Um dos pratos clássicos de churrascarias e restaurantes é a costela, e isso não poderia ser diferente afinal ela é suculenta, macia e tem aquele aspecto dourado que enche os olhos e o estômago.
Feita na panela de pressão, no forno, na churrasqueira ou de forma frita, a costela tem variações incríveis e saborosas. Por isso, separamos uma receita de costela bovina simples e fácil de preparar. Vamos à cozinha pôr a mão na massa?!
Em seguida, confira outras receitas deliciosas para variar o cardápio.
Receita de Costela bovina na panela de pressão simples e fácil: como fazer
- 1 quilo de costela bovina
- 4 cebolas grandes
- Sal grosso a gosto
- 5 colheres de shoyu
Modo de preparo
- Corte a costela e as cebolas;
- Em seguida, na panela de pressão, coloque camadas com a cebola para cobrir o fundo da panela e coloque outra de carne;
- Vá fazendo as camadas intercalando e sempre temperando a carne com o sal grosso e shoyu;
- Leve ao fogo e deixe cozinhar sem água por 40 minutos;
- Faça um acompanhamento de sua preferência e, pronto!
2º. Gaúcha Assada no forno com sal grosso
autor: Adilson Figueira
O modo de fazer assado no forno é perfeito quando se trata de uma receita de costela, mais especial com a maciez, a suculência e o sabor se tornam inconfundíveis ao final. Uma das receitas fáceis para você aproveitar e uma boa opção para a festa com os amigos.
Apesar de a indicação ser somente sal grosso, para quem gosta de tempero, a adição de manjericão, caldo de carne, alecrim ou outros condimentos fica a gosto.
Lembre-se de furar levemente a carne, assim a absorção dos temperos é maior e o sabor mais acentuado.
3º. Na churrasqueira, na brasa
autor: Guia do Churrasco
Quem é que não gosta de um churrasquinho na laje de fim de semana com os amigos e a família reunida, não é mesmo? Para ajudar no cardápio, destacamos essa versão apetitosa elaborada na churrasqueira.
O uso de papel alumínio é dispensável, mas a brasa acesa não pode faltar. Escolha a carne com mais gordura, isso ajudará a não ficar ressecada. Perfeita para seu churrasco, essa costela assada pode ser feita com a peça inteira. Realmente deliciosa.
Deixe-a descansar 20 minutos próximo ao fogo, o resultado é de lamber os beiços!
4º. Na cerveja
autor: Churrasqueadas
Acha que cerveja é só na mesa do bar? Que nada! Vamos te ensinar uma forma diferente de usá-la, como condimento para realçar o gosto e, até mesmo, a cor.
A bebida utilizada é a do tipo preta, com um toque mais adocicado. Você vai precisar de ingredientes com: alho, sal grosso, cebola, cerveja preta e duas horas para marinar, coloque por cima e espere.
Siga o passo a passo demonstrado no vídeo acima e conquiste o paladar do pessoal de casa!
5º. Recheada
autor: D'PACHECO COZINHA
Imagina incrementar esse típico prato gaúcho com um recheio delicioso? Basicamente, o checklist do mercado inclui linguiça calabresa, bacon, muçarela, ovos de codorna e alguns dentes de alho.
Mais ingredientes são bem-vindos, como cenoura, tomate, pimentão – do tipo verde, amarelo e vermelho. É preciso ter paciência e planejamento, uma vez que serão horas de preparo até ir para assar e estar pronto para servir.
6º. Assada na pressão sem água
autor: Frigideira com Tampa Juliana Reis
A receita de hoje vai agradar a toda família pela praticidade e sabor maravilhoso. Costela assada na panela de pressão somente com cebolas e calabresa. Anote aí! Ingredientes: 4 cebolas cortadas, azeite, sal a gosto e outros
7º. Com batatas
autor: Delicias na cozinha Por Edilza Rocha
Essa versão fica simplesmente divina. Uma carne tão cozidinha que desmancha na boca. A batata, além de agregar sabor a receita, fica com uma textura incrível que faz com que o prato não precise de mais nada para ficar completo.
Realmente uma delícia!
8º. Com mandioca (vaca atolada)
autor: Fê & Fé na cozinha
Cozinhar na pressão com mandioca é uma daquelas receitas tradicionais que todo mundo ama. Basta servir no almoço de domingo e arrasar nos elogios.
A dica maior é cozinhar bem a costela e montá-la em uma panela e mexa conforme ensinado no tutorial. Coloque os temperos como sal, pimenta-do-reino a gosto e caldo de costela, depois tem que colocar água e deixar cozinhar por aproximadamente 40 minutos no fogo baixo, mas sempre verificando o tempo de cozimento e está pronta, ótima para qualquer dia, é semelhante a vaca atolada tradicional. Não tem segredos no preparo
Depois, é só servir! Como acompanhamento, faça arroz branco soltinho e abóbora refogada.
9º. Ragu
autor: Chef Pedro Marino
Perfeita para acompanhar purês e até mesmo uma polenta, o ragu de costela é a melhor opção para quem curte pratos mais substanciais e gostosos. A receita é super fácil de fazer, leva pouquíssimos ingredientes e fica pronta rapidinho! Com certeza vale muito a pena dá uma espiadinha.
10º. Na airfryer
autor: Tv Churrasco
Está querendo uma costela assada perfeita, gostosa e suculenta como a feita no churrasco, mas está sem carvão? Experimente fazer essa receita em sua airfryer! Ela é extremamente simples de preparar, leva poucos ingredientes e é extremamente saborosa! Ela cai muito bem, tanto no almoço de domingo como na preparação de outros pratos como sanduiches e até pasteis, experimente!
11º. No bafo
autor: Netão Bom Beef
Feita no bafo se destaca no churrasco, isso acontece principalmente porque a carne fica suculenta, macia e desmancha na boca! Além de ser super simples de fazer, essa costela é a melhor opção para quem deseja impressionar com uma carne no ponto e cheia de sabor! Vale a pena dá uma olhadinha.
Caso tenha dúvidas, comenta aqui embaixo.