Sendo o frango parte das aves mais consumidas no país, alguns relatos contam que essa denominação inusitada foi criada pelo músico Tom Jobim, quando ele frequentou um restaurante em que era servido um frango desossado.
Quando o músico olhou para a ave, rio e disse que ela parecia ter sido atropelada e a partir de então o prato foi batizado com esse nome, popularizando-se principalmente no Rio de Janeiro. Este prato, consiste em um frango total ou parcialmente desossado que é assado e servido com alguns acompanhamentos, podendo ser inclusive massas ou aquele arroz soltinho.
Então, se seu desejo é aprender uma receita de frango atropelado para servir em qualquer ocasião, acompanhe o passo a passo abaixo. Veja agora como preparar esta deliciosa receita e acompanhe algumas variações no preparo.
receita de frango atropelado assado no forno: Saiba Como Fazer
- 1 frango inteiro
- 1 ramo de alecrim
- suco de 1 limão siciliano
- 2 cebolas grande cortada em tiras
- 2 colheres de sopa de sal
- pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite
Modo de preparo
- Inicie abrindo o frango, para isso Será preciso utilizar uma faca bem afiada e será feito um corte horizontal da cavidade do pescoço até a sambiquira de frango. Retire essa parte das costas do frango, a sambiquira e as asas, deixando apenas o peito e as coxas do frango;
- Agora, tempere o frango utilizando limão, alecrim, sal e pimenta. Espalhe bem o tempero sobre a carne e depois disso prepare a assadeira onde o frango será colocado. Primeiramente coloque na assadeira as cebolas cortadas em tiras, as cascas com bagaço do limão cortadas em pedaços médios e por último, acomode o frango;
- Leve a assadeira para o forno pré-aquecido em temperatura máxima e o deixe assar por 40 minutos a 200°C, até dourar. Passado o tempo, retire sua ave do forno e já pode servir.
- Caso deseje, é possível abrir o frango cortando o peito ao meio;
- se desejar, cubra o frango com papel alumínio antes de levar para assar;
- O limão pode ser substituído por laranja.
2º. Com picles de cebolas
autor: Cozinha amiga
Para deixar o seu prato principal ainda mais saboroso, que tal servir acompanhado de um delicioso picles de cebolas?
O jeito de fazer esta receita é muito simples, o diferencial é que será incluído 300 ml de vinho branco no tempero da carne e você aprenderá a preparar um delicioso picles de cebola utilizando apenas três cebolas, água, sal, vinagre, orégano e açúcar.
3º. Acrescentando batatas
autor: Caça Viagens - Ideias Saborosas
A dica de agora é para você que deseja uma sugestão de refeição completa, servindo uma fonte de proteína e outra de carboidrato sem precisar preparar outra coisa.
Além disso, o vídeo traz também a sugestão do preparo de uma deliciosa salada de Folhas Verdes com queijo do tipo tofu. Não perca tempo e acompanhe agora esse passo a passo.
4º. Com farofa
autor: Receitas Dona Dirce
O frango por si só já é uma deliciosa opção que poderá ser servida em qualquer refeição da semana, mas para deixá-lo ainda melhor, poderá ser interessante acrescentar uma farofa feita em casa.
Fazer a farofa é muito simples, bastará apenas refogar alguns temperos, adicionar os Miúdos do frango e depois de fritar tudo adicionar a farinha de milho e refogar um pouco.
E sua farofa poderá ficar ainda mais saborosa se for acrescentado nela uvas passas ou frutas cristalizadas, adicionando um leve sabor agridoce ao prato.
5º. Recheado
autor: Larica na brasa
O frango recheado faz sucesso em todo o almoço e sem dúvidas essa receita vai conquistar o coração da família inteira.
Estive ótimo, pois ele te ensinará de um jeito prático para desossar o teu frango e depois, depois rechear com todos aqueles ingredientes que você tem em casa.
6º. Na grelha
autor: Clube dos assados
Se a churrasqueira em casa está parada, é hora de colocá-la para funcionar e fazer esta deliciosa receita no próximo almoço de família.
O preparo é igualmente simples como aquele que já ensinamos, basta apenas temperar a ave e levá-la para a grelha virando a carne de vez em quando para assar bem.
7º. Com creme de cebola e maionese
autor: Receitas da Rosi Mazegohan
Temperar o frango é um dos momentos mais importantes para garantir o sucesso do seu assado e por isso é importante escolher quais ingredientes serão utilizados.
Então, outra forma de garantir que ele ficará bem temperado é misturar maionese, creme de cebola páprica, sal e qualquer outro tempero que você deseja, para então passar no Frango e se possível, deixe ele descansando por algumas horas para adquirir mais sabor.
8º. Na airfryer
autor: Dicas da Clau
Certamente vocês adoraram este frango atropelado então caso alguém tenha desculpa e que não tenha forno em casa para prepará-lo, trazemos a opção de assar na airfryer.
O modo de fazer é simples e se assemelha aquele que já te ensinamos o único diferencial é que o frango será levado para assar por 40 minutos na airfryer.
9º. Com bacon
autor: Carlão Loucos por Tempero
O bacon é um alimento que acrescenta mais sabor a qualquer preparo e por isso, não poderíamos deixar de te trazer uma dica com ele.
Para acrescentar em sua receita, basta usar algumas tiras de bacon que podem ser colocadas sobre o frango quando ele for assado ou então, servir de recheio.
10º. Com vinagrete
autor: Churrasqueadas
O vinagrete é um tipo de molho que pode ser comprado pronto ou que você pode preparar em sua casa utilizando vinagre, alho, pimentão, cebolas e tomate que são cortados em cubos.
Além desta sugestão de acompanhamento para o seu frango, o vídeo traz também a dica de fazer uma pasta utilizando suco de laranja e manteiga para pincelar sobre o frango.
11º. Regado com molho barbecue
autor: Look Channel
O molho barbecue é comumente utilizado como acompanhamento de carnes bovinas ou suínos assados, mas certamente ficará muito saboroso se acrescentar a sua ave.
Para isso, basta pincelar um pouco do molho sobre a carne já assada minutos antes de servir, dando assim mais sabor e suculenta ao seu frango.
12º. No espeto
autor: Manual do Churrasqueiro
Vamos encerrar as dicas de hoje com esta sugestão super simples que vai aquecer a churrasqueira de sua casa.
Se gostou da ideia, então tempere bem o frango com os temperos que desejar, deixe marinar de um dia para o outro e depois é só espetar e assar.
Certamente o nome diferente que surpreendeu tanto quanto essas receitas super fáceis de serem feitas. Então, não perca tempo e escolha uma para servir no próximo almoço de domingo.