17 Receitas Com Mortadela MAIS Combinações Incríveis E Muito Criativas

  • Descubra como utilizar famoso embutido do Mercado Municipal da Cidade de São Paulo.
Avalie este item
(18 votos)

Esse ingrediente cheio de sabor é frequentemente subestimado na cozinha, mas pode brilhar em pratos salgados fáceis e rápidos de preparar.

É um embutido de carne suína ou bovina temperada com sabor muito característico que é facilmente encontrado na geladeira dos brasileiros.

Comumente colocado dentro do pão para o lanche, esse ingrediente é mais versátil do que você imagina, então, aprenda essas receitas com mortadela para o almoço, café da manhã ou até mesmo um jantar leve que vai satisfazer a sua família.

Essa já vai te convencer, mas se precisar de extras, não deixe conferir todas outras sugestões que deixei abaixo para você experimentar.  

Favorita: Omelete, uma das melhores receitas com mortadela

Rendimento
1 porção
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 3 ovos
  • Queijo muçarela a gosto
  • Mortadela a gosto
  • 1 pitadinha de sal
  • Pimentão (opcional)

Modo de preparo

  • Quebre os ovos em uma tigela, então, use um fuê ou garfo para bate-los até que as gemas e claras se unam e formem uma mistura homogênea.
  • Adicione a eles sal a gosto ou meia colher (café) e mexa novamente.
  • Reserve essa mistura.
  • Corte em pequenos pedaços a quantia desejada de muçarela e mortadela.
  • De volta aos ovos, acrescente o queijo e a mortadela fatiada, mexa para que eles se unam. Quem gosta de tomate picado ou cheiro verde, pode acrescentá-los.
  • Unte uma frigideira antiaderente, a coloque no fogo e espere esquentar.
  • Quando ela estiver bem quente, adicione toda a mistura e espalhe bem.
  • Cubra com a tampa, deixe fritar em fogo baixo e aguarde um tempinho.
  • Se, ao voltar, a parte superior estiver mais sequinha, use a espátula para virar a omelete. Você verá que a parte inferior estará dourada e totalmente cozida.
  • Deixe fritar por pouco tempo, então, transfira para um prato e sirva em seguida.

2º. Com pão

autor: Eduardo Perrone

Um sanduíche para quem ama lanche clássico e fácil.

Ele é um daqueles pratos práticos que você pode preparar rapidamente para um lanche da tarde, mas que tal caprichar e fazer a receita tão famosa no Mercadão de São Paulo? Você irá surpreender na hora de servir, afinal, quem não gosta de um bom pão francês recheado com essa iguaria?

3º. Acebolada

autor: Beleza na Cozinha

E quem disse que só lanches se faz com a mortadela? Se alguém afirmar isso está enganado e, com essa receita, você saberá a razão.

Um petisco delicioso que une nosso ingrediente especial e cebola, de uma só vez! A dica aqui é para ir comendo enquanto bebe aquela cerveja gelada na sexta à noite, ainda mais se estiver acompanhada de alguns molhos feitos à base de algumas colheres (sopa) de maionese ou ketchup com temperos a gosto.

4º. Frita

autor: Receitas Históricas Brasileiras

O hábito de fritar alimentos é uma invenção que merece menção honrosa, quase tudo fica melhor depois de frito!

Com nosso querido e especial condimento nãos seria diferente né?! Aprenda a fritar a mortadela e deixar sua família querendo mais depois de comer.

5º. Bolinho

autor: Canal da Vandeca

Bolinhos são uma ótima maneira de aproveitar alimentos e incrementar seu sabor, seja ele de arroz, mandioca, feijão e ... mortadela!!!

O modo de preparo consiste em refogar o alho em uma panela usando algumas colheres (sopa) de azeite e adicionar o nosso embutido tradicional fatiado ou picado (você consegue usar vários outros tipos como a defumada ou a de frango). Mexa até dourar, adicione salsa, cheiro verde ou ervas finas de sua preferência, sal e pimenta do reino a gosto.

Acrescente algumas xicaras (chá) de leite junto com as fatias do embutido, e coloque em média uma xicara (chá) de farinha de trigo e misture por cerca de 5 minutos até virar uma massa.

Depois, deixe massa esfriar em uma tigela para fazer os bolinhos, abra a massa aos poucos e molde do jeito que quiser. Use uma colher (chá) de óleo para untar as mãos. Passe os bolinhos no ovo, na farinha de rosca e coloque-os para fritar.

6º. Macarrão

autor: Canal da Cleo Nunes

O macarrão está entre os pratos mais adaptáveis já vistos, seja com molho ou sem, com verduras e legumes, creme de leite, bacon e agora é a vez desse incrível embutido!

Prepare um delicioso jantar, de forma fácil e rápida. Macarrão com molho de tomate, sem dúvidas será uma surpresa ao paladar.

7º. Patê

autor: Hellen Rose

Essa dica é ideal para reuniões, coquetéis e ocasiões em que é necessário servir um aperitivo. Mas pode-se utiliza-la também para ter sempre pronto em casa e quando bater a fome ter um lanche rápido!

O patê de mortadela é fácil de fazer e é facilmente consumido com pães, torradas, bolachas de sal e outros alimentos com sabores neutros, no qual o que vai prevalecer é o sabor do patê.

