Docinho clássico das festas brasileiras, o cajuzinho tem sua origem nas regiões Norte e Nordeste do país. Inicialmente era feito da polpa de caju, fruta muito abundante nestas regiões.
No entanto, foi se modificando ao chegar em outros locais, que substituíram a polpa do caju por amendoim.
Por ser tão famoso e adorado, fizemos uma busca dos melhores preparos desse doce e selecionamos essa receita de cajuzinho doce para você. Depois dela, você pode conferir outras 19 versões tão incríveis quanto.
Receita de cajuzinho de amendoim simples: Como Fazer
- 2 xícaras (chá) de amendoim torrado
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 2 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
- 4 colheres (sopa) de creme de leite
- um pouco de manteiga (a quantidade varia)
- 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
- amendoim inteiro torrado sem casca
Modo de preparo
Massa- Se você já tem o amendoim torrado, siga para o próximo passo. Agora, se o seu amendoim ainda não estiver torrado, despeje-o – sem pele - em uma assadeira e leve para o forno, preaquecido, a 180º por cerca de 15 minutos. Durante esse tempo, vá retirando e mexendo com uma espátula para dourar por igual. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
- Despeje todo o amendoim em um processador ou liquidificador e bata por 3 minutos ou até chegar no ponto de farofa.
- Em uma panela, coloque o leite condensado, o amendoim preparado, a manteiga e o cacau em pó ou achocolatado. Antes de levar ao fogo, misture bem com uma colher.
- Em seguida, leve ao fogo baixo para cozinhar. Mexa o tempo todo.
- Quando estiver desgrudando da panela, retire do fogo e adicione o creme de leite. Após mexer bem, despeje em um recipiente, cubra com plástico filme e espere esfriar completamente. Se quiser acelerar o processo, leve à geladeira.
- Depois de frio, coloque um pouco de manteiga nas mãos, modele os cajuzinhos, passe no açúcar refinado e finalize com um amendoim inteiro na extremidade maior.
2º. Gourmet
autor: FeQFaz
A grande diferença entre doces gourmet e os demais é o uso de tudo em alta qualidade. Por isso, capriche na escolha dos insumos do seu doce.
Triture o amendoim até ficar bem fininho. Depois de fazer isso, coloque os demais ingredientes em uma tigela. Deixe cozinhar e desligue quando começar a desgrudar do fundo.
Coloque em um prato, cubra com filme plástico e leve à geladeira para esfriar. Modele cada cajuzinho de festa e passe-os pelo açúcar para não ficar grudando. Para fazer de um jeito ainda mais especial, coloque em forminhas de papel. Você vai amar!
3º. Tradicional
autor: Cris Doces
Quando se faz doces para festas, é importante pesar os ingredientes, a fim de ter um rendimento mais uniforme, bem como uma noção do tamanho dos docinhos.
O preparo desta versão de cajuzinho de festa dispensa o fogão, o que é muito prático.
Esta versão tradicional leva 1 xícara de farinha de amendoim (110g), 10g de cacau 50% e 3 colheres de sopa de leite condensado. Misture bem.
4º. Fit sem leite condensado
autor: Mamãe Vida Saudável
Essa versão é mais saudável e baixa em calorias, ideal para você que está de dieta ou buscando uma alimentação mais natural.
A lista de ingredientes: 140g de amendoim sem pele moído, 2 colheres de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de cacau em pó, 1 colher (chá) de óleo de coco ou margarina e 4 colheres de leite de coco.
O passo a passo é fácil e dispensa fogão. Misture todos os ingredientes, coloque sobre um refratário e leve à geladeira. Deixe gelar por pelo menos 20 minutos. Modele os cajuzinhos e espete um amendoim na ponta para decorar.
5º. Com pasta de amendoim integral lowcarb
autor: Delicias FIT
Com apenas dois ingredientes aprenda a fazer esta versão sem açúcar, sem glúten e sem lactose.
Use a pasta de amendoim integral sem açúcar e adoçante com acompanhamentos do tipo: torradas, panqueca fit ou pão integral.
A proporção é de 1 colher de adoçante para cada colher de pasta de amendoim. Misture bem e enrole os cajuzinhos. Se preferir, pode decorar com leite em pó, adoçante ou açúcar cristal.
6º. Vegano
autor: Vegemarian
Aprenda como fazer cajuzinho de festa vegano. Esta versão não leva nenhum ingrediente de origem animal.
Para prepará-la, leve o ingrediente principal ao liquidificador com 1 xícara de açúcar e 1 xícara de água quente.
Leve ao fogo e retire quando começar a desgrudar. Passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar, de modo a evitar grudar muito na mão. Use óleo de coco nas mãos para modelar.
7º. Bolo
autor: Bellaria por Raquel Cicolin
Uma das melhores receitas de bolo, acredite! Faça um recheio delicioso à base de amendoim. Ele precisa estar frio na hora de usar, então é bom torrá-lo antes.
Umedeça as camadas de bolo e recheie. Gele antes de cobrir.
