Aquele docinho depois do almoço ou à tarde é bom demais, feito em casa é melhor ainda!
Dar para nossas crianças e consumirmos alimentos que nós mesmos fazemos em casa, sabendo de todos os ingredientes e da procedência é sempre melhor, então vai aí uma receita de paçoquinha. Se delicie no lanche da tarde com um doce feito com apenas 3 ingredientes! Logo depois, confira mais várias opções para varia na preparação
Receita de paçoquinha caseira: Saiba Como Fazer
- 500g (4 xícaras de chá) de amendoim torrado sem pele
- 270g (1 e ½ xícara de chá) de açúcar refinado
- 3g ou uma pitada de sal
Modo de preparo
- Coloque o amendoim torrado e sem casca no processador e triture até ficar bem fininho, como um farelo.
- Abra o processador, mexa com uma colher, soltando o amendoim das paredes.
- Acrescente o açúcar e o sal e bata novamente, misturando bem.
- Abra e misture novamente. Prove e veja se precisa de mais sal e acrescente, caso precise (à gosto) e misture.
- Transfira para um recipiente e mexa um pouco com as mãos, fazendo o amendoim liberar o óleo até que você aperte nas mãos e sinta a textura de paçoca, bem unida.
- Pegue um cortador de biscoito no tamanho desejado e coloque a massinha dentro. Encha de massa e pressione bem para que ela fique unida e compacta. Desenforme virando o cortador do lado oposto que você pressionou e encheu, dessa forma ela não vai se quebrar.
- Você pode comprar o amendoim torrado ou torrar em casa, no forno. Fazendo em casa, temos mais controle do quanto queremos que ele torre.
- O liquidificador pode ser usado, mas, o ideal é a utilização do processador. Caso utilize o liquidificador, sempre pare e mexa, certificando-se que o amendoim fique bem triturado.
2º. Quadrada
autor: Divinas Receitas
Não utilizar o cortador é possível! É só fazer a paçoca e colocar em uma vasilha de plástico, cortando com a faca.
Essa forma é ideal para quem quer apenas testar a receita de uma primeira vez e não possui o cortador, ou prefere que ela fique quadrada. É também um modo mais prático de preparar.
3º. Com leite condensado
autor: Isamara Amâncio
O leite condensado é um ingrediente amado por todos. Usá-lo na receita é uma boa opção, traz um sabor a mais e deixa a textura incrível.
Além disso, é uma forma diferente de preparar, trazendo um gosto único e uma textura que só a receita com leite condensado tem!
4º. No liquidificador
autor: Menino prendado
Quem não tem processador, é necessário saber como fazer no liquidificador, pois o resultado é diferente.
A paçoca de amendoim feita no liquidificador fica com mais pedaços de amendoim, por causa do utensílio utilizado. Aprenda a fazer paçoca com pedacinhos de amendoim, deixando a receita mais artesanal.
5º. Sem açúcar
autor: Nutricionista Patricia Leite
A versão da paçoquinha diet, sem açúcar, é ideal para quem faz dieta e tem restrição de açúcar.
O adoçante culinário dietético é uma ótima opção, opções como xilitol e stevia são os mais naturais disponíveis no mercado.
6º. Com cobertura de chocolate
autor: Ateliê das delícias
Amendoim com chocolate é uma combinação maravilhosa. E é possível transformar a nossa paçoca em uma espécie de bombom, banhando no chocolate.
Aprenda a fazer e leve em consideração essa versão para a venda, é diferente e muitos vão gostar como opção de presentear alguém.
7º. Com biscoito maisena
autor: Leodenice Camargo
Outra forma de preparar a massa do doce é utilizando o biscoito maisena, ele tem um bom custo-benefício e é comumente usado em diversas receitas de doces e sobremesas.
O biscoito ajuda a trazer a consistência ideal na massa, que, junto a gordura do amendoim vai deixar o resultado bem compacto e macio.
8º. Com aveia
autor: Cozinha da Gracy
A aveia também pode ser utilizada na massa como forma de completar o nosso doce, trazendo mais nutrientes para ele e contribuindo com a textura.
Esse alimento é cereal fonte de fibras para o nosso corpo, auxiliando na digestão e atuando nos índices de colesterol ruim.
9º. Com whey protein
autor: Fábrica de Monstros
Quem está de dieta ou prefere uma receita mais saudável, usar somente o amendoim e o whey tornará a receita excelente para sua alimentação.
O whey é nada mais do que proteína em pó extraída do soro do leite, usado para completar os níveis de proteína que precisamos consumir diariamente, pode ser usado de diversas formas e em várias receitas.
10º. Com farinha de mandioca
autor: Receitas
Receita com farinha de mandioca para deixar mais crocante e o açúcar mascavo ajuda na cor e sabor.
A farinha de mandioca é comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, deixando a receita ainda mais típica, por ser uma receita de festa junina, muito comemorada no Nordeste brasileiro.
11º. De colher
autor: Dika da Naka
Aprenda como fazer a paçoca no copinho, preparação que pode ser vendida, e, por ser diferente vai fazer com que suas vendas cresçam. Dá para servir com chocolate derretido, Nutella ou frutas.
Uma versão cremosa, para comer como sobremesa e servir depois do almoço do fim de semana à família ou seus convidados.
12º. Caipira
autor: Receitas do Will
A caipira é uma versão de paçoquinha caseira que se utiliza a farinha de rosca como forma de ajudar na consistência, textura e sabor.
A famosa farinha de pão pode ser substituída por biscoito maisena ou bolacha cream cracker. Dessa forma, fica fácil de adaptar a receita para preparar em casa.
13º. No copinho com gelatina
autor: Panelas & Potinhos
Essa versão no copinho é ideal nas festas de aniversário. A gelatina é usada para contribuir com a textura e deixa consistência de mousse.
Uma outra opção é fazer a receita e colocar em uma grande travessa, servindo como sobremesa num almoço de domingo em família.
Depois de tantas receitas deliciosas a única opção é correr para a cozinha, não é mesmo? Aproveite e bom apetite!