Quem ama arroz e não abre mão desse componente essencial em todas as refeições vai amar essa receita de risoto de arroz branco normal, comum de queijo e presunto simples e fácil. Se puro ele já nos conquista, imagina um prato? Ninguém resiste.
Se você quer variar na preparação das suas refeições simples do dia a dia, preste atenção nessa receita, pois ela fará a diferença.
Leia toda a descrição, tenha os ingredientes em mãos, preste atenção nas recomendações e dicas e, depois, mãos à obra!
Receita De Risoto de Arroz Branco Normal Comum De Queijo E Presunto Simples E Fácil: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
- Pique o alho em pedaços pequenos;
- Em uma panela, coloque azeite e leve o alho para refogar;
- Deixe-o até notar que ficou douradinho, mas vá mexendo para não queimar;
- Lave o arroz e deixe-o secar, reservando em um recipiente;
- Quando o alho estiver bem dourado, acrescente o arroz na panela;
- Deixe-o refogar bastante junto com o alho no azeite. É muito importante não deixar de mexer com uma colher, assim o arroz e o próprio alho não queimam. Para que o risoto de arroz fique bom, precisa estar muito bem refogado, assim ele irá absorver todo azeite e o alho;
- Após refogar bastante, acrescente o caldo de carne aos poucos. Utilize uma concha e vá colocando com calma enquanto mistura, incorporando os ingredientes;
- Deixe o arroz cozinhar bastante, mas sempre mexendo. Enquanto você mistura, o amido é liberado. É preciso preparar dessa forma, uma vez que está sendo preparado com o arroz comum;
- Você vai notar que ele seca rápido enquanto é mexido. Então, quando perceber que ele está secando, acrescente um pouco mais do caldo;
- Continue mexendo e vá colocando o caldo de carne aos poucos, até obter o ponto;
- Agora, coloque os cogumelos;
- Coloque o presunto que já deve estar totalmente picadinho;
- Acrescente os queijos gorgonzola, muçarela e parmesão. Eles já devem estar picados e reservados, prontos para acrescentar à panela, já que o arroz estará cozinhando. Corte os queijos do tamanho que você preferir;
- Depois, misture muito todos os ingredientes do risoto com arroz comum branco;
- Coloque o cheiro verde;
- Continue mexendo;
- Quando notar que o risoto está bem cremoso, prove o sal, verificando se é necessário acrescentar mais;
- Abaixe o fogo, assim o risoto cozinha por completo;
- Depois disso, desligue o fogo;
- Sirva à vontade. Se desejar um gostinho a mais, use cebola picada e pimenta do reino.
Veja também nossa seleção especial de receita de risoto de diversos sabores, saiba como fazer risoto de frango, risoto de camarão e risoto de queijo.
Recomendações:
- Como já é adicionado sal ao caldo de carne, não coloque mais. Deixe terminar o preparo primeiro e depois prove. Só coloque mais sal se realmente sentir necessidade no final da receita;
- O ponto ideal do arroz depende do gosto de cada um. Algumas pessoas preferem um pouco mais firme, outras um pouco mais mole. Antes de adicionar os ingredientes, experimente e veja se está com a consistência da sua preferência.
Dicas:
- Aqui, o arroz foi lavado. Mas, se não tiver esse costume, sem problema;
- Podem surgir dúvidas quanto à necessidade do amido do arroz para o sucesso do risoto. Fazendo essprato, ele não é necessário. O risoto com arroz comum ficará delicioso do mesmo jeito;
- Aqui, o vinho branco seco não é utilizado;
- Se quiser deixar ainda mais saboroso, acrescente um pouco de manteiga no final;
- Quando preparar um bife, separe as bordas com gordura sem uso e guarde. Posteriormente, utilize no caldo de carne e faça seu risoto;
Faça seu caldo de carne caseiro
Como foi utilizado um caldo de carne caseiro já pronto, segue abaixo esse preparo de sugestão para obter o seu risoto de arroz completo.
O caldo caseiro é muito mais saudável do que o industrializado.
Para esta receita vai precisar de carne bovina (300g), e bacon (100g), ambos cortados em pedaços. Em uma panela, coloque azeite e alho e deixe dourar até chegar ao ponto.
Acrescente duas folhas de louro. Quando o alho estiver refogado, adicione o bacon à panela e vá mexendo até fritar. Depois disso, coloque a carne bovina e mexa novamente até cozinhar a carne.
Depois, coloque a mistura no liquidificador. Adicione água. Bata, até obter o ponto. Depois, passe em uma peneira e coe o caldo.
Acrescente um pouco mais de água e misture bem. Depois, deixe esfriar.
Está pronto. Agora, é só distribuir seu caldo em pequenos potes e levar ao congelador.
Outro modo para congelar é colocá-lo em fôrma de gelo. Depois, quando for utilizar, faça isso de maneira individual, colocando diretamente em sopas ou algum líquido quente. Ele irá descongelar na hora.
Conserve bem o cheiro verde
Primeiro, é preciso lavá-lo. Coloque em um recipiente com um litro de água e uma colher (sopa) de água sanitária. Deixe produzir efeito por vinte minutos e, depois, lave bem.
Agora, para reservar, é preciso secar as folhas. Utilize um papel-toalha. Depois, corte em pedacinhos pequenos e seque novamente.
Agora, é só colocar em um recipiente com tampa e levar ao congelador. É possível, também, utilizar saquinhos próprios ao congelamento.
Quando for utilizar o cheiro verde em algum prato, é só tirar do congelador e usar diretamente.
Uma receita prática, saborosa e acessível
Nada semelhante a um risoto super cremoso, com bastante recheio quando estamos com fome, certo? E, se nem precisamos gastar muito, melhor ainda.
A vantagem desse risoto é que no seu preparo não precisa ser utilizado aquele arroz próprio. Pode preparar com o que usa no dia a dia e terá um resultado igualmente bonito e delicioso. Bom apetite!
Agora já sabe como fazer risoto com arroz normal, branco, comum e delicioso.
Nos ajude com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.