Prepare uma ganache deliciosa e deixe gelar por pelo menos 4 horas.
8º. De colher
autor: Água na boca
Essa receita fica no ponto perfeito para comer de colher e pode ser servida em uma travessa inclusive.
O chocolate em pó é a gosto. Assim, pode deixá-lo mais forte ou mais suave.
Recomendamos colocar uma colher de cacau em pó por vez até atingir o ponto que você deseja. Perfeito para ser usado como cobertura para bolo. Uma delícia!
9º. Que não vai ao fogo
autor: Bru Na Cozinha
Essa não vai ao fogo, mas nem por isso deixa de ser perfeita. Pelo contrário, ela é boa para o bolso e ótima para o paladar.
Economize com o gás e prepare uma verdadeira delícia para o seu evento ou fim de semana. Além disso, cajuzinhos são perfeitos para uma Festa Junina, então mão na massa!
10º. De chocolate
autor: RedeSeculo21
Essa ideia de cobrir o docinho com chocolate é incrível. Se quiser, cubra também com uma xícara (chá) de açúcar e coloque um amendoim sem pele, torrado e inteiro na ponta. A receita de cajuzinho de festa fica bom de qualquer jeito.
Também é possível cobrir com uma xícara de chá de amendoim sem casca. Fica bem legal!
Derreta o chocolate no micro-ondas, mas tenha sempre o cuidado de não deixar queimar.
11º. No copinho
autor: Luiztube Alberto
As versões de receitas de doces no copinho são sempre ótimas para servir em porções individuais.
Além de tudo, ficam super bonitas, ajudando inclusive na decoração da mesa de doces.
Outra vantagem desta receita é abrir mão daquela rotina de colocar em um refratário untado, levar à geladeira e tudo o mais. Basta esperar esfriar e colocar nos copinhos. Sirva em festas de aniversário ou faça para vender!
12º. Bolo low carb
autor: Mundo Low Carb Receitas
A ideia aqui é um bolo lowcarb, para se manter nessa linha mais fit.
Use a leguminosa já pronta ou compre cru e torre em casa.
Use essa receita de docinho mole como cobertura para bolo. Perfeito!
13º. Com biscoito maisena e leite condensado
autor: Biah Wonder
Se quiser fazer com biscoito, temos essa versão que leva bolacha de leite, mas que você pode substituir pelo biscoito maisena.
Usaremos o biscoito para dar o ponto da massa sem precisar ir ao fogo.
14º. Mole
autor: Marcela Nunes
Misture tudo em uma tigela e leve ao fogão, mexendo até dar o ponto desejado.
Para uma receita mais mole, desligue o fogo antes. Se quiser enrolar, mantenha um pouco mais de tempo, até soltar do fundo da panela.
Coloque numa tigela e leve à geladeira para esfriar.
15º. Com clara de ovo
autor: Tânia Receitas Práticas
O diferencial dessa receita é o uso da clara de ovo para dar o ponto do docinho.
É a receita ideal para quem tem intolerância à lactose, por exemplo.
O resultado fica muito semelhante ao comum, então vale a pena testar!
16º. De leite ninho
autor: Karina Santos
O legal das receitas de doces e sobremesas é que elas são muito versáteis e variadas. Quisemos aqui te surpreender com essa ideia diferente: fazer cajuzinhos, parecidos com a fruta, moldados em massa de leite em pó.
Não é o tradicional de festa, mas é outra ideia bacana!
17º. Com castanha de caju
autor: Cozinha Fermentada
Sim, é possível utilizar castanha de caju para preparar esta versão. É perfeito. Ela tem um sabor mais suave que as versões mostradas aqui, mas fica muito saboroso!
É outra daquelas receitas que dispensam o fogão.
18º. Com pasta de amendoim low carb
autor: Espaço das delícias culinárias
Que tal uma receita de cajuzinho de festa com paçoca? Temos! E fica incrível! Inclusive pode fazer sua própria paçoca em casa. É muito (mas muito) fácil.
A paçoca pode ser utilizada tanto na massa quanto na decoração.
19º. Com paçoca
autor: Cozinhando com Fernando Couto
Versão deliciosa e o melhor: super cremosa! A melhor forma de conseguir um resultado perfeito é usar amendoim torrado e moído.
Essa receita fica bacana também como recheio para bolo.
Se substituir a margarina por creme de leite, conseguirá um resultado ainda mais cremoso!
20º. De amendoim com chocolate
autor: Priscila Piardi
Esta receita utiliza pasta de amendoim, a fim de acentuar o sabor dessa leguminosa. Para que ela tenha um sabor mais acentuado de chocolate, o ideal é o uso do cacau em pó.
Além disso, esse doce fica com a coloração puxada para o marrom, muito bonita. Evite levar à geladeira para que não cristalize tão rapidamente.
Quantas versões diferentes trouxemos hoje, não é mesmo? Essa é a delícia da confeitaria: com uma ideia se criam as mais diferentes e deliciosas preparações. Quando se tem criatividade, o céu é o limite!