10 Receitas de Salada de Macarrão Parafuso + Super Propostas para um Almoço Incrível

Rafael Gonçalves
  • Aquela saladinha com um elemento todo especial que vai deixá-la com um super gostinho, arrisca dizer qual seria?
Avalie este item
(27 votos)
10 Receitas de Salada de Macarrão Parafuso + Super Propostas para um Almoço Incrível

Gosta de testar sabores diferentes quando o assunto é salada? Então essa maravilhosa receita de salada de macarrão parafuso pode cair muito bem no seu cardápio habitual da semana, uma delícia de sabor e que pode reunir os seus ingredientes preferidos.

Uma salada bem-preparada é irrecusável, não é mesmo? Principalmente se houver aquela massa para tentar equilibrar um pouco as coisas, e nem pense que por isso ela será mais calórica e menos interessante, pois você pode sim preferir utilizar uma massa integral, mas esse é um assunto para outro momento, vamos focar na gostosura que irá ficar esse prato.

Se esse tipo de receita é a sua, não deixe de acompanhar outras em nossa lista, para que possa preparar qualquer outra destas sugestões sempre que quiser.

Receita de salada de macarrão parafuso irresistível: saiba como fazer

Rendimento
04 porções
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • Macarrão parafuso 500g
  • 01 colher de sopa de sal
  • Óleo
  • Tomate cereja
  • Cebola roxa
  • Passas
  • Manjericão
  • Cebolinha
  • Azeitonas pretas
  • 01 caixa de creme de leite
  • 04 colheres de sopa de maionese
  • ½ limão (suco)
  • Presunto de peru (opcional)
  • Muçarela 250g (opcional)
  • Cenoura (opcional)
  • Cheiro verde (opcional)

Modo de preparo

  • Todo o processo de preparo é super simples, primeiro nós teremos de cozinhar o macarrão, fica a seu critério entre escolher o comum e o integral.
  • Uma vez que o macarrão já esteja pronto, deixe ele reservado e certifique-se de que os vegetais estejam todos limpos e higienizados.
  • Utilize uma travessa de vidro para colocar os outros componentes da sua salada, assim você pode colocar o macarrão e os demais ingredientes.
  • É interessante que os demais itens estejam cortados antes de serem misturados, como por exemplo o tomate cereja, ele pode ser picado, mas também fica outra boa escolha se cortar alguns ao meio, para decorar melhor o seu prato.
  • Pique a cebolinha, a cebola roxa.
  • Adicione o creme de leite a maionese e o suco de ½ limão espremido.
  • Misture tudo e ao final para decorar e melhorar ainda mais o aroma, acrescente umas duas folhas de manjericão.
  • Os demais ingredientes presentes na receita são opcionais, você pode ou não usar para incrementar ainda mais.
  • Feito tudo isso é só aproveitar e apreciar este maravilhoso sabor da sua salada de macarrão, pois estará pronto para servir.

Quanto custa em calorias?

Uma porção dessa salada de macarrão parafuso fica em torno de 450-500 kcal (considerando todos os ingredientes opcionais). Se quiser reduzir, troque a maionese por iogurte natural e diminua o queijo. Mas sério, quem vai resistir à versão completa?

Guarda bem? Dura quanto?

Na geladeira, dura até 3 dias se ficar bem tampado. Dica de ouro: separa o molho e mistura só na hora de servir - assim o macarrão não fica encharcado. Já aprendi isso na marra, quando a Daiane reclamou que parecia "sopa de macarrão" no segundo dia.

Tá sem ingrediente? Bora improvisar!

  • Sem creme de leite? Iogurte natural ou até requeijão salvam
  • Passas não rolam pra você? Tenta damasco picado ou até cubinhos de manga
  • Alergia a glúten? Troca o macarrão por fusilli de arroz ou quinoa
  • Vegano? Maionese de tofu e queijo vegetal entram no lugar

Hack que ninguém te conta

Lava o macarrão depois de cozido? NÃO FAZ ISSO! Só se for usar em salada fria mesmo (como essa). Mas passa rapidinho em água fria pra parar o cozimento e escorre BEM. Molho aguado é tristeza pura.

