13 Receitas de Bolacha - Biscoito de Natal + Recomendações Muito Bonitas E Criativas

  • Deliciosas para comer e muito úteis para decorar, aproveite.
Avalie este item
(21 votos)

Sem dúvidas é uma receita que lembra muito aqueles biscoitos de avó, não é mesmo? Chega até a dar uma nostalgia dos Natais antigos quando éramos crianças.

Pois bem, dessa vez vamos trazer em detalhes uma receita de biscoito de Natal para você reproduzir e fazer igual ao da vovó. Essa receita é perfeita para você convidar a família e saborear. Ótima também para fazer e presentear aqueles amigos queridos.

Fique conosco e veja a super seleção de receitas que montamos para você, com mais de 10 opções para você variar no preparo.

Venha aprender agora mesmo:

Receita de biscoito de Natal simples e fácil: como fazer

Rendimento
30 biscoitinhos
Preparação
80 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
Da massa
  • noz moscada a gosto
  • ¼ xícara(chá) de açúcar refinado
  • ¼ xícara (chá) de melado de cana ou mel
  • ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 ovo
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara (chá) de manteiga sem sal (100 g)
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de cravo moído
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)
  • 1 colher (chá) de canela em pó
para o glacê:
  • 1 clara
  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (chá) de suco de limão

Modo de preparo

massa:
  • Em um recipiente adicione o ovo, a manteiga, mel, açúcar, canela, gengibre, cravo, essência de baunilha e noz moscada moída na hora a gosto, mexa tudo com uma colher até obter uma massa homogênea.
  • Aos poucos comece a acrescentar a farinha, misturando lentamente para não embolorar. Nesse momento, acrescente também o bicarbonato de sódio.
  • Continue incorporando a farinha e mexendo até que ela fique pesada demais para mexer com a colher, daí, basta começar a incorporar a farinha com as mãos.
  • Quando a massa chegar ao ponto correto, parecido com a de um pão, amanteigada, porém macia e sem grudar nas mãos pare de acrescentar farinha.
  • Coloque um plástico sob a mesa e separe um pedaço da massa, comece a abrir até ficar com mais ou menos 1 cm de altura, com a ajuda de um rolo.
  • Ainda envolta no plástico coloque sobre uma superfície dura e plana, e leve à geladeira por cerca de 40 minutos.
  • Passado o tempo, retire a massa do plástico e corte com um cortador de biscoitos no formato que desejar.
  • Para aproveitar o máximo da massa, use o cortador de maneira rente para que a massa do lado não rache e possa ser usada no próximo corte.
  • Coloque os biscoitos em uma forma baixa cuidadosamente e no alto deles faça um furinho para poder passar a cordinha para a árvore ou organização depois.
  • Leve ao forno preaquecido a 180° por 15 minutos ou até a base dourar levemente.
  • Passado o tempo, retire do forno e reserve.
para o glacê real:
  • Em uma vasilha despeje as claras de ovo e bata até fazer bastante espuma, logo em seguida, aos poucos vá adicionando o açúcar de confeiteiro sem parar de bater.
  • Logo depois coloque o suco de limão e bata até obter um creme consistente como claras em neve. Reserve.
Montagem:
  • Com o biscoito já frio, passe o seu glacê para um saquinho de confeiteiro com o bico bem fino e comece a decorar os biscoitos cuidadosamente, desenhando da maneira que desejar.
  • Quando acabar, deixe o glacê secar por cerca de 40 minutos.
  • Passado o tempo, embale da maneira que desejar!
Dica:

Para deixar seus biscoitos ainda mais bonitos, use corante em gel da cor que desejar para colorir os desenhos.

2º. Decorada

Autor: Bolos Bafônicos

Sabe aqueles biscoitinhos super bonitinhos, decoradinhos que aparecem nos filmes norte-americanos? Você pode prepará-los e tê-los em casa!

Basta ter ingredientes como manteiga sem sal, açúcar, ovo, extrato de baunilha, farinha de trigo, amido de milho e sal. Use tudo para decoração mais bonita que já fez nesse tipo de massa. Junte tudo em uma vasilha e misture bem misture bem até obter uma massa lisinha.

Veja o passo a passo no vídeo e aprenda agora mesmo a como fazer biscoito de Natal. São perfeitas para presentear.

3º. Amanteigado que derrete na boca

autor: Isamara Amâncio

Sabe quando você vai à casa de uma pessoa, no dia de Natal e ela lhe oferece uma bandeja inteira de biscoitos fofinhos para você comer?

Daí, você pega um só para não ser chato, põe na boca e aquilo derrete virando um creme delicioso e hipnotizante? Aquilo são biscoitos amanteigados de Natal que derrete na boca!

Basta ter em casa ingredientes como manteiga sem sal, açúcar, ovos, limão, sal, essência de baunilha, farinha de trigo, amido de milho, cacau em pó e chocolate meio amargo.

Dentre os super saborosos temos ainda o sequilhos de maizena com leite condensado e mais uma variedade enorme de biscoito amanteigado fácil, simples e caseiro nessa lista. Uma receita de bolacha de natal para comemorar a ceia ou ano novo em família!

4º. Bem macia

autor: Receitas da Isa

Não satisfeito com a versão que derrete na boca, temos também a opção macia.

