19 Receitas de Comida Japonesa Típica de Todos os Tipos

  • Prepare em uma noite especial e sinta-se do outro lado do mundo.
Avalie este item
(20 votos)

A cultura japonesa vem se misturando a nossa desde o início do século XIX.

Com essa mistura, ela trouxe consigo costumes e a culinária japonesa. E tudo isso não é por menos, já que as receitas são regadas em sabor, tradição e beleza.

Se você ama a comida nipônica e quer aprender a fazer diversos pratos regados a muita tradicionalidade e no conforto da sua casa, aqui vai uma incrível lista de 19 opções de receita de comida japonesa típica.

E para começar selecionamos uma receita tradicional conhecida como “karê raisu”, esse prato de origem nipônica ganhou fama no Brasil principalmente devido ao anime “Naruto”. Confira o passo a passo.

Kare rice: uma das melhores receitas de comida japonesa

Rendimento
3 porções grandes
Preparação
40 min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 pitada de pimenta do reino;
  • 1 pimentão;
  • ½ colher de chá de curry em pó;
  • 1 pitada de cominho em pó;
  • 500ml de água;
  • 1 colher de chá de molho inglês;
  • 1 colher de sopa de molho de tomate ou ketchup;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 ½ cubos do tablete de karê da marca que preferir;
  • ½ colher de chá de konsome (mix de caldo em pó de legumes e carnes);
  • 2 dentes de alho pequeno;
  • 1 batata;
  • 1 cenoura;
  • 186g de peito de frango em cubos;
  • Óleo de gergelim;
  • ½ cebola.

Modo de preparo

  • Em uma tigela coloque o seu frango cortado em cubos e tempere com sal, pimenta do reino, curry em pó, cominho em pó e misture bastante para reservar;
  • Corte as cenouras em cubos e reserve. Em seguida, corte a cebola ao meio e uma das partes em dois pedaços;
  • Em seguida, corte também os seus alhos em pequenas partes;
  • Triture a cebola que foi cortada em dois e o alho em um processador;
  • A outra parte da cebola que sobrou deve ser cortada em pequenos pedaços e então reservada;
  • Corte a sua batata em cubos médios e coloque de molho por 10 minutos para evitar que escureça;
  • Em uma panela, coloque um pouco de óleo e refogue a cebola e o alho triturados em fogo médio até que fiquem dourados;
  • Adicione um fio de óleo de gergelim e o frango, mexa até que fique dourado;
  • Em outra panela, coloque a cenoura, batata e a água junto de konsome;
  • Deixe cozinhar até que a cenoura e a batata fiquem macias, mas não a ponto de desmanchar;
  • Depois, abaixe um pouco o fogo e adicione as cebolas que estavam reservadas assim como o pimentão cortado em tiras;
  • Coloque os 2 cubos do tablete karê, o molho de tomate e o molho inglês;
  • Cozinhe com fogo baixo até que o caldo comece a engrossar e então estará pronto!

O Kare Raisu é um prato perfeito para ser consumido nos dias frios, ele tem origem indiana, mas foi adaptado ao paladar japonês e se tornou um dos pratos mais populares do país.

Ele possui outras variações que são ainda mais incríveis de serem consumidas, você não vai se arrepender. Além disso é possível preparar uma versão com carne bovina para quem prefere.

2º. Gohan

autor: Cozinha Técnica

Muito usado para diversos pratos japoneses, o gohan é prático de ser feito, mas possui a técnica que deve ser usada com bastante atenção.

Nesse vídeo, o autor dá dicar de quais panelas são as ideias para preparar o “uruchimai” (arroz japonês) para que se tenha a distribuição de calor, essencial para que o ponto fique perfeito. Utilize arroz para sushi, uma excelente dica, para compor um prato perfeito. Eu gosto de comer com shoyu (molho de soja), é um gosto pessoal rs.

