Docinho clássico das festas brasileiras, o cajuzinho tem sua origem nas regiões Norte e Nordeste do país. Inicialmente era feito da polpa de caju, fruta muito abundante nestas regiões.
No entanto, foi se modificando ao chegar em outros locais, que substituíram a polpa do caju por amendoim.
Por ser tão famoso e adorado, fizemos uma busca dos melhores preparos desse doce e selecionamos essa receita de cajuzinho doce para você. Depois dela, você pode conferir outras 19 versões tão incríveis quanto.
Receita de cajuzinho de amendoim simples: Como Fazer
- 2 xícaras (chá) de amendoim torrado
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 2 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
- 4 colheres (sopa) de creme de leite
- um pouco de manteiga (a quantidade varia)
- 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
- amendoim inteiro torrado sem casca
Modo de preparo
Massa- Se você já tem o amendoim torrado, siga para o próximo passo. Agora, se o seu amendoim ainda não estiver torrado, despeje-o – sem pele - em uma assadeira e leve para o forno, preaquecido, a 180º por cerca de 15 minutos. Durante esse tempo, vá retirando e mexendo com uma espátula para dourar por igual. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
- Despeje todo o amendoim em um processador ou liquidificador e bata por 3 minutos ou até chegar no ponto de farofa.
- Em uma panela, coloque o leite condensado, o amendoim preparado, a manteiga e o cacau em pó ou achocolatado. Antes de levar ao fogo, misture bem com uma colher.
- Em seguida, leve ao fogo baixo para cozinhar. Mexa o tempo todo.
- Quando estiver desgrudando da panela, retire do fogo e adicione o creme de leite. Após mexer bem, despeje em um recipiente, cubra com plástico filme e espere esfriar completamente. Se quiser acelerar o processo, leve à geladeira.
- Depois de frio, coloque um pouco de manteiga nas mãos, modele os cajuzinhos, passe no açúcar refinado e finalize com um amendoim inteiro na extremidade maior.
Adicionar comentário