É aquela que necessita mastigar, mas basta dar a primeira mastigada que ela se derrete toda formando aquele creme apaixonante que você já conhece.

Para fazê-la, também é muito fácil! Acompanhe o vídeo acima e tenha em mãos os ingredientes: ovos, açúcar, nata, farinha de trigo, leite, sal amoníaco e água.

Se quiser incrementar ainda mais, jogue por cima chocolate branco derretido. Irá derreter na boca.

5º. Alemã

autor: Cozinha da Carol

A cultura alemã também faz muito sucesso aqui no Brasil e as bolachinhas alemãs não são diferentes!

Elas são muito gostosas e tem uma aparência bem bonita, trazendo o gosto da Alemanha para a mesa no dia do Natal. Para fazê-la também é muito tranquilo! São poucos os ingredientes.

Basta ter em casa ingredientes como ovos, açúcar confeiteiro, açúcar de baunilha, extrato de baunilha, farinha de amêndoas, farinha de avelã, sal, canela em pó e limão.

6º. Americanos

autor: Bolos Bafônicos

Quando nós pensamos em Natal, pensamos em família unida a uma mesa com um lindo peru assado no forno com aquele óleo suculento escorrendo junto a umas fatias de abacaxi.

Mas, e a sobremesa? A sobremesa que mais vemos por aí, pelo menos nos filmes da sessão da tarde, são umas bolachinhas em forma de “criança” com direito a enfeites e rostinho. E são saborosas. Você não perde por assar elas!

Quer saber o sabor? Tenha esses produtos: manteiga sem sal, açúcar mascavo, melaço de cana, ovo, gengibre em pó, canela em pó, cravo em pó, noz moscada e sal.

7º. Sequinha

autor: Isamara Amâncio

Se você gosta dela sequinha para comer a tarde num dia de Natal ou acompanhar a hora da sobremesa da ceia, faça essa versão sequinha.

A receita é muito tranquila: é suficiente ter em casa manteiga, açúcar mascavo, leite, bicarbonato de sódio, fermento em pó, banha de porco, ovo, farinha de trigo, canela em pó, mel e gengibre em pó ou cravo em pó.

8º. Crocante

autor: Carolina Ferreira

Já se você gosta de crocante que faz aquele barulhinho quando você morde e tem um gosto gostoso que lembra o dia de Natal, temos a receita perfeita.

Basta você ter esses ingredientes: açúcar, trigo, manteiga e ovos e já começar a preparar agora!

9º. Com nata

autor: Mamãe Vida Saudável

Se você é fã de nata, que tal, aquelas bolachinhas de Natal que tem gosto de nata e até os que não gostam, passa a gostar?

São bolachas de natal simples e fácil de preparar que levam uma lista de ingredientes e que vale a pena todo o esforço e tempo dado.

Tenha alguns itens: ovo, manteiga, açúcar demerara ou adoçante, farinha de arroz, maizena ou fécula de batata, fermento em pó e chocolate meio amargo.

Veja também uma lista muito especial de receita de bolacha de nata para variar o sabor.

10º. Pintada

autor: Chef Sandra Maciel

Sabe aquelas bolachinhas alegres que tem forma, cor e tamanho bonitinhos? São coloridos, atraentes e gostosos e aparecem no Natal em muitas casas por aí? São as bolachinhas pintadas de Natal que faz um sucesso enorme entre as crianças (e os adultos também!) e traz a alegria do Natal para a mesa.

Para isso, basta ter óleo de coco, mel, açúcar demerara, ovos, canela em pó, gengibre fresco picado, cravo, noz moscada, sal, bicarbonato de sódio e água.

11º. De gengibre

autor: Zaffari

Quem disse que gengibre tem que se algo picante e que só serve para acalmar dor de garganta? Ele também serve para dar gosto e prazer aos seus doces de Natal e fazer do seu dia especial um dia mais que diferente!

Basta ter farinha, fermento químico, gengibre em pó, canela em pó, noz moscada, manteiga sem sal, açúcar mascavo, melado de cana, essência de baunilha e ovo.

12º. Decorado com glace real

autor: Cakepedia

Você já ouviu falar em glacê real? Glacê real é o verdadeiro glacê que é feito de açúcar de confeiteiro, sumo de limão e clara de ovo utilizada para diversos usos na confeitaria em cobertura e decoração de bolos e biscoitos.

E, nessa receita, ele vai decorar a sua bolachinha de Natal, que você vai usar manteiga sem sal, açúcar confeiteiro, ovo, canela em pó, cascas de laranja, sal, “Glaçúcar” (açúcar confeiteiro da marca União de açúcar) e merengue em pó para preparar em seu lar.

13º. De mel

autor: Vera Ossak Culinária e Dicas

O mel também deixa qualquer receita de doce superespecial e as bolachas de Natal não ficam de fora.

Além de ser utilizado adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso, o mel é considerado antisséptico, antioxidante, antirreumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.

O mel é um alimento docinho, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.

E para montar esta receita, tenha ovos, banha, leite, açúcar, mel, sal amoníaco, canela em pó, água, corantes e confeitos de livre escolha.

Conheça também outros tipos de biscoito como a receita de biscoito de polvilho e a bolacha amanteigada com goiabada.

Faça a alegria com essas opções fantásticas tanto para comer quanto para decorar.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.