3º. Ramen – Lámen

autor: Nhac GNT

O “lámen” é, sem dúvida, uma das receitas vindas do Japão mais apreciadas pelos brasileiros.

Um macarrão de muita tradição e complexidade, mas que com calma e força de vontade você com certeza será capaz de fazer na sua casa. Será a receita, mais pedida em se tratando de cardápio japonês.

O gostinho do óleo de gergelim aqui é maravilhoso.

4º. Sushi

autor: Nandu Andrade

O sushi dispensa apresentações. Feito de diversas maneiras distintas em solo brasileiro, ele se tornou uma febre. E todas as opções o sushi enrolado.

Nesse vídeo, separamos duas opções de típicos sushis servidos nos restaurantes japoneses Brasil afora. Como fatias de peixe cru, escolhemos o salmão, o qual representa, sem dúvida, aquele mais procurado por quem ama esse simpático enrolado de alga marinha.

Esse prato japonês leva, alga nori. Veja o modo de preparo.

5º. Sashimi

autor: Sushi Com A Fê

Seguindo a linha dos típicos pratos servidos nos restaurantes japoneses, aqui separamos um vídeo muito legal que vai te ensinar a fazer sashimis do zero, desde a preparação do local onde o peixe será cortado, até como efetuar esses cortes com perfeição.

A autora é extremamente didática e vai te explicar para que cada parte da posta do salmão pode ser utilizada dentro das diferentes receitas dessa rica culinária. De pratos típicos e mais populares da culinária oriental.

6º. Guioza

autor: Empório Azuki

Esse simpático bolinho é simplesmente delicioso. Recheado com carne suína e bovina bem temperada, o sabor da guioza é único.

Podendo ser feito frito ou no vapor, escolhemos a opção mais saudável e original. Confere no link como você pode fazer com facilidade essa delícia no conforto da sua casa. Utilizando molho shoyu para melhorar e dar um up no tempero.

7º. Tempura

autor: Ana Maria Brogui

Outro clássico da culinária japonesa extremamente presente na vida dos brasileiros. O tempura pode ser feito de muitas formas diferentes usando desde vegetais até camarões. Enriquecendo a culinária japonesa, para sua refeição.

Na opção que separamos, vamos aprender a fazer um que usará dos dois! Simplesmente uma maravilha!

8º. Onigiri

autor: Tastemade Brasil

Esse típico bolinho de arroz é visto com bastante frequência em diversos animes que costumam passar nos canais brasileiros.

Na comida japonesa escolhida, temos um maravilhoso onigiri feito com salmão grelhado e “furitake” (tempero oriental) sabor peixe. O bolinho fica um aspecto lindo e sabor único. Vale a pena fazer. Podendo usar outro peixe cru.

9º. HotRolls

autor: Sushi Com A Fê

Para muitos, esse é o sushi mais querido e apreciado. Fritinho e muito cremoso devido ao cream cheese, o sabor do hotroll é fantástico.

Em mais um vídeo super didático, a autora vai ensinar como dividir bem as etapas de preparação, e dicas de corte e preparação. O diferencial de cada hot roll, é ser empanado e frito.

10º. Uramaki

autor: Sushi Com A Fê

Esse sushi é o meu favorito. Tradicionalmente feito com uma generosa porção de salmão envolto por alga, gohan e gergelim preto e branco por cima. Simplesmente único.

Separamos, porém, uma receita com três tipos de Uramaki para você ficar craque: Filadélfia, Califórnia e o potezinho de salmão. E em todas as opções, se utiliza arroz temperado. Não esqueça de servir com wasabi (raiz forte).

11º. Gyudon

autor: Família mazegohan

O “Sukya” é um restaurante de origem nipônica que foge um pouco dos típicos pratos servidos com sushi, sashimi e temaky. Ele é especializado na chamada “comida japonesa de rua”. Dentre as opções mais pedidas, está o gyudon. Que é um dos pratos mais conhecidos, da gastronomia japonesa.

