A tapioca foi descoberta pelos portugueses no estado de Pernambuco, no século XVI. É feita a partir da mandioca e muito comum na alimentação indígena, usualmente é preparada na forma granulada.
A seguir, uma das melhores receitas com tapioca, práticas e fáceis para você preparar e incrementar suas refeições e lanches.
Uma maneira diferente de se preparar a massa de tapioca é em forma de bolo. Cremoso, gostoso, não precisa que se leve ao forno e não utiliza ovos.
Sendo assim, é perfeito para dias preguiçosos que não queremos cozinhar algo elaborado, mas ainda assim queremos algum doce. Confira o passo a passo:
Bolo: uma das melhores receitas com tapioca, veja como fazer
- ½ xícara de chá de leite ninho (50g);
- 2 xícaras de chá de farinha de tapioca granulada;
- 4 xícaras de chá de leite;
- 2 caixas de leite condensado;
- ½ xícara de chá de coco ralado;
- 200ml de leite de coco.
Modo de preparo
- Em uma panela coloque o leite e ligue o fogo, deixe lá até que ferva;
- Passe o leite para uma vasilha, então acrescente a tapioca granulada;
- Mexa com uma colher e deixe lá por alguns minutos para que os grãos fiquem mais macios;
- Depois de dez minutos, essa mistura irá se parecer com uma massinha ou pasta;
- Dê algumas amassadas com a colher para soltar e coloque as suas duas caixas de leite condensado, caso queira pode ser o sem lactose, e acrescente o coco ralado;
- Misture e coloque o leite de coco e o leite ninho;
- Com um batedor vá mexendo até que fique com uma textura meio líquida.
- Em uma assadeira com furo no meio, passe óleo para untar e coloque a massa;
- Passe o papel filme por cima da assadeira e deixe descansar por mais ou menos 6 horas na geladeira;
- Com uma faca, passe nas laterais para soltar e coloque em uma travessa.
Não vai no forno e você não vai ter problema nenhum fazendo ela, é extremamente simples e pode ser feito por qualquer um! Além de possuir sua versão sem lactose e glúten!
2º. Dadinho
autor: Mohamad Hindi
Em 2014, o chef Rodrigo Oliveira criou o Dadinho de Tapioca. A partir do bolinho, ele substituiu o uso do queijo minas pelo queijo coalho e criou a receita que faz sucesso em todo o Brasil.
A base da receita é leite, ovos, manteiga, tapioca e o queijo coalho, que dá o formato a receita.
Aprenda a fazer esta receita de dadinhos de tapioca seguindo o passo a passo do vídeo.
3º. Cuscuz
autor: Kdelícia Cozinha Ana Cláudia
Originário do Continente Africano, da região do Magrebe, o cuscuz é considerado prato nacional da Tunísia e tido como opção do dia na Argélia e no Marrocos.
Sua composição é, basicamente, feita através de cereais moídos e amassados à mão, até formar pequenos grãos e, após esse processo, é cozido. Siga o passo a passo para ter um cuscuz de tapioca sensacional.
4º. Pudim
autor: Mil Delicias na Cozinha
Sobremesa que pode ser consumida sem nenhum acompanhamento, o pudim – tal como conhecemos – tem sua origem nos navios da Marinha Real, entre os séculos XVIII e XIX. Mas evolui com o passar dos anos para chegar ao que conhecemos hoje.
Tradicionalmente da culinária portuguesa, o pudim conquistou populações e países e hoje é uma das sobremesas que mais agradam os paladares.
Uma das opções mais lidas é a de pudim de tapioca. Misture 1 xícara (chá) coco ralado, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga c/sal e 1 xícara (chá) de tapioca com 1 litro de leite fervendo e deixe descansar por alguns minutos. Depois bata a mistura com 4 ovos e 1 lata de leite condensado. Para a calda que ficará por cima do pudim, coloque 1 xícara chá de açúcar na forma que será utilizada e leve ao fogo, até atingir o ponto de caramelo. Coloque a mistura na forma e leve ao forno médio, em banho maria, por 60 minutos. Espere esfriar e desenforme.
Fica uma delícia de tapioca com calda!
5º. Pão
autor: Isamara Amâncio
O pão é um alimento histórico e, muitas vezes, mitológicos. Sua origem data de mais de 10.000 anos a.C. e, com o passar dos anos seu preparo foi sendo aprimorado e incrementado.
Atualmente, o pão pode ser preparado de diversas formas, com sabores, recheios e variações até mesmo na própria massa.
Com a tapioca temos opções que são perfeitas para o dia a dia - e o pãozinho de tapioca não poderia ficar de fora. Confira o modo de preparo no vídeo.
6º. Omelete de tapioca
autor: delicias na cozinha da mara
De origem animal, o ovo pode ter origem em diversas espécies. O mais consumido, no entanto, é o oriundo da galinha, e pode ser preparado cozido, frito ou como parte de outros preparos.
O ovo auxilia no aumento da massa muscular e na prevenção de doenças, como o câncer. Ajuda ainda na absorção de colesterol no intestino e na prevenção do envelhecimento precoce.
7º. Mingau
autor: Canal Clarear
Com consistência cremosa, o mingau feito tradicionalmente a base de água (ou leite), cereal ou farinha. Pode ser adoçado ou ganhar novos sabores com outros ingredientes.
Normalmente feito para alimentar crianças, o mingau tem ganhado novas versões e sabores e conquistando um público cada vez mais diversos.
