O mundo hoje está cada vez mais vegano e eu estou feliz em dizer que não só apenas por causa dos direitos dos animais, mas também pela variedade de receitas deliciosas que estão surgindo. Para variar seu lanche da tarde aprenda a fazer de uma vez por todas. Como sugestão deixo essa receita de pão de queijo para ver depois.
Essa é mais uma daquelas que você olha e não dá nada, mas quando prova, fica encantado. Sem glúten e sem lactose para completar o combo de maravilhas.
Vem aprender essa Receita de Pão de Queijo Vegano que fica idêntico ao original. E depois dessa você ainda pode conferir outras formas de fazer com outros ingredientes que não são de origem animal.
Receita de pão de queijo vegano: saiba como fazer
- 300g de Tofu do tipo médio e firme
- 45 ml de Azeite de oliva
- 8g de sal
- 30g de levedura nutricional em flocos
- 50g de queijo vegano tipo cheddar
- 90g Polvilho azedo
- 90g Polvilho doce
Modo de preparo
- Em uma tigela de vidro adicione o tofu, o azeite, o sal e a levedura;
- Transforme em um creme com um mix de mão, ou garfo, liquidificador ou processador, é importante para que fique uma massa homogênea;
- A consistência deve ficar parecido com um brigadeiro mole de colher ou um mousse;
- Adicione o polvilho doce e o azedo e misture bem com colher ou espátula até o polvilho desaparecer e ficar uma massa uniforme;
- O ponto da massa é firme e um pouco úmido, mas não grudento;
- Junto o queijo e misture novamente;
- Você pode usar uma colher de sorvete ou modelar a massa com as mãos, leve para uma assadeira com papel manteiga;
- Leve ao forno preaquecido por uns 20 minutos ou até dourar, se deixar muito tempo ele pode ficar duro.
- Dependendo da umidade do tofu a receita vai precisar de mais ou menos polvilho, quando for adicionar, vá colocando aos poucos até ficar na consistência certa.
- Dependendo do tipo de queijo vegano que você usar, pode variar a quantidade de sal, deixando mais salgado ou menos então é importante provar e se precisar colocar o sal a gosto.
2º. De frigideira ou micro-ondas
Autor: VegetariRango
Para facilitar o seu dia a dia, fazer essa delícia na frigideira vai poupar muito tempo e você nem precisa modelar em forma de bolinhas.
O resultado é inacreditável, fica parecendo uma omelete cremosa, com aquele esticadinho ao partir. Vale muito a pena experimentar. Você também vai amar se fizer em bolinhas, fica incrível do mesmo jeito.
3º. Com mandioquinha
Autor: Receitas da Vó
Entre todas as formas de fazer, há sempre um vegetal que ainda não testamos, aqui está uma receita maravilhosa para fazer com mandioquinha, não tem como dizer que é vegano.
O modo de preparo é exatamente como os outros, misture todos os ingredientes, modele em bolinhas e leve ao forno preaquecido. Confira o passo a passo no vídeo acima.
4º. Com batata doce
Autor: Sarah Trindadet Nutricionista
Não podia faltar ela, a melhor amiga dos treinos pesados de academia de muitas pessoas, super nutritiva, super gostosa, agora serve de base para um pãozinho de queijo, ou devemos chamar de pão de beijo?
Cozinhe as batatas com casca mesmo, quando estiver no ponto de garfo, basta amassar, misturar aos polvilhos e à gordura vegetal e modelar, forno preaquecido e depois é só servir.
5º. Fit
Autor: Nutricionista Patricia Leite
Aos adeptos da vida fit, nessa receita você usa batata inglesa cozida, azeite ou outro óleo vegetal de sua preferência e ambos os polvilhos. Além de baixa caloria essa receita também é sem glúten e sem lactose.
Já coloca no seu caderninho de receitas para emagrecer e comer sem culpa. Além disso possui vários benefícios para a saúde.
6º. De liquidificador
Autor: Sara Campos
Praticidade é o nome dessa receita, joga tudo no liquidificador, bata de 5 a 10 minutos até obter uma massa homogênea, raspando as laterais e se você não tiver paciência de modelar, com uma colher dá para porcionar e fica redondinho.
Também vai muito bem no processador de alimentos. Asse no forno ou na air fryer.
7º. Com inhame
Autor: Pensandoaocontrário
Os tubérculos são a melhor criação da natureza, dá para escrever um livro de receitas inteiro para cada um deles. E funciona muito bem como base para pão de queijo sem queijo.
O sabor que o inhame dá nessa receita é maravilhosa junto da maciez, aquele gostinho leve, a cor mais branquinha, já quero experimentar.
8º. De mandioca
Autor: Thaisa Leal Nutricionista
Mandioca, aipim ou macaxeira, não importa de onde você é, basta ir à feirinha que você encontra e com certeza vai querer preparar essa delícia.
O segredo para escolher uma boa macaxeira é quanto mais grossa estiver a casca, sem manchas, sem machucados e com a polpa bem guardada mais fresca é.
9º. Com tapioca
Autor: Marcelah Lino
Já falamos da mandioca, agora vamos falar do seu derivado mais famoso, a tapioca. De início parece ser uma receita que tem tudo para dar errado, mas quando você vê o resultado fica impressionado.
Crocante por fora, macio por dentro, o esticadinho que é típico, aquelas rachaduras por fora que dão a aparência do pãozinho mineiro, uma delícia, você vai amar.
10º. Com cenoura
Autor: Vida de Vegano e Vegetariano
A cenoura já é bem consumida no dia a dia, tem um gostinho delicioso de comida de vó, se acrescentar alguns temperinhos e misturar ao polvilho doce e azedo com azeite morno, vai virar um incrível pão de beijo.
Além de gostosa, fica nutritiva pois ela é fonte de vitaminas como a vitamina A e a C, minerais como potássio, cálcio e magnésio, fibras, tem baixo índice glicêmico e zero de gorduras.
11º. Com abóbora
Autor: Raiz do Brejo
Mais um vegetal incrível para servir de base do nosso pãozinho. Além de ser nutritivo, vai deixar a massa bem laranjinha, o sabor fica incrível, quem não gosta de um pão de queijo no café da manhã?
O segredo para dar aquele gostinho de queijo ao pãozinho é a reação química dos polvilhos com a água quente que formam o esticadinho e o sabor de queijo que todos amam.
12º. Com linhaça
Para quem quer ter todos os benefícios da linhaça e não sabe como consumir, essa receita é ótima em disfarçar o gosto dessa farinha, pois ela leva batata inglesa cozida e amassada. Funciona muito bem com outros tipos como a doce ou a batata Baroa.
Você terá um lanche super saudável, sem glúten, sem lactose, cheia de nutrientes e de sabor para compor uma alimentação saudável.
Dica: tempere com açafrão para dar uma cor mais douradinha.