Os 3 pecados capitais da salada de macarrão

  1. Excesso de molho: Começa com metade e vai ajustando. Sempre dá pra colocar mais, tirar é impossível
  2. Cortar tudo muito grande: Pedaços devem ser do tamanho da ponta do garfo. Ninguém quer garfadas desbalanceadas
  3. Temperar na hora: Deixa a salada descansar por 30min na geladeira antes de servir. Os sabores se casam melhor

Combina com o quê?

Churrasco? Clássico. Frango grelhado? Perfeito. Mas se quiser inovar:

  • Drink: Limoncello com água tônica
  • Petisco extra: Bolinhas de queijo assadas
  • Contraste: Folhas amargas como rúcula

Versão "surpresa-me"

Quer dar um twist? Coloca cubos de abacaxi grelhado e bacon crocante. Parece loucura, mas o doce-salgado fica DE LOUCO. Outra ideia: substitui o manjericão por hortelã e joga umas castanhas por cima.

Modo chef Michelin

Rala queijo parmesão na hora por cima + azeite trufado. Simples assim. Ah, e usa tomates cereja assados ao invés de crus - o sabor caramelizado eleva tudo.

Salada de rico ou de pobre?

Dá pra fazer barato: substitui o presunto de peru por peito de frango desfiado, usa queijo prato ao invés de muçarela e mete bastante cenoura ralada pra render. Fica ótimo do mesmo jeito!

Sobrou? Transforma!

  • Sanduíche: Mistura com cream cheese e recheia pão sírio
  • Omelete: Joga uma colherada na frigideira com os ovos
  • Salada nova: Acrescenta folhas verdes e vira outra refeição

O ponto crítico

Cozinhar o macarrão AL DENTE é sagrado. Tira 1 minuto antes do tempo da embalagem e testa - deve oferecer resistência ao morder. Depois de escorrido, mistura um fio de azeite pra não grudar.

Se tudo der errado...

Salada ficou sem graça? Joga um molho inglês ou até ketchup (sim, eu já fiz isso num desespero). Muito ácido? Adiciona uma pitada de açúcar. Muito seco? Mais creme de leite ou até um pouco da água do cozimento.

Sabia que...

Nos EUA chamam de "pasta salad" e costuma ter... marshmallow! (não recomendo). E na Alemanha colocam salsicha. Mas a versão brasileira com queijo e presunto é disparado a melhor.

De onde veio essa ideia?

Saladas de macarrão surgiram nos EUA no século XIX, como forma de aproveitar sobras. Mas foi nos anos 1950 que explodiram, quando a maionese se popularizou. Nossa versão tropicalizada com queijo e legumes é bem mais gostosa, né?

Perguntas que sempre me fazem

Pode congelar? Não, o molho a base de creme de leite fica separado.
Tomate pode ser normal? Pode, mas o cereja é mais doce e menos aquoso.
Precisa lavar o macarrão? Só se quiser que o molho não grude - mas muitos chefs discordam.

O que mais casa com esse sabor?

Experimenta servir com pão de alho crocante ou torradinhas de parmesão. E pra beber? Uma cerveja pilsen bem gelada ou suco de maracujá com hortelã. Combinações que vão te surpreender!

Confissões de cozinha

Já esqueci o macarrão cozinhando e virei uma panela de mush. Outra vez exagerei no limão e tive que compensar com duas caixas de creme de leite. A Daiane até hoje zoa: "Tá fazendo salada ou sopa?" Mas é assim que se aprende!

Quando servir?

  • Festa infantil: Corta tudo bem pequeno e faz carinhas com os ingredientes
  • Jantar chique: Serve em taças individuais com folhas de manjericão douradas
  • Piquenique: Leva em potinhos herméticos com gelo em baixo

E aí, bora fazer?

Essa salada é meu coringa pra visitas inesperadas - sempre tenho os ingredientes básicos em casa. Conta nos comentários como ficou a sua! Inventou alguma variação? Já cometeu algum desses erros? Tira foto e marca @sabornamesaoficial pra gente ver!

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Com frango desfiado

Autor: Claudia Oliveira Receitas

E começando muito bem a nossa lista, diga-se de passagem, outra imperdível opção com frango desfiado para deixar o que já é bom, ainda melhor... O sabor será outro que não muito, mas muito gostoso.

