A proteína de soja texturizada é um substituto amplamente usado para veganos e vegetarianos para a carne animal, pois não contém gordura saturada ou colesterol.
Pensando nos benefícios da soja, separamos algumas receitas deliciosas que consideramos uma base de preparo.
As receitas com proteína de soja são para todos, textura e sabor são muito parecidos com as carnes de origem animal.
Trouxemos a receitinha mais tradicional nesse segmento, um belo hamburguer. E dê uma olhada em nossa seleção com opções que montamos após ela, prepare e tenha um bom apetite!
Hamburguer Delicioso: uma das mais tradicionais receitas com proteína de soja, veja como fazer
- 2 xícaras de proteína de soja
- 1 litro de água fervente
- 1 limão grande
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola grande
- 1/2 xícara de pimentão
- 3 dentes de alho
- 1/2 colher (sopa) de páprica defumada
- 1 pitada de cominho
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 1/3 xícara cheiro verde fresco
- 1 colher (sopa) de chia
- 3 colheres (sopa) de farinha de aveia
- Óleo ou azeite para fritar
- Água para hidratar
Modo de preparo
- Coloque a proteína em uma vasilha e cubra tudo com água fervente e suco de um limão e sal, misture bem e reserve por 10 minutos
- Enquanto isso em uma panela refogue no óleo a cebola por 4 minutos, em seguida adicione pimentão, alho, páprica e cominho e refogue por 5 minutos.
- Escorra, lavando bem e retire o máximo possível com ajuda de um pano.
- Transfira para a panela onde estão os legumes refogados e misture bem e tempere com shoyo e sal. Misture e refogue por mais 6 minutos.
- Em um processador adicione duas xícaras da mistura com a soja e bata por dois minutos.
- Transfira para uma tigela e adicione o restante da soja refogada, e adicione cheiro verde, chia e aveia, misture tudo com as mãos até que você consiga moldar formas com ela.
- Agora basta dar formato ao hamburguer, fazendo uma bola e logo em seguida achatando.
- Em uma frigideira, coloque o óleo quando ele estiver aquecido coloque o hambúrguer. Deixe fritar 3 minutos de cada lado, em seguida basta servir!
2º. Farofa
autor: Bete com carinho
O sucesso é garantido!
Enquanto servimos arroz com feijão quase todos os dias no almoço e no jantar, a farofa não tem hora certa para encher nossos pratos com alegria extra, sempre tem é um momento para uma farofinha!
É excelente para ser degustada soltinha, como aperitivo ou acompanhamento do prato principal. E muito mais: se gosta de organizar tudo, separe ela para cada um comer o seu separadamente.
3º. Almôndega
autor: Comida Arretada
Tão apetitoso e saboroso: deixe-se seduzir pelo sabor das nossas almôndegas de soja, descubra já o processo!
Está seguindo uma dieta vegana e procurando uma receita rápida e fácil de fazer e ainda de soja?
Você vai se apaixonar por esses bolinhos na primeira degustação. Assados, crocantes por fora e macios por dentro: eles têm todas as credenciais para conquistar toda a família!
4º. Bolinho
autor: Bete com carinho
O bolinho é um alimento semelhante ao nhoque de batata comum.
Tem um baixo teor de carboidratos e gordura, e ajuda a aumentar a ingestão de proteínas ao longo do dia. Além disso, todos os componentes para preparar esses bolinhos são acessíveis e fáceis de encontrar.
O processo é rápido e perfeito para aqueles dias que você não está muito a fim de cozinhar e quer apenas descansar, esses bolinhos são perfeitos como aperitivos.
5º. Bife
autor: Fran Dutra
Isso é mais do que um bife. Quem poderia imaginar que a soja poderia ser tão mágica?
O modo de preparo é simples e rápido: Em uma panela, despeje o leite lentamente sobre a soja e misture bem. Adicione a água aos poucos até formar uma massa e deixe repousar alguns minutos para que aumente o seu volume.
O cozimento é lento, digamos que nessas doses demora-se cerca de 15 minutos para o bife também secar bem internamente. Veja tudo para saber como preparar proteína de soja assim.
6º. Nuggets
autor: VegetariRango
Veganos, não-veganos e até crianças vão adorar isso.
Os nuggets são crocantes por fora, úmidos por dentro, têm gosto de um nuggets normal, sem alterar o sabor e são livres de maldade aos animais.
Os componentes são: 2 xícaras (chá) de proteína vegetal não transgênica, dente de alho, salsinha, orégano, sal, farinha de rosca, chia e farinha de trigo (e outro tipo para empanar).
