Quer fazer uma bela posta ou filé de peixe frito empanado sequinho e crocante pode ser um desafio não é mesmo?
Saber a temperatura da fritura, o tempero ideal, a forma de empanar corretamente são algumas variáveis que dividem essa bela porção de receita ensopada em gordura e sem graça.
Hoje você vai aprender o passo a passo com um sabor inigualável. Será uma de suas receitas mais famosas de peixes e frutos do mar para prato principal.
Como é o caso da nossa receita favorita que não deixará nenhuma brecha para erros e, com certeza, você vai arrasar no preparo e poder se deliciar depois.
A Favorita: A melhor receita de peixe frito crocante empanado que amamos
Quais os peixes bons para fritar?
Temos algumas boas opções de receitas de peixe frito sequinhos que formam ótimas porções.
Você pode usar alguma dessas para sua receita de peixe frito em filé ou posta: porquinho, tilápia, linguado, tainha, peixe vermelho, peroá, piramutaba, cascudo, file de pescada, agulha, anchova, bagre, merluza, traíra e polaca.
Todas essas opções podem ser feitas com as orientações que daremos a seguir.
- 1Kg de filé de Linguado
- 1,5 xícaras de farinha panko
- 1/4 de xícara de farinha de rosca
- 1,5 xícaras de farinha de trigo
- 3 dentes alho amassados
- 2 limões
- 1/4 de xícara de queijo Parmesão ralado
- 1,5 colheres de chá de sal (ou a gosto)
- 2 Colheres de Sopa de amido de milho
- Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
- Vamos Temperar: Separe o peixe em uma vasilha e esprema o limão, salpique o sal e acrescente a pimenta do reino. Espalhe bem sobre cada unidade. É importante deixar descansando por 10 a 15 minutos, quanto mais tempo marinando, mais saboroso ficará seu peixe.
- Empanando: Em uma tigela ou prato misture 1 xícara (chá) de farinha de trigo com o amido (maizena), em outra misture a panko, rosca e o queijo, acrescente sal a gosto e pimenta, é importante temperar.
- Por fim bata os ovos com um garfo e reserve em outro prato.
- Passe o filé de peixe no trigo com amido
- Leve ao ovo batido em seguida.
- Empane na rosca temperada, certifique-se de ter coberto bem o peixe.
- Faça isso com todos os filés.
- Vamos Fritar: Fritar peixe é simples mesmo em casa. Em uma panela ou frigideira, acrescente o óleo no mínimo para cobrir o peixe até a metade, assim vire e frite igualmente. O ideal é submergir.
- O peixe fica pronto rapidamente, aqueça e quando estiver bem quente frite até dourar a farinha.
- Procure fazer esse processo o mais rápido possível, porque os farelos da farinha que ficam de resíduo, acabam queimando e prejudicando o preparo do peixe crocante. Sempre que notar um acúmulo muito grande desses resíduos limpe com a peneira de metal, assim ficam mais bem acabados e bonitos.
Para um empanado Perfeito: Você vai aprender como fazer o melhor filé à milanesa sequinho e crocante que já fez em sua vida. Vejamos como fazer peixe frito agora.
Nosso maior nível de crocância será dado pela farinha panko, que nada mais é do que farinha de rosca, mas em grãos grossos. É um tipo que entrou em nossa culinária pela culinária japonesa, é excelente para dar crocância.
Mas há um segredo para dar muito mais suculência para seu peixe que é o amido de milho misturado no trigo. Ele fará 1 camada que impedirá que a água de dentro do peixe escape ao cozinhar, assim fica perfeitamente suculento.
Teremos crocância espetacular e suculência sensacional. É um empando perfeito.
Feitos com fubá e na farinha de mandioca são um pouco duros, mas na falta da panko você pode usar a farinha milho em flocos pequenos, não é a mesma coisa, mas ajuda. Mais abaixo temos receitas com todas as formas de cozinhar.
O peixe perfeito requer alguns processos, logo precisamos separar as farinhas em vasilhas separadas e deixar lado a lado para o manuseio. Siga todas as informações e aprensa como fritar filé de peixe perfeitamente.
2º. Com fubá
autor: Rango para Um
Essa opção com fubá ou farinha de milho é tradicional e bem simples de saber como fazer filé de peixe crocante, além de ser sem glúten, sem lactose e sem ovo. O tempero apenas com sal, pimenta do reino, cebola picada e sal, tomando cuidado para não usar um peixe muito molhado, o ideal é sempre usar uma isca, filé ou posta sequinha para não estourar a fritura. Cubra e deixe descansar por alguns minutos no tempero.
