Conhecido por baba ganoush, baba ghanoush ou também pasta de gergelim, esse prato além de muito delicioso, é também muito saudável e versátil. A Receita de babaganoush pura já é uma delícia, mas fica ainda mais quando combinado com um pãozinho, na salada ou com um arroz branco.
Foi pensando nisso que separamos o passo a passo de como fazer de forma fácil, com os ingredientes nutritivos e saborosos.
Além disso, para te mostrar como é versátil, montamos uma super seleção com mais 15 variações incríveis.
Não vai perder, né?
Receita de baba ganoush de berinjela: Saiba Como Fazer
- 3 berinjelas de médias a grandes
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de tahine
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 limão espremido
- Sal para temperar
Modo de preparo
- Inicie lavando muito bem as berinjelas e em seguida coloque diretamente sobre a chama do fogão.
- Vá virando as berinjelas para dourar dos dois lados, para isso, utilize um pegador ou pinça.
- Elas devem ficar bem queimadas nos dois lados, deixe dourar por 10 ou 15 minutos.
- Observe as berinjelas, quando sair um líquido delas, indica que estão bem cozidas por dentro.
- Deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando amornar, retire a casca sem lavar as berinjelas.
- Depois de retirar toda a casca, coloque a polpa da berinjela em uma bacia com alho picado.
- Tempere com sal a gosto, azeite, limão e tahine. Vá colocando o tempero aos poucos e prove o sabor.
- Tempere também com pimenta penta moída na hora a gosto e também tempero verde picado. O resultado fica incrível!
- Feito isso, é só armazenar em um vidro na geladeira. Poderá armazenar por até 15 dias.
- Abaixo, diversas outras opções de preparo para agradar a todos os gostos.
2º. Jiló
Se você nunca provou jiló, está na hora de provar. Esse ingrediente transforma qualquer receita em uma receita ainda mais especial.
Você conhece os benefícios do Jiló? Alguns deles, são: combate ao mau hálito, ajuda a emagrecer, é benéfico para o coração e faz bem para a pele. Entre outros inúmeros benefícios.
Para preparar essa delícia, você vai precisar de: jiló, é claro, cebola, pimenta dedo de moça a gosto, coentro, cebolinha, hortelã, mel, limão e azeite. Lembrando que os temperos são todos a gosto.
Dá para perceber que é muito saboroso devido aos temperos, né? Fica uma delícia!
3º. Vegano
O prato de babaganoush é ótimo para quem é vegano, traz muito sabor sem a necessidade de carne. Se você nunca provou, prove o quanto antes.
Temperos e legumes não faltam nesse prato.
Trouxemos delícias para todos os gostos, conheça mais possibilidades logo abaixo:
4º. Árabe
A culinária tem o poder de passar por diversas culturas e trazer o gostinho de outros países em sair da sua cozinha.
Nessa opção, a lista de ingredientes é: alho, berinjela, cebola, tahine, suco de limão, canela, raspas de limão e de laranja, salsinha, hortelã, cebolinha, azeite, sal, pimenta do reino e pimenta da Jamaica.
Separe os ingredientes que você tiver em casa e prepare hoje mesmo mais essa opção fantástica!
Veja mais receitas:
5º. Grill
Além de ser muito versátil, esse prato combina inúmeras formas diferentes de preparo e nesse post você vai conhecer: no forno, na airfryer e agora no Grill.
Uma das características dessa receita é a berinjela assada. Então já separe seu grill e faça o quanto antes para você provar. Você não vai se arrepender!
Se você não tem grill, sem problemas, continue conosco e aprenda outras formas.
6º. Pasta
Esse tutorial, além de te mostrar como preparar essa tradicional receita árabe, também vai te trazer diversas dicas de preparo.
Não fique de fora, confira o vídeo e aprenda todas elas para seus próximos preparos.
Vale super a pena, você não vai se arrepender!
7º. Na Airfryer
Trouxemos essa opção pensando nas pessoas que têm airfryer em casa e adoram a praticidade desse equipamento. Em poucos minutos, seu preparo estará pronto!
Os ingredientes necessários, são: 2 berinjelas, 1 colher (chá) de alho, 1 colher (sopa) de limão espremido, 2 colheres (sopa) de tahine também conhecido como pasta de gergelim árabe, azeite e temperos, sal, páprica e pimenta.
