O coco é muito comum no Brasil. Seu consumo costuma ser mais difundido em cidades litorâneas, onde há mais fartura da fruta, porém ele é facilmente encontrado em supermercados e frutarias pelo Brasil todo. Rico em gorduras boas, ele é excelente para dar mais saciedade e melhorar a função intestinal.
As receitas com coco já são um clássico da culinária brasileiro. Por isso hoje trouxemos essa versão que ensina o preparo da receita de pudim de coco, unindo esta sobremesa nacional (de leite condensado) a uma fruta popular aqui!
Após nossa favorita, aprenda também diversas outras versões que indicamos para você.
Receita de Pudim de Coco Com gelatina incolor: Saiba como fazer
- 2 sachês de gelatina
- 395 g de Leite condensado
- 10 colheres (sopa) de água
- 300ml de leite de coco
- 1/2 litro de leite
- 200g de creme de leite
- 100g de coco ralado
Modo de preparo
- Em recipiente, hidrate a gelatina com a água;
- No liquidificador, coloque: o leite integral, o de coco, creme de leite, leite condensado e metade do coco ralado;
- Processe todos em velocidade alta;
- Enquanto os itens são processados, hidrate a gelatina por 20 segundos no micro-ondas;
- Adicione a gelatina hidratada no liquidificador e, novamente, processe por 20 segundos;
- Coloque na forma e leve à geladeira por 6 horas;
- Desenforme e finalize com leite condensado e adicione o coco ralado por cima se desejar.
Dicas Importantes:
No lugar de levar à geladeira, deixa no frizzer por cerca de 1 hora e meia;
Outra opção é fazer calda de morango ou de caramelo.
Aproveite e veja como fazer pudim de leite condensado tradicional e o pudim de banana cremoso.
2º. Clássico
autor: Meu Mundo Doce
Esse pudim de coco é uma sobremesa suave e muito fácil de fazer. A forma de furo no meio ajuda muito no preparo, mas você pode tentar de outro modo, utilizando um refratário comum, semelhante a de outros tipos de doces.
O leite de coco com leite condensado são os protagonistas aqui.
Na calda de pudim simples de caramelo, na panela adicione o açúcar (1 e 1/2 xícara), a água (1/2 xícara) e o vinagre branco (1 colher). Deixe primeiro dourar o açúcar.
Quando dourar, acrescente a água e deixe por mais alguns minutos até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda. Um belo pudim de clara de ovo pode ser uma boa pedida diferente para você.
3º. Sem forno
autor: Casinha da Sabrina
A grande vantagem da receita de pudim é que nem todas as receitas exigem forno no preparo. Veja esta versão, por exemplo, em que dispensa esse passo.
Ela fica pronta bem rápido e o preparo é muito tranquilo.
Fique atento ao uso da fruta ralada, pois o total é dividido em duas partes com usos diferentes na receita.
4º. Low Carb
autor: Simone Tieko
O modo de preparo desta opção baixa em carboidratos é tão simples quanto os demais. Você pode usar um vidro de leite de coco na receita, ou fazer este leite de forma caseira.
Aqui, o equivalente ao vidro é cerca de 1 xícara (chá).
5º. De liquidificador
autor: Arte 2 Irmãos
Assim como o tradicional de leite, veja também esta versão em que você mistura tudo no liquidificador. Acrescente e bata os ingredientes no liquidificador aos poucos para não empelotar nada.
Dica: reserve pelo menos 1 colher (sopa) bem cheia de coco ralado para a decoração.
6º. Sem leite condensado
autor: MARCYAH COZINHA POSITIVA
Não é apenas um pudim de coco sem leite condensado. É trufado! Apesar de muito simples, isso eleva o preparo a outro nível!
Pode anotar essa no seu caderninho de sobremesas, porque vale a pena. Ainda existe o pudim de leite em pó rápido para aprender.
7º. Com chocolate
autor: Josefa Rodrigues cozinhando com mainha
Quem disse que pudim não pode ter chocolate? Esta tem, e parece deliciosa! É outra receita feita em banho maria, por isso não esqueça da água quente antes de colocá-la na forma.
Depois, tampe a forma com alumínio e leve para a boca do fogão. Caso a água seque, adicione uma xícara (chá) de água fervente.
Caso queira fazer a calda de açúcar, não use a panela, prepare-a direto na forma, com açúcar. Leve ao forno baixo, deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte a água.