Simples de fazer, essa receita pode ser outra excelente escolha para algo delicioso e rápido de ser feito, se o teu tempo estiver curto, então já sabe, essa é daquelas que haverá carboidratos, vitaminas e minerais a serem consumidos.

3º. Com atum

Autor: Receitinhas Com Amor

Outra ótima variação que teria de fazer parte desta listinha incrível é esta receita a qual o nosso título sugere, tenho certeza de que será outra escolha muito acertada a se fazer.

Essa além de prometer um ótimo sabor ainda vai te proporcionar os benefícios do atum, e que não são poucos, além de ser anti-inflamatório, ajuda na saúde do coração, melhorando a pressão arterial, protege as células, melhora a circulação do sangue e ainda reúne várias outras vantagens.

4º. Versão vegana

Outra a qual não poderia ficar de fora e uma variação inteiramente vegana, pois só cresce o número de pessoas que aderiram esse estilo de vida, por isso essa nossa versão que promete entregar muito sabor e equilíbrio.

Não vai perder essa certo? Sem perder mais tempo corre para preparar a sua e comprove, tenho certeza de que será recorrente em seus preparos na cozinha e ainda te rendará bons elogios.

5º. Com presunto

E para incrementar ainda mais o sabor, deixando tudo ainda mais irresistível, essa daqui além de saborosa é uma verdadeira mão na roda, tanto no quesito facilidade em preparar, mas também pela combinação de sabores.

Vale lembrar que você ainda poderá usar da sua criatividade na hora de compor ainda melhor a sua receita, usando temperos, molhos, queijo, milho verde e outros vegetais de sua escolha, o que não vale é deixar de fazer e de aproveitar mais essa.

6º. Com batata palha

Essa aqui vai trazer um gostinho todo especial, e aposto que até já sabe a razão, uma vez que o título está entregando, ainda naquela pegada de ser fácil de ser feita com um bom resultado.

Basta reunir alguns bons e indispensáveis vegetais, azeite, vinagre, orégano e sal (se preferir) e pronto, finalize com batata palha e é só aproveitar essa gostosura em seu almoço.

7º. Com kiwi

Essa aqui tem um sabor super especial e não dá para simplesmente deixá-la de fora, vai ficar um sabor agridoce, mas muito interessante, isso porque essa deliciosa fruta tem um sabor muito único e marcante.

Sem contar os benefícios que ainda estaremos consumindo, poucas calorias, rico nas vitaminas C e K, possui potássio e outras fibras e ainda ajuda no funcionamento do intestino, um excelente combo, certo? Então aproveite.

8º. Com sardinha

Uma opção bastante nutritiva e que pode ser de bastante ajuda naqueles momentos em que as compras do mês estão quase no fim, está próxima variação com sardinha é incrível, não falo somente do sabor, mas principalmente por ser bem proteico.

As vantagens que esse peixe oferece são tais como: fonte de vitamina D, oferece tantas proteínas quanto a carne vermelha, possui mais cálcio que o leite, ajuda a proteger o cérebro e ainda é rica em ômega 3, ou seja, vale e muito a pena prepará-la.

9º. Com legumes

Esta delícia aqui leva brócolis, tomate, azeitonas e outros vegetais os quais queira adicionar para deixar o que já é bom, ainda melhor, use a criatividade na hora de preparar o seu, e não se esquece dos seus temperos favoritos.

Garanto que vai ser de grande valia este prato aqui, é fazer para se apaixonar e ter a garantia de uma refeição saudável para melhor ainda mais a sua qualidade de verdade, por isso não deixe para depois.

10º. Com manga

E para encerrar bem essa lista que ficou fantástica, esta última sugestão é bem legal e bem fácil de ser feita, tem um gostinho todo especial e tenho certeza de que quem tiver a oportunidade de experimentar, irá gostar e muito.

Além de ser agradável ainda consegue oferecer coisas boas devido as suas propriedades alimentares, pois nossa fruta em questão é rica em fibras e uma ótima aliada ao nosso intestino, bom reforço ao sistema imunológico, contém as vitaminas A e C, aumenta a imunidade e previne doenças, um verdadeiro prato cheio.

Por isso fique sempre atento para ver as nossas receitas e sugestões, até a próxima.

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário