Peixe é sempre um diferencial para aqueles que querem variar o cardápio e ir além de pratos com carnes.
Essa fonte de proteína e explosão de sabores não pode ficar de fora da sua lista de refeições da semana, por essa razão confira a Receita de Filé de Peixe Cozido e surpreenda sua família. E depois dessa incrível receita, você pode ver mais outras versões deliciosas.
Receita de Peixe Cozido Simples: saiba como fazer
- 500g de Peixe tambaqui
- 1 Fio de óleo ou azeite
- 1 Cebola
- 3 dentes de alho
- 1 Pimentão
- 1Tomate
- Colorau, sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto
Modo de preparo
- Em um recipiente coloque os filés de peixe, tempere com limão e sal e deixe descansando;
- Pique a cebola, pimentão, tomate em cubos e amasse o alho;
- Em uma frigideira, coloque o azeite, acrescente os picados, exceto o tomate, e refogue, mexendo bem;
- Quando estiver tudo frito, coloque o colorau, mexa e adicione o tomate;
- Por cima do tomate, coloque os filés;
- Acrescente 1 copo de água, tampe e deixe cozinhando por 10 minutos.
- Finalize com cebolinha verde e sirva!
- Durante o cozimento, com um garfo, vire o peixe do lado oposto, assim ele irá cozinhar por completo.
2º. Com camarão
autor: Komida de Kasa
Peixes e frutos do mar são sempre excelente combinação! E seguindo o passo a passo não há como dar errado.
Essa receita é especial e vai te conquistar, principalmente porque nela vai azeite de dendê e muito tempero, assim como cebola, alho, pimentão, tomate e leite de coco que dar aquela realçada no sabor que só quem experimenta saberá. Pois, não há nada tão delicioso que dê para comparar a essa irresistível versão.
Lembre-se que o camarão não deve ser cozinhado por mais de 2 minutos.
3º. Com shoyu
autor: Família Mazegohan
Sabe aquele peixe que desmancha na boca? É esse! Se está querendo maciez e suculência acompanhe esse passo a passo.
Essa versão é realmente diferenciada e surpreendentemente saborosa. Ao prepará-la, antes de acrescentar o shoyo, primeiro é preciso temperar os filés com sal, pimenta e limão. Depois, é só passar na farinha de trigo e levar para cozinhar na manteiga. Feito isso, basta adicionar duas colheres de sopa de molho mirim, shoyo e uma colher e meia de limão.
Quando o molho estiver espesso, é hora de desligar o fogo e servir à vontade! Pode apostar nessa delícia sem medo.
4º. Ao vinho branco
autor: Menu do Casal
Já é de conhecimento de todos que vinho e peixe nasceram um para o outro, né? Então, por que não cozinhar o filé de peixe com vinho branco? Já consegue imaginar o sabor?
O mais interessante é que esta receita é simples e muito prática. Com certeza, vai te conquistar, principalmente se for você que vai cozinhar. Pois, basta temperar os filés com sal, pimenta e limão; colocar em uma assadeira com azeite, água e levar ao forno.
O molho é totalmente a base de vinho, manteiga e cheiro verde. Viu como é sem segredos? Você ainda pode servir com batata inglesa cozida ou assada.
5º. Ensopado com leite de coco
autor: Império das Receitas
E se você é dos que não dispensam sopas e caldos, esse ensopado é feito pensado especialmente em você.
O leite de coco já é um ingrediente tradicional no preparo de peixes, pois ele garante cremosidade e uma verdadeira magia culinária Ainda mais se unido ao tomate, pimentão, alho, cebola e pimenta. Não tem como ficar ruim. Basta deixar tudo isso fritando junto do peixe e, por fim, acrescentar o leite de coco.
Para engrossar esse caldo, há um truque, que é a farinha de mandioca! E se não for fã de leite de coco, aposte no creme de leite.
6º. Com molho de laranja, alcaparras e mostarda
autor: Cozinha Prática e Saudável com Juliana Pedroso
E se está procurando um peixe fora do tradicional, está aqui a receita que procurava.
Para tirar o gosto do peixe, deixe-o mergulhado no sal grosso por alguns minutinhos. Feito isso, separe o suco de duas laranjas, alcaparras, mostarda, cebola, pimenta de cheiro e sal.
Em uma panela acrescente os ingredientes e deixe o peixe marinando por 1 hora para absorver bem o sabor da laranja e dar uma pré-cozida com a acidez da fruta. Depois, é só ligar o fogo e deixar o caldo engrossar.
Depois que experimentarem essa maravilha, ninguém vai querer saber de outras receitas e vão esquecer que doces e sobremesas existem.
Comidas boas como essa garante todos os direitos reservados de degustação agradável, quando o assunto é experimentar sabores novos e deliciosos.
7º. Na panela de pressão
autor: Aprendendo com Leni
Se está à procura de uma comida rápida, esse peixe fica pronto em 15 minutos! E acredite, é super saboroso, apesar de ser um cozido simples.
Com azeite, alho, cebola, pimentão, orégano, tempero baiano, tomate e sal a gosto, por fim, o peixe, limão e 1 copo de água fica fácil fazer peixe cozido.
Essa é uma das receitas mais práticas que você já viu. Ideal para o dia a dia.
8º. Pirão
autor: Temperando & Saboreando
Nesta versão é preciso refogar o peixe no alho e cebolinha com sal. Acrescentar o tomate e temperos que da sua preferência.
A diferença desse preparo é que é uma sopa grossa e imensamente saborosa. Apesar do cozimento do peixe, a carne do filé é separada dos demais ingredientes, e, portanto, é aproveitado apenas o caldo para se unir a farinha.
Esse prato bem brasileiro, de origem indígena, vai conquistar seus convidados em dias mais frescos e frios.
9º. Agridoce com abacaxi
autor: Pretinhas Receitas
Já pensou em colocar abacaxi no preparo do seu peixe cozido? Pode apostar nessa versão, pois, ficará um verdadeiro sucesso.
Se você é daquelas que ama inovar, essa é a versão perfeita. O mais interessante é que o preparo é simples e não foge muito do tradicional. Pois, a única diferença das demais receitas, é que nessa o abacaxi pode ser adicionado ao final, quando o molho já está encorpado e bem temperado. Feito isso, seu peixe agridoce estará pronto para servir.
Gostou dessas versões incríveis? Então aproveite para cozinhá-las e saborear na privacidade e conforto da sua casa, na companhia de quem você mais ama.