8º. Pizza

autor: 1900 Pizzeria

Noite de pizza! Que tal inovar nos sabores, fugindo daquelas tradicionais receitas que sempre são preparadas e repetidas incontáveis vezes? Essa receita é muito rápida porque basta montar a pizza e levar ao forno médio!

Experimente dar um toque diferente, e simples, ao preparar sua pizza nessa noite. Surpreenda a todos, até mesmo você! Afinal, só de imaginar uma pizza com queijo prato, parmesão ralado ou requeijão cremoso já dá até água na boca...

9º. Churrasco

autor: BBQ Em Casa - Receitas De Churrasco

Embora fuja a regra dos tradicionais churrascos em que temos carnes, pão de alho e, no máximo, um vinagrete, esse não é indicado para vegetarianos e veganos, mas tem mortadela nele.

Aprenda a preparar de forma deliciosa para ser degustada durante o churrasco também, afinal ela é um embutido que pode estar presente em quaisquer momentos e em todas as suas receitas.

10º. Trouxinha

autor: Dupla Gourmet

A trouxinha é uma maneira de servir alguma massa com recheio, ela é famosa entre os salgadinhos de festa.

Mas, para além das massas, é possível fazer umas trouxinhas recheada. Cozinhe por 10 minutos ou até dourar no forno. Elas são fáceis e práticas assim de fazer. Pode servi-las em festas e reuniões.

11º. Arroz

autor: Sandra Tudo Junto e Misturado

O arroz está entre os grãos mais consumidos do mundo, é um alimento utilizado em diversas receitas e a é a base na alimentação de diversas culturas.

Na hora do preparo, diversos ingredientes podem incrementar o arroz colorido, dentre eles está nossa figura especial: a mortadela defumada ou tradicional!

Use uma colher (chá) de óleo para fritar a cebola picada junto com o arroz, a seleta de legumes e deixe cozinhar por 20 minutos aproximadamente. Adicione uma colher (sobremesa) de orégano e sal e pronto, já pode servir.

E já que estamos falando de arroz, por que não arriscar um arroz de forno?

12º. Croquete

autor: Hoje é dia de Cozinha

O croquete é um bolinho, com formato alongado e feito com base em algum tipo de creme, passado na farinha e frito. Assim o resultado é algo cremoso e crocante ao mesmo tempo.

As maneiras de melhorar uma receita são infinitas, dentre elas está o acréscimo da estrela da vez: a mortadela! Aprenda a preparar um delicioso croquete.

13º. Pastel

autor: Receitinhas Com Amor

O pastel, tal qual o conhecemos, é de terras brasileiras e tem origem em São Paulo. Muito consumidos em feiras livres, esse alimento ganhou o gosto popular e pode apresentar-se recheado de diversas formas.

O pastel é o melhor dos dois mundos.

Esse fica enorme e é feito no forno! São necessárias 30 colheres (sopa) de farinha de trigo e 2 colheres (sopa) de manteiga para fazer a massa. Além disso, irá precisar abrir a massa com um rolo sobre uma superfície plana. Divertido, né?

14º. Torta

autor: Alex Granig

Uma dica de torta para você aproveitar tudo que tem aí no armário.

O modo de preparo: em uma panela com óleo quente e em fogo médio, cebola pequena picada, dentes de alho e cenouras raladas e deixe refogar. Murchou? Entra com o milho e desligue o fogo. Se preferir, adicione azeitonas verdes e tomates também! Agora deixe descansar por 10 minutos ou até terminar a próxima fase. As claras em neve para dar maciez! Depois delas, bata as gemas, 1 xícara (chá) de leite, sal a gosto, óleo e 100g de queijo parmesão ralado.

Pegue essa mistura, coloque a farinha, cerca de 2 xícaras (chá) de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó e misture. Adicione as claras, mexa, então, use o refogado para rechear. Leve ao forno médio preaquecido por 30 a 40 minutos.

15º. Cuscuz

autor: Darlieytson

Originalmente preparado com cereais, em especial o trigo, o cuscuz têm sua origem no noroeste do continente africano, mas é muito comum nas culinárias norte e nordeste do Brasil.

Ele pode ser servido com ou sem molho e, algumas vezes recheado. Existem utensílios culinários próprias para o preparo dessa iguaria.

16º. Bolinho de arroz

autor: Receitas de Minuto por Gi Souza

Tem arroz na sua casa suficiente para preparar deliciosos bolinhos? Que tal dar um toque especial e mais sabor para sua receita? Aprenda a deixar o que é bom, melhor ainda incluindo novos sabores em receitas tradicionais.

O passo a passo de receitas para uma refeição onde reaproveitamos o que tem de sobra em casa, geralmente é muito simples. Use arroz cozido, dente de alho e temperos! Veja como fazer esse bolinho simples.

17º. Bolo

autor: Simples Assim por Patricia Santos

Os bolos são pratos ideais para servir em café da manhã ou tarde e até mesmo para um lanche rápido no dia a dia. Ele é de liquidificador e leva 1 xícara (chá) de leite, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, fermento biológico e outros.

Por mais que bolo salgado não seja uma das receitas mais populares, vale a pena experimentar. Aprenda a preparar já esse delicioso bolo, que foge à regra de bolos tradicionalmente doces, mas que não deixa nada a desejar em relação ao sabor.

Essas foram algumas dicas para você usar esse ingrediente de forma variada na sua rotina alimentar, deixando as receitas um pouco menos óbvias. Gostou das receitas com mortadela para diversificar as refeições? Não deixe de testar todas!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.