7º. Lasanha
autor: MAGIA DO Sabor
Você não precisa perder a lasanha ao se tornar vegano!
Alguns ingredientes: carne de soja, 1 cebola picada, 1 tomate, caldo de galinha, salsa e cebolinha, milho, ervilha, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, entre outros.
Veja como preparar essa receita de proteína de soja que fica uma delícia. Você pode chamar os amigos e familiares para degustar poia fica muito bom
8º. em tiras
autor: Isa Ribeiro
Tiras de Proteína de soja com molho é uma opção fácil de inspiração indonésia que assa em apenas alguns minutos.
Se você nunca preparou essas tiras de soja antes, essa é sua chance de dar um passo completo para o seu aprendizado.
Mergulhe as tiras em molho cremoso e picante, podendo também ser empanado, com queijo cheddar! (Esse molhinho fica ao seu critério)
9º. Strogonoff texturizado
autor: Clube Vegano
Se você é vegetariano ou vegano, provavelmente já conhece essa receitinha light.
Strogonoff pode ser tudo que você precisa em um dia em que falta criatividade na cozinha, pois é um prato simples e fácil de fazer, que necessita de poucos ingredientes.
Confira os componentes e o processo por completo para preparar. Combine com um arroz soltinho e batata palha, não tem coisa melhor!
10º. Torta com legumes
autor: Natalia Uyu
Torta ótima para dietas vegetarianas, veganas e onívoras.
Feito com pimentão, leite e farinha de trigo, esta torta de soja vegana é uma refeição principal satisfatória, reconfortante e saudável.
Simples e rápido de fazer, além dos componentes serem acessíveis e fáceis de encontrar, até porque fica ao seu critério o recheio da torta.
11º. Kibe
autor: .: Descobrindo a Cozinha :.
A palavra kibe deriva de um verbo árabe que significa "formar uma bola".
Então, a tradução do nome do Kibe não está totalmente errada. Mas, como você verá na receita de quibe de hoje, eles se parecem mais com croquetes recheados.
Alguns dos componentes são: azeite, cebola, soja, farinha de trigo para quibe etc. Comece refogando a cebola e o alho, depois que fritar um pouco, despeje a soja. Confira a receita completa.
12º. Rocambole
autor: Graça Franco
Um pão macio e irresistível.
É sem dúvida um dos alimentos mais apreciados para um lanche que reúne adultos e crianças.
Um rocambole de soja é excelente para um rico pequeno-almoço, além das diversas propriedades que proporciona ao nosso corpo.
13º. Arroz
autor: Regiane Oliveiira
Esse arroz é sucesso na certa.
Alguns dos componentes são: 2 xícaras de soja, 1 1/2 de arroz parboilizado, 1/2 Xícara de molho de tomate, 1 tempero para carnes, 1 colher de (chá) de orégano, 1 colher de corante etc.
Para fazer, basta seguir os passos comuns a um arroz branco normal, mas cuidado para não deixar ficar papa ou duro. Dica: preste atenção na quantidade de água que você vai colocar.
14º. Biscoito
autor: Presunto Vegetariano
Esses deliciosos biscoitos veganos são sem glúten!
Levam apenas 20 minutos para fazer e são uma receita vegana fácil para iniciantes!
Com alto teor de proteína vegetal do que o seu biscoito padrão, eles podem ser saboreados como uma guloseima saudável ou um lanche pós-ginástica!
15º. Strogonoff vegano
autor: Clube Vegano
Strogonoff vegano, livre de crueldade e feito com muito amor.
Por incrível que pareça é um prato reconfortante, rápido de preparar e barato. E acreditem, eles podem sim ser uma refeição vegana bem completa.
Anota aí os componentes: massa de sêmola, soja, tomates, alho, cebola e pimentão. O tempero fica ao seu critério, mas você pode adicionar: cheiro verde picado, salsa, manjericão, páprica, pimenta em pó etc. Veja como fazer proteína de soja dessa forma.
16º. à bolonhesa
autor: Raquelícias
Adapte um clássico da culinária com um ingrediente aliado dos vegetarianos!
A soja é um alimento que geralmente contém fibras, isoflavonas e proteínas, e é muito popular entre os vegetarianos e veganos.
Comece hidratando a soja com água quente. Deixe de molho por 15 minutos, após isso, escorra em uma peneira e reserve. Refogue a cebola e o alho até ficar douradinho e coloque a proteína de soja hidratada. Para terminar a receita, confira o passo a passo.
Separamos as melhores receitas para você preparar para a sua família ou amigos. Além do mais, são pratos que não precisam ser necessariamente preparados para pessoas vegetarianas ou veganas.