O polvilho azedo é diferente do doce quando se fala em função na massa, ele que vai dar firmeza à massa e permitir que se formem bolhinhas de ar que deixam o pão mais leve, o sabor é mais acentuado e sua acidez é mais alta.
Os dois tipos foram feitos para se completarem, mas na falta de um, vamos sempre atrás de adaptar a receita para que fique gostoso igual.
E nós achamos para você uma Receita de Pão de Queijo com Polvilho Azedo que seja tão gostoso e tão igual ao original. Veja mais receitas com outros modos de preparo e com outros ingredientes depois dessa. Deixo ainda como sugestão um coletânea de receita de pão de queijo fácil que vai adorar.
Receita de Pão de Queijo Caseiro com Polvilho Azedo: saiba como fazer
- 2 xícaras de chá de polvilho azedo
- 1 xícara de chá de leite integral
- ½ xícara de óleo
- 1 colher de chá de sal
- 2 ovos batidos
- 1 e ½ xícara de queijo meia cura ralado ou queijo minas ralado (mas você pode utilizar qualquer queijo de sua preferência)
Modo de preparo
- Em uma tigela grande coloque o polvilho azedo;
- Em uma panela no fogo aqueça o leite e o óleo, quando levantar fervura e o leite começar a cobrir o óleo já está no ponto certo;
- adicione a mistura líquida ao polvilho e mexa até ficar homogêneo e soltar do fundo;
- Depois, adicione os ovos e volte a mexer;
- Comece a amassar com as mãos limpas;
- Vai ficar bem grudento;
- Para dar o ponto coloque mais duas colheres de sopa de polvilho, uma de cada vez, e misture bem;
- Depois de juntar os ovos está na hora de colocar os queijos;
- Quando a massa estiver no ponto de esticar já está na hora de assar;
- Unte as mãos com margarina para modelar a massa;
- Em uma assadeira untada e polvilhada com margarina e polvilho vá fazendo bolinhas com as mãos e colocando com um dedo de distância uma da outra;
- Mantenha perto uma tigela com água gelada para ir jogando nas mãos para não grudar a massa;
- Leve ao forno preaquecido a 190 graus para assar até dourar.
- Após pronto é só servir!
- Pode congelar, após modelar a massa coloque em uma vasilha de plástico deixando-os separados um do outro, deixe no congelador de 4 a 8 horas, após isso pode colocar em sacos plásticos para diminuir o espaço.
- Essa receita também é funciona na air fryer.
2º. Com muçarela
Autor: Dora Silveira
O pão de queijo mineiro geralmente é feito com queijo meia cura e como muitos não sabem fazer esse processo ou não tem onde comprar, nessa receita aqui vamos usar o muçarela que já é querido por todos.
A principal característica do queridinho de minas é ser crocante por fora, cremoso e esticadinho por dentro, com o muçarela não fica diferente, além de deixá-lo mais douradinho.
3º. No liquidificador
Autor: Receitas da Dinda
Se quiser diminuir o tempo de preparo, o liquidificador vai ajudar a misturar todos os ingredientes e deixar a massa bem homogênea, vá parando para raspar e não deixar nenhum pedaço nas laterais.
Após isso, é só fazer as bolinhas usando as mãos ou uma colher de sopa e levar ao forno pré aquecido até ficar dourado por fora.
4º. Com creme de leite
Autor: Cozinhando com a Ly
O creme de leite na receita tem um papel bem importante, ela, junto ao polvilho azedo, vai deixar a massa no ponto certo para não precisar mexer muito, importante usar o creme de leite de lata, pois possui mais gordura que o de caixinha.
Além da cremosidade que fica, se na sua região o creme de leite for pouco mais barato a receita no geral vai sair mais em conta e ele é ótimo para dar o ponto.
5º. De caneca no micro-ondas
Autor: Menino Prendado
Hoje em dia existem muitas novas receitas de caneca como bolo, pão e agora confira o pão de queijo vendo o vídeo acima, perfeito para fazer quando temos aqueles desejos de algo muito saboroso e rápido.
Uma delícia de receita para comer de colher e dentro da caneca, importante que a caneca possa ir ao micro-ondas, basta misturar bem os ingredientes e deixar por alguns minutos a depender de cada micro-ondas.
6º. Com queijo parmesão ralado seco
Autor: Bolos da Re Cordeiro
Para facilitar a vida, nessa receita vamos usar o queijo ralado seco, aquele que vem em pacotinho, a única diferença é que esse já possui bastante sal então não precisa colocar por fora.
O processo é o mesmo, escalde o polvilho, misture os líquidos na massa e depois acrescente o queijo, fazer bolinhas e levar ao forno. O resultado fica incrível, nem parece que usou o queijo seco.
7º. Na batedeira
Autor: Maurício Rodrigues
Muitos Têm dificuldades de sovar a massa com as mãos, mas nossa amiga batedeira vai fazer todo o trabalho.
A ideal para usar é a planetária, mas as tradicionais de dois garfos também são boas, a diferença é que você precisa ficar mexendo a vasilha para ela bater todo conteúdo.
8º. Na sanduicheira
Autor: Manual do Mundo
Já imaginou pães de queijo versão sanduíche? Para os ecléticos, nessa receita a massa fica mais líquida e vai direto para sanduicheira e você ainda pode rechear.
Serve tanto naquelas sanduicheiras com divisória e as que não tem.
9º. De frigideira
Autor: Ediane - Comida Mineira
Para quem não tem forno esta receita é ideal e você pode fazer de dois jeitos, em formato de bolinhas ou adicionar toda a massa na frigideira como se fosse omelete aberto.
O sabor fica divino em ambos os formatos, melhor ainda se rechear.
10º. Na forma
Autor: Isamara Amâncio
Já pensou em um pão de queijo feito na forma de bolo, naquela com furo no meio ou nas tradicionais de tortas salgadas? Se você for como eu que gosta de inovar e usar pratos do dia a dia de um jeito diferente essa receita é perfeita.
Pode ser chamado de bolo pão de queijo, com casquinha de fora crocante e também dá para rechear antes mesmo de colocar no forno. Impressione todos da sua família fazendo essa versão.
11º. Com batata
Autor: Gostei do Gosto Receitas
Se quiser deixar a sua receita mais saudável, a batata possui diversos nutrientes, como cálcio, fósforo, fibras, antioxidantes e outros compostos que previnem diversas doenças. Nada melhor do que lanchar e ter tantos benefícios para saúde
Uma receita diferente, mas o visual é de pão de queijo, crocante por fora, macio por dentro e bem douradinho, a batata só deixou mais gostoso o que que já era. E sem glúten.
12º. Com queijo canastra
Autor: Receitas do Will
Queijo original do pão de queijo mineiro tradicional quando se está em sua forma curada, sua casca é amarela e seu interior é branco, tem um sabor forte e levemente apimentado, além de ser bem macio por dentro.
Usar esse queijo pode sair mais caro do que o normal ou difícil de achar, mas se você tiver oportunidade, não deixe de fazer, vai contar como uma grande experiência ao paladar. Essa já está no meu livro de receitas.
13º. Com provolone
Autor: Chef Gui Freitas
E para deixar mais sofisticado, o provolone é um queijo duro muito usado em degustação de vinhos como acompanhamento, na receita ele vai deixar o sabor fica mais acentuado e forte.
O segredo é ralar bem para que não fique pedaços muito grandes que não vão derreter tão facilmente. Veja como fazer o passo a passo no vídeo acima.