Para ser uma receita diferente, experimente usar a tapioca e não amido de milho. O preparo em uma panela segue o mesmo passo a passo do mingau tradicional: misture a tapioca, açúcar e leite, leve ao fogo médio e deixa engrossar.
8º. Pão de queijo
autor: Receitas e Temperos
O pão de queijo é um prato originário da América do Sul e, no Brasil, tido como típico da culinária mineira.
Com o contato em outras culturas culinárias, a iguaria vem ganhando novos ingredientes e sabores, podendo ser preparado com a massa de tapioca. É uma excelente opção entre as receitas com tapioca, perfeita para o café da manhã.
Para preparar o pão de queijo de tapioca, coloque 2 xícaras (chá) de goma de tapioca hidratada, 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado e 300g de cream cheese em uma tigela, sal a gosto e misture com uma colher. Faça bolinhas com a massa, coloque-as numa assadeira e leve ao freezer por 30 minutos, para deixá-las mais firme. Depois desse tempo, leve ao forno médio e deixe por, aproximadamente, 20 minutos ou até dourar.
9º. Bolo de liquidificador
autor: Canal do Edy
Fácil de fazer e prático, o bolo de liquidificador é uma das formas mais amadas das donas de casa no preparo de receitas.
Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador, é basicamente isso que deve ser feito na receita. Você economiza tempo e ainda tem menos louça suja no final do processo. É uma ótima opção para evitar a farinha de trigo e seguir nem sua dieta.
10º. Pudim granulado
autor: Luísa Tonelli
Quando utilizada a massa granulada, o pudim adquire um aspecto mais rústico e áspero, podendo ser utilizado como decoração.
O resultado, visualmente, não é liso como a maioria dos de pudins, mas o sabor não deixa nada a desejar.
11º. Crepioca
autor: Mamãe Vida Saudável
Quando você mistura crepe com tapioca o resultado é a crepioca: massa feita com a farinha da goma de mandioca adicionada de ovos e leite.
O resultado é um prato mais consistente que a tapioca tradicional, lembrando a massa de panqueca, porém uma panqueca de tapioca, com sua base feita de fécula da mandioca.
Com essa versão, você pode também fazer uma incrível pizza de tapioca: não é preciso substituir a tapioca por xícaras de chá de farinha! Prepare a massa conforme a receita da crepioca e acrescente o que desejar: molho de tomate, cheiro verde... use a sua imaginação!
12º. Banana com canela
autor: Adriana
Uma das maneiras possíveis para o preparo da tapioca é com banana e canela. Saudável, ideal para lanches e cafés. Pode ser acompanhada de um suco natural ou uma bebida quente.
A banana é uma fruta originária do sudeste da Ásia, típica das regiões tropicais e presente em todo planeta.
Dentre as opções fáceis, temos a de banana com canela. É ótima para quem busca nas práticas de bem estar uma alimentação sem glúten e sem lactose, mas que seja uma delícia.
Em uma frigideira, coloque 3 colheres de sopa de tapioca e leve ao fogo. Após dourar, acrescente a banana e a canela a gosto e feche a tapioca. Está pronta para servir!
13º. Tapioca com queijo
autor: Panelaterapia
Nem sempre o recheio precisa ser o foco principal da receita. Com a casquinha de queijo envolta da massa o sabor começa logo no primeiro contato com o prato.
Além de ter a possibilidade de um recheio saboroso e incrível, pode incrementar sua tapioca com a massa crocante e saborosa, com gostinho de queijo.
14º. No micro-ondas
autor: Poliana
Em 1947 as cozinhas ganharam um grande aliado: o micro-ondas. O preparo de alimentos nesse aparelho inovou a culinária.
Embora sua popularização no Brasil tenha sido na década de 1990, atualmente muitas pessoas o consideram item indispensável na casa. Seja por sua facilidade e rapidez no preparo de alimentos ou pelas múltiplas funções que hoje apresentam.
15º. Com coco
autor: Boas Receitas
O coco é fruto do coqueiro, árvore muito comum em regiões tropicais e, principalmente litorâneas.
Originário do sudeste asiático, a planta foi trazida para o Brasil no século XVI, por Duarte Coelho, e se espalhou por toda a costa tropical. O fruto pode ser consumido de diversas maneiras, inclusive como recheios para outros pratos.
Para uma de minhas opções favoritas de receitas com tapioca, em uma tigela misture a tapioca com coco ralado e sal a gosto. Doure na frigideira e pronto! Tente novamente fazer essa tapioca doce recheada com goiabada ou doce de leite, por exemplo. Fica uma delícia!
16º. Gourmet
autor: Faça E Venda
A gourmetização culinária abrange quase todas as receitinhas muito consumidas pela população. Portanto, as tapiocas não ficariam fora do processo.
Gourmetizar consiste em torná-lo mais atraente visualmente, sofisticá-lo. É transformar receitas tradicionais e simples e algo visto como refinado.
17º. De chocolate
autor: Naza Martins
O chocolate está presente na vida das pessoas de diferentes maneiras: como sobremesa, recheio, complementando algum prato ou como sabor em diversos preparos.
Muito consumido pela população mais jovem, o chocolate tem se reinventado e sendo inserido em diversos outros segmentos, ganhando versões mais saudáveis e até mesmo veganas.
Essas foram algumas receitas com tapioca para inovar nas suas receitas e na sua alimentação.