Quem não gosta de unir o útil ao agradável, não é mesmo? Com essa opção rápida e prática, que mistura itens tão maravilhosos, seu paladar vai às alturas.
É impossível resistir à delícia da Receita de Risoto de camarão com queijo e requeijão! Não perca essa chance e anote:
Receita de Risoto de Camarão com Queijo e Requeijão Simples: como fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Refogando os temperos
Em uma panela, adicione a cebola picada já ralada, a manteiga e misture bem, até derreter. Perceba que a cebola doura junto com a manteiga derretida, dando uma impressão de maciez.
Em seguida, acrescente o alho, a pimenta biquinho e mexa novamente.
Temperando
Após preparar os temperos, acrescente os camarões e mexa mais um pouco, deixando que ele absorva bem a mistura. Então, retire um a um e reserve, mantendo na panela somente os condimentos.
Atente-se para separar, cuidadosamente, cada camarão da mistura de temperos. Se possível, utilize uma pinça para facilitar.
Cozinhando
Nesta fase, é preciso ter muita cautela para que o arroz não grude enquanto os ingredientes são adicionados. Portanto, deixe todos à mão para facilitar o processo.
Após retirar cada camarão, despeje o arroz arbóreo na panela e misture-o com os temperos. Adicione o vinho branco e mexa bem. Rapidamente, despeje 2 xícaras do caldo de legumes. Sem deixar de misturar, coloque os tomates já picados em pequenos cubos e outras 2 xícaras de caldo de legumes.
Mexa por alguns segundos. Notando a fervura, acrescente mais uma xícara de caldo, o queijo parmesão e o requeijão. Misture novamente e perceba como o risoto já está consistente
O grande final
Após misturar bem, notando que o risoto já está bem cremosinho, é hora de devolver os camarões para a panela. Finalize, acrescentando a salsinha e espremendo o limão. Note como o arroz já está no ponto “al dente”.
Misture bem, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Pronto! Ao servir o risoto, você pode colocar um pouco mais de queijo ralado e cheiro verde, deixando-o ainda mais saboroso. Afinal, os amantes de queijo sabem que um pouquinho a mais nunca é demais, não é?
Aproveite e veja também uma lista incrível de receita de risoto simples de diversos sabores e formas de fazer. Temos ainda o risoto de frango, o risoto de queijo cremoso e o risoto de palmito cremoso muito especial.
Dicas para ficar perfeito
Preparo do arroz
Conforme mencionado na receita, é preciso ter cuidado para cozinhar o arroz. Isso envolve a intensidade do fogo a ser utilizada.
Então, deixe o fogo mais alto apenas no início, enquanto o arroz é refogado, até notar que o vinho evaporou.
Quando estiver no processo de adicionar o caldo, mude para o fogo médio. Isso garantirá que o arroz seja cozido da forma correta. Mas é sempre importante ir provando!
A dica da dica: geralmente, o arroz não cozinha em menos de 20 minutos, mas, também, dificilmente, passa dos 40min. O segredo é recolocar o camarão reservado quando estiver quase pronto.
Além disso, lembre-se sempre de que o arroz arbóreo não deve ser lavado antes do cozido. Todo o amido deve ser mantido para ir se desfazendo aos poucos, no próprio cozimento.
Deixe o camarão sempre no ponto certo
É interessante sempre se certificar de que o camarão utilizado está muito bem limpo e descascado. Para que não murche, é necessário não ter tanto contato com a água, por isso ele é temperado e acrescentado apenas no fim da receita. O ideal é que seja pré-cozido antes de começar. Mas, não coloque muita água. Acrescente o camarão quando já estiver fervendo e retire do fogo em torno de 5 minutos, quando notar que ele ficou em um tom rosado.
Prepare um Caldo de Legumes Caseiro
Fica uma dica, também, de receita para preparar um caldo caseiro, delicioso e super saudável. Como ele é utilizado em muitos pratos, você pode fazer em grande quantidade e congelar, para sempre ter à mão quando precisar.
Ingredientes
Preparo
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, a cenoura, o alho-poró, o aipo e os dentes de alho. Refogue em fogo baixo, até dourar.
Então, é só acrescentar os outros itens e cozinhar por 30 minutos. Para finalizar, utilize uma peneira adequada para coar.
Garanta que o caldo esteja bem quente na hora de misturar com o arroz, pois é ele que vai cozinhá-lo, fazendo com que todo o amido se solte dos grãos. Você pode acrescentá-lo devagar, colher por colher, sempre observando o arroz ficar cremosinho enquanto absorve o caldo aos poucos.
Dica final
Aposto que quando seu risoto ficar pronto, você já vai estar morrendo de vontade de prová-lo. Isso é ótimo, pois este prato deve ser consumido logo após preparar, caso contrário, pode ficar empapado e até perder a textura. Por isso, se necessário, faça um bom planejamento de horário e se organize para degustar quentinho, logo que desligar o fogo, essa receita é incrível.
Bom, com esta receita maravilhosa e dicas valiosas, não há dúvidas de que você fará um risoto dos deuses! A mistura da culinária italiana com frutos do mar é sempre uma boa pedida e essa exótica união dará uma sensação de saciedade sem tirar a leveza da sua refeição.
Sirva com a bebida que considerar mais harmoniosa para combinar com o prato e capriche na escolha da melhor sobremesa!
Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.