A goiaba é uma fruta típica do nosso país muito utilizada no preparo de doces. Uma das receitas mais famosos é a goiabada que surgiu quando os portugueses chegaram e precisavam substituir a marmelada por outro doce. Os doces feitos à base dessa fruta sempre nos lembram a casa de nossos avós, pois possuem um sabor de interior já que ela é muito comum no campo.
Por isso, se você deseja saber como fazer uma receita de geleia de goiaba esta opção é para você dona de casa. Se você é do tipo de pessoa que gosta de sempre oferecer o melhor a sua família, vai adorar conferir as diferentes receitas que traremos hoje!
Receita de Geleia de Goiaba Simples e Fácil: Saiba Como Fazer
- 800 gramas de Açúcar cristal
- 2 quilos de Goiabas vermelhas
- 20 cravos da índia
- 400 ml de Água
Modo de preparo
- Para fazer uma geleia de goiaba caseira, primeiramente deve-se descascar e depois corte as goiabas em pedaços pequenos e bata no liquidificador com a água.
- Depois disso, peneire a mistura do liquidificador.
- Em seguida, passe a mistura em uma peneira para retirar as sementes e leve ao fogo médio, em uma panela grande, adicione o açúcar e os demais ingredientes e mexa bem o fundo da panela com uma colher de pau evitando grudar no fundo, durante 20 min.
- Por fim, desligue o fogo e despeje o doce em uma tigela de vidro e deixe esfriar até poder ser consumida.
- divida a fruta picada em duas a três porções para que seja menos difícil de bater no liquidificador;
- pode ser feita sem o cravo da índia ou então, ele pode ser substituído por canela;
- É possível acrescentar suco de limão para deixá-la menos doce.
2º. Acrescentando pimenta
autor: Jeniffer Klingelfus.
Se está a procura uma opção um pouco picante para acompanhar torradas, essa é perfeita pois inclui pimenta que é um alimento que ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e os triglicerídeos.
3º. Opção fit
autor: Cris Vianna
Manter a dieta pede muita dedicação e comprometimento e como meio de ajudar a se manter saudável, consumindo as calorias planejadas, há esta opção que usa como ingredientes a goiaba vermelha, o xilitol e um pouquinho de água.
4º. Com a variedade branca
Essa espécie é muito rica em vitamina C e potássio e pode ser consumida da mesma forma que a espécie vermelha.
No entanto, ela possui um sabor mais leve e menos acentuado e o resultado do preparo será de uma massa cremosa e de cor esbranquiçada.
5º. Incluindo as sementes
Se o objetivo é evitar o desperdício, essa opção lhe ajudará a aproveitar também as sementes da fruta evitando assim, jogá-las fora.
6º. A base de goiabada
Sabemos que a fruta não é produzida o ano todo e em algumas regiões poderá ser difícil de encontrá-la. Uma forma de substituí-la nas receitas é fazendo uso da goiabada que facilmente se encontra em qualquer supermercado.
O preparo não será tão diferente daquele usado com a fruta, no entanto será necessário derreter a goiaba antes para garantir o sucesso do preparo.
7º. Com pedaços da fruta
A sugestão de agora é para quem gosta de sentir os pedacinhos de fruta ao comer um doce.
O preparo é também super simples, no então, quando a geleia estiver quase pronta, depois irá acrescentar mais alguns pedaços da fruta e deixará a mistura cozinhar por mais 8 minutos em fogo baixo só para amaciar um pouco os pedaços recém colocados e depois de esfriar, estará pronta para o consumo.
8º. Com a casca
Essa dica é para garantir o total aproveitamento da fruta e evitar qualquer desperdício de comida e dinheiro.
Mas lembre-se de fazer uma boa higienização dos produtos para garantir que o resultado fique perfeito e não haja contaminações que possam prejudicar a saúde de sua família.
9º. Acrescentando maçã e ameixa
Essa deliciosa receita inclui duas outras frutas deliciosas: a maçã e a ameixa.
O preparo continua simples, será necessário higienizar todos os itens, picar em pedaços menores as três frutas e juntar tudo em uma panela com os demais ingredientes, deixando cozinhar em fogo médio por cerca de 20 minutos.
10º. Sem açúcar
Preparos com pouco açúcar são tão gostosos quanto aqueles que o incluem na lista de ingredientes, no entanto por não terem esse item incluso, os preparos se tornam mais saudáveis para o corpo visto que açúcar em excesso pode causar doenças cardiovasculares.
Além disso, é possível acrescentar algumas gotas de limão dando um toque especial.
11º. Utilizando açúcar demerara ou mascavo
Mas se deseja incluir um tipo de açúcar mais saudável em suas receitas, há duas opções para serem utilizadas: o açúcar mascavo e o açúcar demerara, que garantirão o sabor adocicado sem interferir no resultado do prato.
12º. Para diabético
Se em sua casa há alguém que tenha diabetes, essa opção será perfeita para garantir a ela um doce delicioso, mas que não vai prejudicar sua saúde.
13º. Utilizando creme de leite
Se está à procura de uma opção de sobremesa rápida e fácil de ser feita, essa será perfeita para adoçar seu almoço. Além de saborosa ela é feita com apenas 2 ingredientes: goiabada e creme de leite.
14º. Na panela de pressão
Essa receita é perfeita para quem não tem liquidificador ou processador para ajudar a esmagar a fruta. Na panela de pressão, é só colocá-las juntamente com o açúcar e após 20 minutos de cozimento em fogo baixo estarão prontas para serem amassadas facilmente e será muito simples finalizar a receita deixando cozinhar por mais 10 minutos.
Gostou das sugestões de receitas? Então está na hora de prepará-las e garantir um delicioso café da manhã ou lanche da tarde para toda a sua família.