8º. De coco queimado
autor: CozinhandoComNane
Se coco já é uma delícia, uma receita com coco queimado consegue ser ainda melhor. A cremosidade está garantida com a lata de leite condensado e o creme de leite.
Junte todos os ingredientes e no liquidificador bata bem. Despeje na forma e deixe gelar até quando firme.
No caso de pudins, formas aquele furinho no meio são a opção ideal para você ter o formato clássico do doce.
9º. De coco fresco
autor: Culinária Prática
Tudo o que leva ingredientes frescos fica melhor. Esta versão leva o coco in natura em flocos. A melhor versão para o sabor intenso e completo da fruta.
Ela também não vai ao fogo. Basta misturar tudo usando um liquidificador, e levar para gelar por cerca de 3 horas para que firme. Desenforme e sirva em seguida.
10º. Sem fogo
autor: TESTANDO RECEITAS
Nas versões sem fogo, como essa, a gelatina sem sabor reina soberana em seu papel de garantir a estrutura do pudim. Dá para fazer pudim sem gelatina, mas com ela é mais fácil conseguir o efeito.
Leite moça, creme de leite e leite vegetal, são os ingredientes para qualquer receita dar certo.
11º. Sem ovos
autor: Culinária em Casa
Pudins sem ovos podem ser praticamente idênticos à sua versão com ovos. Basta apostar em bons ingredientes. Este é mais um pudim de coco gelado, que usa a gelatina para garantir a estrutura necessária.
Bata tudo para misturar, depois coloque em uma assadeira, untada com óleo.
12º. Com queijo
autor: Receitas de Mãe
Se você não sabia como preparar este pudim de coco com queijo, chegou a sua vez de saber! Para alguns pode parecer uma combinação estranha, mas é deliciosa. Com amido de milho para ajudar na consistência, misture tudo e bata por 3 minutos.
Despeje o conteúdo em uma fôrma com furo central caramelada, cubra com papel alumínio, asse em banho maria no forno, com água fervendo em uma assadeira de laterais altas.
Depois do tempo necessário, espie o forno, veja se está firme, retire e deixe gelar por 2 horas em média.
13º. Com tapioca
autor: Fala Inês
A tapioca e o coco, brasileiros que são, formam uma dupla deliciosa. Essa receita tem o preparo mais simples de todo, perfeito para fazer em casa, num final de semana. Use um pouco de coco para finalizar sempre.
Para adoçar, nosso bom e velho leite condensado.
14º. Maria mole
autor: Soraia Cakes
Pudins gelados também podem ser feitos com maria mole para dar estrutura. Nesse caso é preciso misturar o pó para maria mole à água quente para dissolver os torrões que possam ter se formado.
Deixe a mistura de tapioca e coco absorver os líquidos por 1 hora pelo menos.
Para este tipo de receita de pudim de maria mole dar certo, use os itens estritamente necessários, nas porções pedidas, ou ela pode não dar ponto.
15º. Vegano
autor: Mussinha
Aqui, o amido vai dar estrutura ao pudim. Dilua o amido no leite vegetal e ferva para que dissolva por completo e engrossar. Misture o resto. Acrescente numa assadeira e deixa gelar.
A calda, muito simples, leva açúcar, água e cacau em pó. Leve ao fogo baixo para derreter o açúcar e mantenha a mistura quente e mexa para engrossar a calda.
Coloque na geladeira também. Assim que esfriar, encaminhe à mesa, desenforme o pudim e acrescente a calda. Essa calda, uma vez fria, terá engrossado, ficando perfeita.
16º. Com chia
autor: Mulheres
Essa receita de pudim de coco com chia é muito saudável. A chia garante a consistência gelatinosa e muito diferente.
Você também aprenderá a fazer uma deliciosa calda de morango como acompanhamento.
Veja mais uma alternativa de pudim de chia.
17º. Com abacaxi
autor: Mil Delicias na Cozinha
Esta receita fica melhor se a fizer por etapas. Em panela de fundo largo coloque os itens do doce de abacaxi e mexa com colher de cabo longo a fim de evitar respingos. Reserve. Prepare a calda de caramelo, separe a fôrma e forre com a calda.
Prepare o pudim em um liquidificador. Despeje na fôrma e coloque no ao forno médio (180°C) em banho maria. Tire do forninho e deixe esfriar. Depois de frio coloque na geladeira.
Se você não sabia como fazer um pudim desses, agora tem inúmeras opções. É a sobremesa ideal em dias de calor, ou um final de semana delicioso em família.
Aposte sempre em bons ingredientes e o resultado sempre será o melhor.