Para fazê-lo você irá precisar: alcatra picada, cebolas, saque, mirin saque, shoyo, açúcar, água, gengibre e hondashi.

12º. Sukiyaki

autor: Santana Fonseca

O sukiyaki é um macarrão de origem oriental que se assemelha bastante ao famoso yakissoba. Um prato de dar água na boca, uma receitinha para partilhar com seus amigos.

A receita é tipicamente feita com uma carne cortada em finas tiras próprias para ela, além de vegetais de diferentes tipos e tofu.

No vídeo escolhido, o autor ainda te ensinará a preparar o molho tradicional usado no prato, que fará toda diferença na hora de dar sabor.

13º. Manju

autor: Miriam Fukami

Manju, também conhecido como mandiu, é um doce japonês feito com o tradicional feijão azuki coberto por uma massa de farinha de trigo. Cozinhe o broto do feijão azuki, pois é do broto que sairá o doce.

Essa receita é extremamente delicada e envolve toda uma preparação especial desde o recheio até a massa que devem ficar na consistência ideal. E é a prova de que os japoneses também podem ser bons com doces.

14º. Moti ou Mochi

autor: Ella

Seguindo na linha dos doces, agora é a vez do famoso bolinho de arroz japonês.

Essa sobremesa é feita única e exclusivamente com arroz que será cuidadosamente cozido no vapor. Entretanto, é necessário um tipo específico para dar a liga necessária que o doce precisa. Sobá, Udon e Somen. E utilize água doce na sua preparação.

15º. Tonkatsu

autor: Receitas do Kazu

Receita japonesa mais simples e saborosa que essa não há. Tirinhas de lompo suíno empanadas e extremamente bem temperadas, com um molho de shoyo super especial para acompanhar.

No vídeo, você irá aprender a preparar a carne e o molho específico para esse prato. A carne de porco de uma forma bem diferente nessa receita e que contempla uma refeição.

16º. Okonomiyaki

autor: Receitas do Kazu

O Okonomiyaki é considerado um tipo de panqueca frita japonesa. Essa opção tem como proteína a barriga do porco, e apresenta uma cremosidade incrível dada pela maionese.

Além disso, a panqueca também possui um delicioso acompanhamento a de molho inglês e mel que fará toda a diferença. Um dos nomes de comida japonesa mais diferentes, no entanto, um prato muito presente em restaurante e rodízio japonês.

17º. Takoyaki

autor: Lari Oyama

Esse bolinho é super simples e pode ser recheado de diversas maneiras diferentes. Escolha uma variação, que seja melhor para você.

O recheio mais tradicional usa carne de polvo, mas também pode preparar com bacon, camarão, uma fatia de peixe, salmão ou atum. Mas pode utilizar outros ingredientes. Enfim, de qualquer jeito ele fica muito gostoso. Gosto muito no café da manhã.

18º. Yakiniku

autor: BBQ Em Casa - Receitas De Churrasco

Quem disse que japonês não sabe fazer churrasco. Esse vídeo vai te provar justamente o contrário.

O yakiniku é tipicamente feito com cortes vinculados a raças bovinas tipicamente orientais, os quais apresentam uma suculência adicional devido ao maior teor de gordura entremeada. Além disso, eles também utilizam de muitos vegetais.

A cozinha japonesa, realmente é surpreendente, com receitas excelentes para seu bem estar.

19º. Sopa de missô – missoshiro

autor: Dona Kika

Essa típica sopa nipônica está sempre sendo servida como entrada nos restaurantes japoneses que encontramos espalhados pelo Brasil.

Prato fácil que vai esquentar seus dias frios. Para prepará-la, irá precisar de água, hondashi (tempero a base de peixe), missô (pasta de soja) e tofu. Por ser uma sopa, é ideal para a saúde.

Ufa! Todas essas gostosuras da culinária japonesa, agora, estão a sua disposição para preparar aquela noite típica aí em sua casa. Aproveite todos tipos de comida japonesa.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.