10 Receitas de Praliné E Outras Versões Mais Fáceis Que o Próprio Nome

  • Esta sobremesa é tão versátil que pode ser usada até como cobertura de bolo
Avalie este item
(19 votos)

Ao pensar na culinária europeia, a ideia mais comum é a de pratos requintados e restaurantes dignos da estrela Michelin. No entanto, existem receitas de sobremesas que são mais simples do que parecem e apresentam variações em sua forma de preparo.

A Receita de praliné é uma delas, já que é versátil e pode ser utilizada até para preparar bolos especiais e diferentes em datas comemorativas. Neste artigo, você irá aprender que a união do Brasil com a Bélgica pode proporcionar sabores que fogem do usual, mas encantam ao paladar de quem prova. Aprende, de uma vez por todas, como fazer praliné.

Saiba também como incorporar outros ingredientes à receita

Receita de praliné irresistível: saiba como fazer

Rendimento
uma tigela
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado;
  • ½ xícara (chá) de água;
  • 1 xícara (chá) de amendoim cru com pele (ou casca);
  • 1 colher (café) de fermento em pó;
  • 1 colher (chá) de canela em pó (opcional);
  • 1 colher (café) de cravo moído (opcional);

Modo de preparo

  • Coloque o açúcar, o amendoim, o fermento em pó e a água em uma panela preferencialmente com fundo grosso. Caso queira, adicione a canela e o cravo nesta etapa para dar mais sabor e cheiro ao doce.
  • Mexa continuamente os ingredientes até que toda a mistura comece a ferver.
  • O açúcar vai começar a derreter para formar o caramelo. Ele vai também passar pela etapa de grudar, mas siga misturando bem e sem parar até todos os ingredientes ficarem incorporados. O ponto deve ser seco e com uma casquinha formada graças ao fermento.
  • Deixe esfriar em uma assadeira e mexa para que ele não grude. Quando estiver frio, ele vai ficar mais soltinho.
  • Passe para outro recipiente e está pronto para se deliciar!

2º. De avelã

Autor: Dicas e Receitas do Ganesha Orgânico

Esta é uma das versões mais tradicionais da receita. A avelã tem um sabor mais forte do que o amendoim e deixa a sobremesa mais marcante. Além disso, elas são ótimas fontes de energia e de proteína.

O autor separou o fruto e logo depois fez a calda de caramelo. Para chegar ao resultado, derreteu açúcar demerara com água e adicionou glicose de milho. O toque especial ficou por conta de uma pitada do sal para criar o famoso caramelo salgado. Depois é só acrescentar as avelãs à mistura, esperar os ingredientes se juntarem e está pronto.

3º. Au chocolat

Autor: Receitas Que Amo

Na Bélgica é comum adicionar chocolate no preparo do praliné e criar uma espécie de bombom crocante. No entanto, a forma de preparo que este autor optou tem a cara do Brasil e fica super crocante.

A única diferença em relação à receita original é o chocolate em pó. Para chegar a este resultado, é só adicionar duas colheres de sopa quando colocar os ingredientes. Ou seja, fazer um caramelo com chocolate. Mexa até chegar ao ponto sequinho, sem passar dele, e está pronto.

4º. Rose

Autor: French Cooking Academy

A cidade de Lyon trouxe uma grande contribuição à receita de praliné. Inspirado nas belezas das flores da cidade, um chefe teve a brilhante ideia de preparar uma receita que levasse a cor rosa. Para isso, utilizou corantes desta cor e muita criatividade.

O processo é o mesmo da receita original, apenas com a adição do corante na hora de derreter o caramelo. Ele ainda utilizou amêndoas, mas é possível seguir os mesmos passos com nozes, avelã e até o amendoim.

5º. Belga

Autor: Bellaria por Raquel Cicolin

Falamos sobre a produção desta receita com chocolate e o quanto ela é diferente da versão original. Na Bélgica, os bombons de praliné são feitos com chocolate e também são recheados. Lembrando que, para esta versão, você pode utilizar tanto chocolate ao leite quanto amargo.

Derreta o chocolate em banho maria com cuidado para não queimar e, com ele líquido, faça a temperagem. No vídeo, o autor ensina o método com manteiga de cacau. Deixe de lado e faça seu praliné. Com ele em pedaços, misture ao chocolate, faça bolinhas em papel manteiga e deixe secar. Tão delicioso quanto os bombons comprados.

6º. Em barra

Autor: Viver sem Trigo por Paula Martins

Que tal deixar seu praliné em outro formato? O melhor é que você tem quase os mesmos ingredientes para utilizar, já que o diferencial é a forma como seu doce irá esfriar e também a superfície onde ele se encontra. O autor também utilizou xerém de castanha.

Depois que os ingredientes ficarem incorporados, é hora de tirar a panela do fogo. Para isso, coloque em uma superfície lisa, como um tapetinho de silicone. Espalhe bem com uma colher e deixe esfriar. Ele endurecerá e, para consumir, é só quebrar em pequenas barras.

7º. De brigadeiro

Autor: Callebaut Brasil

Outra receita muito brasileira é o brigadeiro com praliné. A combinação cremosa com o crocante das nozes fica perfeita para um sobremesa diferente. Ideal para receber os amigos em casa e testar um doce novo.

O autor incorporou leite condensado, chocolate ao leite em pedaços e manteiga de cacau para preparar um brigadeiro bem cremoso em fogo médio. Ao chegar ao ponto correto, o autor enrolou em bolinhas e separou. Enquanto isso, é só fazer o praliné e deixá-lo esfriar em uma superfície. Quebre em vários pedacinhos quando estiver em temperatura ambiente e utilize-o para cobrir os brigadeiros.

8º. No bolo

Autor: Tastemade Brasil

Apesar de nesta receita o destaque ser justamente o praliné, é possível criar outras combinações de bolo com ele. Que tal experimentá-lo com doce de leite? Essa é uma das receitas mais simples de usá-lo!

Com o bolo pronto, o autor cortou no meio e aproveitou para colocar o recheio de creme de leite com doce de leite. Após fazer três camadas, a cobertura foi a mesma, mas com a crocância do amendoim. Vale a pena testar em casa e até fazer em uma ocasião especial.

9º. Sem açúcar

Autor: Fabiana Guarnieri

Apesar de ser um dos itens fundamentais dessa receita, existe a opção sem açúcar para fazer em casa. Além de ser mais saudável, ela não tem glúten e pode ser aproveitada por todos os públicos sem peso na consciência.

Para isso, o autor utilizou xilitol, açúcar de coco e especiarias, como cravo, canela e fermento. Além disso, o cacau 100% também entra na receita para dar mais sabor. Depois de adicionar a água e todos os ingredientes em pó, é hora de misturar bem e, no momento em que estiver chegando ao ponto, acrescentar as castanhas de sua preferência.

10º. Com castanha de caju

Autor: Mãos Gourmet

A castanha de caju é docinha e salgada ao mesmo tempo, sabor que proporciona diversas experiências dentro de uma sobremesa. Por isso, o praliné feito com ela é uma explosão de sabor.

Todo o processo de caramelização é feito normalmente. Nesta receita, o autor ainda utilizou manteiga no final do cozimento. Depois, é só deixar esfriar com todas as castanhas bem separadas e cortar em pedacinhos. Esta receita pode ser utilizada para decorar bolos e outros doces também.

Agora que você aprendeu outras formas além da original, que tal testar em casa? As variações também são boas ideias para quem busca empreender com um alimento diferenciado.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.