É bem simples e direto, limpe o peixe e tempere com sal misturado com dentes de alho amassados, pimenta-do-reino e limão, empane o peixe nessa mistura com 1 xícara (chá) de fubá e o amido, sem ovo e nem farinha de trigo. Simples e prático. Depois, leve para fritar em óleo quente, acomode o peixe na panela. Para deixar o peixe frito ainda mais crocante, coloque o peixe em papel toalha para tirar o excesso de óleo. Acrescente cheiro verde para finalizar.
Fica uma delícia e uma bela opção para a Sexta-Feira Santa ou simplesmente para o dia a dia.
3º. Com maisena
autor: CARLÃO FERNANDES
Essa receita é bem interessante com um truque no uso da maisena. Feito com tainha, um peixe típico do sul do Brasil. É bem simples, tempere o peixe com sal, siga as dicas para cozinhar essa receita. Aquela receita para quem quer agilidade no preparo e não precisa tomar muitos cuidados para acertar a fritura. Ainda finaliza com um belo pirão com o resto do peixe. Sirva em seguida!
4º. Com farinha de mandioca
autor: MUNDO DAS PRINCESAS
Essa receita é bem simples de cozinhar em casa e empanará apenas com farinha de mandioca. O peixe fica com uma camadinha fina, mas bem distribuída. É uma forma rápida e fácil de preparar.
O ideal é usar filés ou postas finas para deixar bem crocante e não queimar. Coloque limão, alho, sal e pimenta para temperar. Esta receita de peixe frito para degustar é uma das melhores.
Como fritar: Em uma frigideira, coloque o óleo bem quente e frite sem deixar queimar. Aproveite e faça batata frita como acompanhamento. Retire o excesso do óleo, sirva e aproveite!
5º. Com farinha de trigo
autor: Cueca Cook
Esse é um empanado muito diferente e bem interessante. É um molhado apenas com trigo e deixa uma camada bem homogênea e bonita. Quase um bolinho de chuva com peixe.
É possível usar com qualquer tipo de peixe e fica muito suculento. É uma receita que com certeza comeu muito na infância. Não forma muita casca, mas a humidade e suculência do peixe compensam e valem o teste.
6º. Sem farinha
autor: CULINÁRIA MUNDIAL
Como já vimos, existem diversas maneiras e empanar o peixe e deixa-lo sequinho e delicioso. Mas, essas não são as únicas maneiras de preparar, a receita de peixe frito sem farinha é igualmente deliciosa e, com certeza, uma opção a mais para variar o cardápio.
Saiba como fazer e surpreenda aquela vizinha que ainda não conhece essa receitinha!
Muito simples para preparar e fica muito gostoso. Assim como aves, carnes, frite em óleo aquecido, eles devem ser sequinhos e suculentos ao mesmo tempo. Use filé de tilápia ou outro peixe de sua preferência. Use o filé ou use ele inteiro que também dá certo.
7º. Bolinho
autor: Cozinhando com a Ly
Você não pode deixar de experimentar esse petisco. Fica super crocante, sequinho e é realmente muito saboroso. Além disso, fica tão bonito que parece até que foi feito em um restaurante chic.
Excelente opção para fazer uma social e tirar aquela bebida gelada que está esperando uma ocasião especial.
Aqui, você precisa de trigo e fubá. Assista o vídeo e saiba tudo sobre o preparo.
8º. Inteiro
autor: Pedrina
Não sei o que você achou, mas eu posso te afirmar que fiquei com água na boca a primeira vez que vi e não perdi tempo. Experimentei e aprovei, pois é muito gostosa e tão prática que não dá nem tempo de cansar.
Tempere o peixe com os temperos de sua preferência. Depois que estiver pronto, use papel toalha e mantenha sequinho. Você pode colocar essa receita na sua lista de preferidas.
9º. Em posta
autor: Dicas Ka Sandra
Aprenda de maneira bem simples a preparar em posta, sem queimar o óleo e com um resultado incrível.
Separei esse vídeo para vocês, pois tem várias dicas e segredos para que faça sempre o melhor peixe de sua vida. Acompanhe e aproveite!
10º. Com pouco óleo
autor: Dyne e Zinha Culinária Terapia
Agora você vai conferir uma alternativa que precisa estar no topo das melhores. Todas as frituras, normalmente, pedem o uso de muito óleo, não é mesmo? Mas, que tal aprender uma versão que nem precisa de tanto?
