Quando se fala em Ceia de Natal umas das primeiras coisas que vem a mente é o delicioso panetone, sobremesa obrigatória desta data. E quando você tem duas opções para escolher? Ele pode conter frutas ou chocolates. Dá água na boca só de pensar.
Além de ser delicioso, essa Receita De Panetone Trufado Caseiro Simples E Fácil é muito rentável para quem quer fazer uma renda extra nessa época do ano ou em outras, basta ter criatividade. Você pode produzi-lo e vendê-lo em diversos tamanhos para variados públicos. Não tem erro!
Então, vamos começar o passo a passo!
Receita de Panetone Trufado Caseiro para Vender Simples e Fácil: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Fazendo a esponja
- Em um recipiente coloque o fermento biológico seco juntamente com ½ kg de farinha.
- Agora mexa com as mãos procurando quebrar o fermento e misturá-lo muito bem com a farinha.
- Feito isso, acrescente água e vá misturando, pode fazer isso com uma espátula, colher de pau e até mesmo com as mãos. Nesse início a massa deve ficar consistente, porém grudenta.
- Cubra com papel filme ou com um pano e espere descansar por, aproximadamente, 1 hora. Depois de passado esse período, o ideal é que a esponja esteja 3 vezes maior que antes.
Vamos preparar a base!
- Com a esponja já pronta, adicione no mesmo recipiente o açúcar, o sal, mais ½ kg de farinha de trigo, a essência de panetone, a margarina e as gemas, para dar aquela cor amarelada no panetone.
- Comece a misturar os ingredientes. Mexa bastante e procure alcançar o ponto apenas mexendo, se a massa continuar grudenta adicione um pouco mais de farinha gradualmente até alcançar mais firmeza, pode adicionar uma colher (chá) de óleo para facilitar esse processo.
Hora de rechear!
- Antes de começar o recheio é preciso polvilhar farinha nas frutas, para isso, coloque-as em uma tigela e adicione as 50g de farinha de trigo restantes. Misture até que todas o polvilho esteja grudado em todas elas.
- Agora unte uma mesa ou bancada com óleo e nela abra um pouco a massa.
- Jogue as frutas cristalizadas em cima e feche a massa. Vá trabalhando com ela de modo que fique tudo muito bem misturado.
Dica:
- Com essa receita é possível optar por fazer o chocotone, basta trocar as frutas cristalizadas por 600g de chocolate ao leite em gotas. Também será necessário polvilhar o chocolate para mantê-lo espalhado por toda a massa, assim como foi feito na primeira opção. Há ainda o chocolate branco, o chocolate meio amargo e o leite ninho.
Modelado o panetone
- Corte a massa em pedaços de 550g ou no tamanho que você prefira.
- Boleie as partes produzidas individualmente. Para isso você deve ir puxando a massa para dentro e em seguida fazer bolas com as mãos. Repita o processo com todas.
- Coloque dentro da forma e deixe descansar por, aproximadamente, 2 horas. Ele deve, no mínimo, dobrar de tamanho.
- Passado esse tempo, corte a parte de cima do panetone trufado, fazendo um “x” no meio dela, use uma tesoura para realizar esta etapa.
- Coloque uma colher (café) cheia de margarina no lugar que foi cortado.
Prepare para assar!
- Leve ao forno, a uma temperatura de 170°C, por aproximadamente 40 minutos. Quando estiver pronto ele vai ficar dourado.
- Agora é só esperar esfriar!
Dica:
- Para que seu panetone fique ainda mais macio e rasgando quando tem um pedaço arrancado, o ideal é deixá-lo esfriar de ponta cabeça. Existem algumas formas de fazer isso. Uma delas é espetar o fundo do panetone, de um lado a outro, com dois palitos de churrasco em paralelo, depois pendurá-lo e aguardar. Esse método impede que a massa de cima pese e se condense, o que diminuiria a maciez.
Deixando o panetone trufado
- Em uma panela, de preferência antiaderente, derreta a manteiga.
- Em seguida acrescente o leite condensado e o creme de leite e mexa até que desgrude do fundo da panela. Esse é o ponto que buscamos
- Divida essa massa base igualmente em dois recipientes.
- Para adicionar os sabores acrescente aos poucos, em um deles, o suco de maracujá ou limão e no outro o creme de avelã. Você deve sempre colocar um pouco e provar para ver se é o gosto que está procurando.
- Agora, corte a parte de cima do panetone, formando uma espécie de tampa. Feito isto, retire parte do miolo do panetone, deixando um buraco, nele você deve colocar o recheio.
- Recoloque a parte de cima para fechar e se você quiser, decore.
Sua receita de panetone trufado caseiro está pronta, capriche na decoração, pode ainda fazer uma bela cobertura de chcocolate por cima que fica incrível.
Veja também uma seleção incrível de chocotone artesanal e uma colomba pascal perfeita. Sua família vai amar.
Dica:
- Prepare uma ganache para fazer a cobertura e jogue algumas nozes. Fica incrivelmente saboroso!
A água que é colocada na esponja deve ser morna?
Não é necessário, pode colocá-la em temperatura ambiente.
Por que meu panetone não cresceu?
Existem alguns motivos que podem ter provocado esse problema nos panetones trufados. Os 3 principais são: primeiro, a utilização de fermento velho; segundo, excesso de líquidos; terceiro, fazer isso em um lugar frio, nesse caso o tempo de descanso da massa deve ser maior ou você deve providenciar um lugar mais abafado e quentinho para facilitar, como por exemplo, dentro de um forno desligado.
O que faço para deixar meu produto com aquele sabor forte dos que são vendidos no supermercado?
O sabor ficará mais forte a medida que você acrescentar a essência de panetone, por isso, se lhe agrada, coloque mais sem problemas.
Eu posso usar o fermento seco no lugar do fresco?
Sim. Nesse caso você deve utilizar apenas 20g do produto.
Por que meu panetone ficou com textura de borracha?
O principal motivo para que isso ocorra em uma receita de panetone trufado caseiro é colocar o panetone, assim que estiver preparado, em temperatura ambiente. O melhor a se fazer é esperar um pouco com ele ainda no forno, já desligado e depois transferi-lo diretamente para o lugar onde será pendurado de cabeça para baixo.
Importante!
Não deixe a porta do forno fechada com o panetone pronto dentro, os poucos minutos que ele passa dentro devem ser aguardados com ela aberta.
Qual a validade?
O panetone caseiro possui 6 dias de validade.
Qual a melhor forma de armazenar?
Guarde-o dentro da forminha própria para receita de panetone trufado caseiro e embrulhado em papel filme ou em um plástico.
Dá para ser congelado?
Pode ser sim, basta cobri-lo totalmente com papel filme ou colocá-lo em saquinhos próprios para congelamento, procurando sempre retirar todo o ar de dentro. Em seguida leve ao freezer por até 2 meses.
Quando for consumir deixe descongelar em temperatura ambiente, esse processo é bastante rápido, basta deixá-lo assim por, em média, de 3 horas que ele já estará pronto para ser saboreado.
Dica:
- Sempre etiquete seu panetone recheado que será congelado com informações importantes, nesse caso é fundamental colocar a data de fabricação.
Depois de tantas dicas é impossível que não saiba como fazer a receita de panetone trufado caseiro, use a criatividade e elabore diversas opções de panetone ou chocotone trufado.
Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.
Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.