Assista o vídeo e aprenda o passo a passo. Não deixe de conhecer opções incríveis abaixo:
8º. Tradicional
Dentre todas as opções selecionadas, esse prato é o mais próximo da receita original árabe. Ótima opção para surpreender todos os convidados!
Buscando inovar na cozinha? O babaganoush é uma ótima proposta, sem dúvidas.
Veja também:
9º. No forno
Se você não tiver em casa o grill e nem a airfryer, sem problemas, trouxemos agora a opção no forno. Simples e fácil para você degustar!
O grande segredo para o sucesso desta receita é queimar bem a casca da beringela. Vá virando para que ambos os lados fiquem bem queimados. Fica aqui uma dica fundamental: observar quando sair água da beringela, isso indica que a polpa está pronta.
Quando faltar a criatividade, corra e prepare essa opção incrível!
10º. Sem tahine
O tahine, também conhecido como pasta de gergelim árabe, é ingrediente-chave desse preparo árabe. Confesso que não é um ingrediente tão fácil de encontrar, mas se você não tiver, não deixe de preparar essa delícia!
Os únicos itens necessários são: berinjelas, 1 dente de alho, azeite, sal e suco de limão. Separe esses ingredientes e corra para a cozinha para preparar mais essa maravilha de receita!
11º. Pasta de berinjela
Você sabia que babaganoush também é chamado de pasta de berinjela?
- Acompanhamento
14 Receitas de Arroz Com Legumes para Incrementar A Dieta
É um dos pratos mais práticos da culinária árabe, basta assar a berinjela, retirar a casca, esmagar com o auxílio de um garfo e temperar a gosto com seus temperos favoritos. Além disso, você poderá guardar em um vidro na geladeira por até 2 semanas.
Fique com diversas outras variações abaixo:
12º. Patê sírio
Mais uma opção simples e fácil! Confira:
Depois de lavar as berinjelas, leve para assar da forma que preferir. Depois de assar bem, deixa esfriar. Quando estiver fria, retire a polpa e coloque no liquidificador com o suco de limão, sal e um pouco de azeite. Bata bem. Em outro recipiente dissolva o tahine com um pouco de água quente e em seguida junte no liquidificador. Volte a bater. Regue com um pouco de azeite e confira o tempero.
Se não tiver liquidificador disponível, poderá utilizar facilmente também um processador.
13º. Barbecue
Esse prato, que também é conhecido por pasta, pode ser consumido de diversas formas.
Se você não quiser degustar puro, sem problemas, combine com um pão e veja o resultado sensacional. Muito gostoso e pronto em poucos minutos!
14º. Com berinjela tomate pimentão
Você conhece os benefícios da berinjela? Conheça agora mesmo:
Alguns dos inúmeros benefícios da berinjela, são: afastar o diabetes, ajuda a emagrecer, diminui o colesterol, aumenta a imunidade e melhoria o funcionamento do intestino.
Que tal usufruir de todos esses benefícios e ao mesmo tempo degustar um delicioso prato como esse que separamos nessa super seleção? Prove e comprova!
15º. Cuscuz
Se babaganoush puro é delicioso, imagina então quando combinado com cuscuz? Delícia em dobro!
Esse tutorial te ensinará a como preparar uma refeição completa, perfeita para surpreender a todos os convidados. São receitas simples que dão ar de receitas sofisticadas. Ótimo para impressionar.
Quando tiver aquele jantar especial e faltar ideias, corra aqui e prepare essa opção!
16º. Babaganoush e Hummus
Para fechar com chave de ouro essa sequência de receitas deliciosas, trouxemos um combo: babaganoush, pasta de gergelim, com homus, pasta de grão-de-bico.
Faça esse combo e combine com pães, saladas ou até mesmo com o arroz branco. Essas pastas possuem o poder de transformar qualquer receita simples em receitas sofisticadas.
Depois de conferir todas as receitas deliciosas que selecionamos a dedo, opções não vão faltar para seus próximos preparos, não é? Esperamos que não!
Não deixe de provar ao menos uma dessas opções. Selecione agora mesmo sua variação preferida e faça hoje mesmo, você vai se surpreender. Mão na massa e bom apetite!