Essa gasta pouco óleo e o peixe fica no ponto ideal, suculento por dentro e sequinho por fora. Realmente irresistível!
11º. No azeite
autor: Isa fazendo arte com retalhos
Engana-se quem pensa que o peixe no azeite não dá certo. E o melhor dessa opção é que foi feito com apenas 1 colher de azeite. É prática, econômica e um sucesso garantido.
Excelente opção para seu almoço, que vai deixar sua casa com um cheiro incrível na hora de fritar.
Veja também essa seleção de receita de peixe assado simples, salmão, moqueca de peixe simples, e sardinha na panela de pressão.
Fazer uma boa receita tem seus segredos. Nossa favorita vai deixar seu filé, isca ou posta muito crocantes. É um espetáculo.
Deixamos outras opções que são bem diferenciadas e fácies. Agora basta escolher a que mais lhe agrada e ter uma bela refeição com a família e amigos. Já sabe como preparar peixe crocante.
Qualquer dúvida deixe nos comentários que iremos responder. Mas antes, veja mais informações relevantes desse prato sensacional.
Molho para comer junto?
Esses são nossos 3 molhos favoritos para acompanhar, ficam deliciosos.
Molho Tártaro
- 360ml de creme de leite
- 2 colheres de sopa de picles picados
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher de sopa de mostarda
- 2 colheres de sopa de cebolinha
- 4 colheres de sopa de cebola picadinha
- 1/2 colher de chá de sal
- Misture tudo muito bem e pronto
Molho Rose (com maionese)
- 1 xícara (chá) de maionese
- 2 colheres (sopa) de Ketchup
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- Suco de 1 limão
- Misture tudo muito bem e está pronto
Molho de alcaparras
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- Suco de 1 limão
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- Pimenta do reino a gosto
- Misture tudo e o molho está pronto
Acompanhamento para a Receita
Existem alguns ótimos acompanhamentos, entre eles estão:
- Arroz branco, feijão verde e vinagrete.
- Açaí
- Salada de batata
- Farofa de Banana
- Arroz com Brócolis
- Batata Sauté e Batata rustica
- Purê de Batatas
- Legumes Refogados
Saladas para acompanhar
Essa saladinha é sensacional para acompanhar sua receita
- Folhas de alface
- Folhas de rúcula
- 1/2 cenoura
- 1 tomate
- 1 manga
- 1/2 cebola roxa
- Coentro a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite de oliva
Pique todos os ingredientes menos as folhas. Misture bem e sirva.
Confira algumas dicas para você fazer sempre o melhor peixe frito:
Como Fazer peixe para fritar e ficar sequinho e crocante?
O segredo está na temperatura do óleo. Ele precisa estar bem quente para esse tipo de receita não ficar encharcado e mole.
Deixe bem quente e quanto mais fino for seu filé ou posta melhor para controlar o resultado. Postas muito grandes terão que ficar mais tempo na fritura o que obrigará a usar uma temperatura menos para não queimar.
De preferência para rosca como última camada, ela é perfeita.
Seu preparo ficará perfeito controlando esses pontos.
Como temperar peixe para fritar?
O melhor tempero para os peixes fritos são limão, sal e pimenta. Espalhe bem sobre seus filés e deixe descansar de 10 a 20 minutos. Quanto mais tempo marinando melhor para o sabor.
A farinha para empanar deve ser temperada, é aqui que acontece a mágica. Coloque sal a gosto e temperar com ervas desidratadas como cebolinhas, salsinha, manjericão e o que mais desejar. É uma boa pedida usar queijo parmesão para dar aquele acréscimo de sabor.
Feito na airfryer – fritadeira elétrica?
Para a Airfryer, basta seguir as instruções do começo da página e na hora de colocar na airfryer, borrife um pouco de azeite nos dois lados. Assim ele ficará muito próximo ao tradicional, isso faz toda a diferença para notar o ponto certo do peixe e apresentar uma receita dourada e não branca como ficam as frituras empanadas na fritadeira elétrica sem esse tratamento.
Frite por aproximadamente 10 minutos a 200º. Veja diversas receitas para airfryer aqui.
Quantas calorias tem o peixe, engorda?
100g de tem 154 kcal. Não é muito, mas sabemos que não comeremos apenas um filé. Logo é preciso conferir o volume total consumido.
Fonte: fatsecrets