sem massa? É a que não precisa de uma massa avulsa para colocar o recheio: o próprio recheio quando é feito já se transforma na casca quando esta é modelada, assada ou frita. E fica uma delícia!

Para fazê-la, basta ter em sua casa azeite de oliva, cebola ralada, alho, colorau ou urucum, sal, pimenta do reino ou cebolinha, salsinha picada, requeijão cremoso catupiry, ovo e farinha de rosca.

9º. Fit low carb (fitness)

autor: Alex Granig - Versão FIT

Para o que estão de dieta, não precisa ficar sem seu lanche: existe a fit low carb que é muito tranquilo de fazer e não perde o gosto saboroso que conhece.

Tenha azeite, alho, pimenta do reino, sal, salsinha, cebolinha, páprica, creme de ricota, queijo parmesão ralado e farinha de linhaça.

10º. mini

autor: Dika da Naka

Sabe aquelas bem pequenininhas que vê nas festas mais populares ou até nas festas mais chiques? Ou, então em alguns lugares que vende aquela que vem no cone e que são pequeníssimas, porém, deliciosas?

Então, agora você pode ter essa receita em sua casa e até faturar um dinheiro se quiser vender para fora! Basta ter água, leite, caldo de frango, margarina, orégano e sal a gosto.

Siga as recomendações do vídeo para ver as medidas de cada item e como preparar para ficar no tamanho ideal.

11º. buque

autor: Receitas de Alexandre Alarcão

Buquês de flores são bonitas, mas já pensou em presentear o amor de sua vida (que é amante de massas) com um lindo buquê de coxinhas? As flores murcham e as coxinhas nos dá prazer em comê-las... Ou seja, é melhor ainda!

Para fazer este buquê, basta fazer a seu salgado da forma que quiser (escolha uma das receitas dessa lista e mãos à obra!). E para material do buquê, precisará de pouca coisa: palitos de churrasco, papel crepom, forminhas de doce de papel.

O que achou das receitas maravilhosas que trouxemos para você?

Sei que aprendeu a preparar essa delícia de formas sensacionais. Agora arrase na cozinha e faça para sua família, já sabe como fazer coxinha perfeitamente. Todas as receitas são incríveis para o dia a dia.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.